CBIE 2024

XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024)

Coordenadores de Programa do WIE 2024

Profa. Dra. Juliana Cristina Braga (UFABC) | Lattes | juliana.braga@ufabc.edu.br

Prof. Dr. Leônidas de Oliveira Brandão (USP) | Lattesleo@ime.usp.br

Coordenadores Gerais de Programa do CBIE 2024

Prof. Dr. Clodis Boscarioli – Unioeste | Lattes | boscarioli@unioeste.br

Prof. Dr. Rafael Dias Araújo – UFU | Lattes | rafael.araujo@ufu.br

Datas Importantes

20/06/2024 (era 06/06/2024): Data limite para submissão de trabalhos completos, na qual será avaliada a possibilidade de uma única prorrogação.

Nova data em solidariedade às pessoas autoras que vivem no Rio Grande do Sul. 

09/08/2024: Notificação de aceitação de trabalhos

19/08/2024: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos

26/08/2024: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS 

Apresentação e objetivos

O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais com as tecnologias digitais em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de tecnologias digitais em ambiente educacional. O WIE diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e, até o ano 2010, era um evento satélite da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE e está classificado como A4 no quadriênio 2017-2020.

As submissões de Artigos Completos e dos Artigos Resumidos para o WIE 2024 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir: 

Trilha 1: Relatos de experiências com Tecnologias Digitais na Educação

Coordenação:
Isabel Dillmann Nunes (UFRN) | Lattesbel@imd.ufrn.br
Luma da Rocha Seixas (UFBA) | Lattes | seixas.luma@ufba.br 

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por tecnologias digitais;
  • Ensino e aprendizagem mediados por computador;
  • Integração das tecnologias digitais no Currículo;
  • Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet;
  • Experiências com dispositivos móveis na escola;
  • Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares;
  • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias;
  • Experiências com redes sociais, Web 2.0 e comunidades virtuais de aprendizagem;
  • Experiências tecnológicas associadas ao movimento “maker”;
  • Experiências educacionais envolvendo “software” livre.
Trilha 2: Relatos de experiências envolvendo Pensamento Computacional ou Programação nos Ensino Fundamental ou Médio

Coordenação:
Andreza Bastos Mourao (UEA) | Lattes | amourao@uea.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Experiências no âmbito da Competência 5 da BNCC: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica;
  • Experiências envolvendo o paradigma da programação visual no Ensino Fundamental ou Médio;
  • Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa ou pensamento computacional no Ensino Fundamental;
  • Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa ou pensamento computacional no Ensino Médio;
  • Experiências e práticas com computação desconectada ou com uso reduzido de tecnologia;
  • Experiências ou projetos para implementar a computação integrada à BNCC;
  • Experiências envolvendo programação em linguagem natural na escola, academia e noutros espaços.
Trilha 3: Formação de recursos humanos com Tecnologias Digitais na Educação e seu impacto na sociedade

Coordenação:
Deller James Ferreira (UFG) | Lattes | deller@inf.ufg.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Perspectivas teóricas e estratégias pedagógicas sobre a formação de educadores para a compreensão, o uso ou criação das tecnologias digitais;
  • Novos cenários para a formação inicial, continuada ou para o desenvolvimento profissional docente visando a educação digital;
  • Experiências com o uso das tecnologias digitais e novas abordagens para a formação de educadores;
  • Redes sociais e comunidades Web na formação de educadores;
  • Alfabetização digital e desenvolvimento profissional docente;
  • Tecnologias e plataformas de apoio à formação  docente;
  • Ambientes “gamificados” para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Tecnologias móveis para a aprendizagem na formação docente;
  • Políticas públicas para a Informática na Educação;
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a Informática na Educação;
  • Aprendizagem eletrônica, híbrida ou móvel e o respectivo impacto na sociedade;
  • Informática na Educação Especial;
  • Inclusão digital;
  • Redes sociais, sociedade e cultura digital na educação;
  • “Software” livre na Educação;
  • Novas tendências de uso das tecnologias digitais na educação.

Orientações gerais

As submissões de artigos para o WIE 2024 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será duplamente anônimo, as pessoas autoras devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Submissões em qualquer uma das trilhas devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Os trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

Ética em Pesquisa

Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário. Para salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é importante que os artigos informem os cuidados éticos. Espera-se também que os trabalhos estejam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). Também é desejável, caso possível, que seja informado o número de aprovação no Comitê de Ética (institucional ou nacional) na versão final e indicação da existência deste número na versão de submissão (mas suprimido, para preservar o anonimato na revisão). 

Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.

Tipos de submissão, limite de páginas e regras gerais

As submissões para o WIE podem ser feitas em duas categorias:

  • Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas; 
  • Os artigos resumidos deverão ter entre 04 (quatro) e 05 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas.

Além disso, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas: 

  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico; 
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados; 
  • No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação dos autores e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação dos autores, como nomes de projetos e links. Os artigos que possuírem identificação dos autores serão imediatamente rejeitados; 
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – exemplo como citações a outros trabalhos dos autores); 
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou Anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice  
  • São aceitos trabalhos escritos nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol; 
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WIE. O processo de avaliação é duplamente anonimizada, ou seja, os artigos devem ser avaliados sem identificação dos autores e instituições, e os autores também não devem ter acesso aos nomes dos avaliadores de seu artigo. Os trabalhos serão analisados por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.

Sugerimos às pessoas autoras que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e, para aquelas ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos: 

  • INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa; 
  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada; 
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos; 
  • CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho; 
  • REFERÊNCIAS: lista das publicações citadas no trabalho. 

IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção “datas importantes”. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.

Anonimização

No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação das pessoas autoras e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação de autoria. A seguir, algumas sugestões para o processo de anonimização:

  • As citações a trabalhos relacionados devem aparecer em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever “o trabalho anterior de Silva et al.” em oposição ao “em nosso trabalho anterior”. Deve-se também evitar a ocorrência de termos que possam identificar autoria, por exemplo, “nós”, “nosso”, “financiamento”, “Universidade”, “github” etc.;
  • O artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação das pessoas autoras. A disponibilização de artefatos da pesquisa deve ser feita de forma anônima. Para anonimizar repositórios hospedados na plataforma GitHub, sugere-se o uso do serviço anonymous (https://anonymous.4open.science/);
  • Se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho. Por exemplo, “baseado no trabalho de Silva et al.” pode ser substituído para “baseado em nosso trabalho anterior [Ref]” e a referência pode ser apresentada como “[Ref] referência omitida devido à revisão anônima” na seção de referências bibliográficas.

Política de Ciência Aberta

O WIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf

Código de Conduta da SBC e uso de IA Generativa

A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:

III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.

O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta

Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação

Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:

  1. Originalidade: Originalidade do tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoras.
  2. Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
  3. Adequação do método científico: O trabalho foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? As pessoas autoras discutem claramente o método científico e sua escolha em relação a outras alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
  4. Aderência ao evento e aos tópicos da trilha: O artigo se encaixa ao WIE? O artigo se encaixa nos temas da trilha? 
  5. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: É fácil de ler e entender? O uso da norma culta da língua portuguesa está correto? O artigo está bem estruturado? O texto está bem encadeado? A formatação está adequada segundo o modelo da SBC? O tamanho do artigo corresponde à chamada? As referências estão completas e segundo as normas?
  6. Referências a trabalhos similares: O artigo realiza uma análise coerente de trabalhos similares? Posiciona sua contribuição frente a estes trabalhos? As referências são atuais e relevantes?

Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.

Para viabilizar a participação no evento, a organização do CBIE 2024 poderá emitir declaração.

O artigo completo e resumido que forem aprovados serão publicados nos Anais do WIE, no Portal de Publicações e Conteúdo Digital da SBC (SBC Open Lib – SOL), desde que: 

  1. Pelo menos uma das pessoas autoras efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, seguindo as regras de inscrição. Esta inscrição vale para todas as publicações da pessoa inscrita (mesma autoria).
  2. Seja paga uma taxa de publicação por cada artigo aceito;
  3. As pessoas autoras incluam na versão final seus dados (nomes, afiliações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos das pessoas autoras), bem como com as correções sugeridas pelos avaliadores.
  4. Participe da sessão técnica para apresentação presencial do trabalho. 
  5. Envio do termo de autorização para publicação.

Publicação de Trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC. Os artigos completos e resumidos serão publicados na série Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), ISSN 2316-6541, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wie. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Apresentação dos trabalhos

Os artigos completos deverão ser apresentados por um dos autores em sessões técnicas.

Os artigos resumidos deverão ser apresentados por um dos autores em formato de pôster.

Maiores detalhes sobre data, horário, tempo de apresentação e formato do pôster serão divulgados após a publicação da lista de trabalhos aprovados.

Termo de Autorização da Obra

As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO 

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