As Jornadas de Atualização em Informática na Educação (JAIE) constituem um momento de atualização científica e tecnológica para a comunidade de Informática na Educação (IE) do Brasil. As Jornadas são formadas por um conjunto de minicursos que focam em temas relacionados à área de IE, para a proposta dos quais estimulamos a participação de pesquisadores das áreas de Computação, Educação, Psicologia e afins.
Os temas dos minicursos devem ser atuais e direcionados à divulgação de ferramentas, técnicas, métodos e processos considerados importantes à evolução acadêmica ou profissional da IE. Considerando que muitos estudantes não teriam oportunidade de acessar tal formação por meio de cursos em suas instituições de origem, o minicurso deve refletir uma visão ampla da pesquisa na área, aprofundando-se em alguns de seus aspectos. Serão aceitas propostas que sintetizem o estado da arte ou da técnica e que ajudem a evoluir a área, mas destacamos que não deverão ser aceitos trabalhos de divulgação de resultados circunstanciais de teses, dissertações, projetos de pesquisa ou manuais de sistemas, entre outros.
Os trabalhos submetidos devem evidenciar como áreas específicas da Informática podem contribuir para a solução de problemas da Educação. Os textos submetidos devem apresentar uma visão geral e formativa da área escolhida e indicar exemplos práticos de aplicações da Informática na solução de problemas educacionais. Também é interessante que sejam feitas análises de possibilidades de inovação na Informática.
Os tópicos de interesse para os minicursos do JAIE 2024 incluem (mas não se restringem a):
O processo de seleção consistirá em duas fases. Na primeira fase, são selecionadas propostas de minicursos, priorizando aqueles que avancem a área da Informática na Educação em seus aspectos epistemológicos, ontológicos, metodológicos, tecnológicos ou de outra maneira que o autor entender poder contribuir. Na segunda fase, será avaliada a versão completa do texto final que será publicado no livro da Jornada e utilizado como material norteador da mesma durante o evento, conforme indicado no infográfico a seguir.
Na primeira fase, a seleção inicial das propostas será realizada com base em um processo classificatório, com avaliação e discussão das propostas pela Comissão de Avaliação. Os critérios de seleção incluirão:
FASE 1: Proposta
Docentes, pesquisadores e profissionais interessados devem submeter suas propostas pelo sistema JEMS da SBC até a data limite conforme o calendário. Cada proposta de minicurso poderá ter até 3 autores, estar contida em um único arquivo em formato PDF e estar de acordo com a estrutura a seguir, caso contrário será rejeitada sem ser analisada.
Os textos dos minicursos da JAIE devem apresentar material atualizado e de forte relevância na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, de forma didática e introdutória, e que, ao mesmo tempo, tenham potencial para despertar o interesse de acadêmicos e empreendedores. Como resultado, cursos de graduação e pós-graduação em Informática na Educação poderão usufruir de um livro texto de referência para auxiliar alunos e professores a cobrir os tópicos mais relevantes da área, facilitando a disseminação do conhecimento e a consolidação das pesquisas em Informática aplicada à Educação.
FASE 2: Texto do capítulo de livro
Os autores das propostas selecionadas para a segunda fase deverão preparar um texto de 15 a 25 páginas que será utilizado como material didático do seu minicurso e será incluído como um capítulo do livro a ser publicado.
Os autores deverão entregar os textos a serem incluídos no livro até a data estabelecida no cronograma do evento. Esse texto será revisto por pelo menos três integrantes do Comitê Editorial a ser formado após a seleção em função das áreas cobertas; destaca-se que a aprovação do texto por estes revisores é uma condição para que o curso seja incluído no programa final da JAIE.
A revisão das propostas levará os seguintes critérios em consideração:
FASE 3: Formato do texto final (capítulo do livro a ser publicado)
Os textos finais serão aceitos somente se estiverem no formato de capítulo de livro da SBC. Os autores deverão incluir todo o material necessário para que a Editora que publicará o livro possa gerar a versão final.
Os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar os textos finais até a data limite estabelecida no cronograma. Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento cedendo os direitos autorais à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento das revisões solicitadas acarretará exclusão da proposta do programa das JAIE. Autores de Minicursos aceitos devem informar:
Todos os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção datas importantes. Os minicursos serão publicados no formato de e-book. A publicação dos capítulos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado. O novo volume da Jornada de Atualização em Informática na Educação será publicado na página dos Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação (ISSN: 23167734) na SBC Open Library.
O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo desta obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
Ao submeterem trabalhos ao JAIE, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta.
Damos especial ênfase às diretrizes atualizadas sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa na elaboração de textos de pesquisa. É mandatório que os autores declarem explicitamente qualquer emprego de ferramentas de IA Generativa, seja na fase de elaboração inicial ou nas revisões de seus trabalhos. Importante, essa declaração deve incluir não apenas a menção ao uso dessas ferramentas, mas também uma descrição de como foram aplicadas no processo de pesquisa ou escrita. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o conteúdo do artigo. Portanto, sugerimos que, ao final do processo de elaboração, os autores incluam uma declaração confirmando que a versão final do texto foi integralmente revisada por todos os autores, os quais se declaram responsáveis pelo conteúdo apresentado. Essa informação deve constar em seções apropriadas do manuscrito, como Agradecimentos, Metodologia, ou em uma seção exclusiva dedicada à explicação detalhada das ferramentas de IA utilizadas e sua aplicação.
Dr. Felipe Carvalho (PPGE/UNESA)
Lattes | felipesilvaponte@gmail.com
Dra. Lucia Maria Martins Giraffa – PUCRS
Lattes | giraffa@pucrs.br
Dra. Milene Selbach Silveira – PUCRS
Lattes | milene.silveira@pucrs.br
Prof. Dr. Clodis Boscarioli (Unioeste)
Lattes | boscarioli@unioeste.br
Prof. Dr. Rafael Dias Araújo (UFU)
Lattes | rafael.araujo@ufu.br
24/06/2024 (era 10/06/2024): Data limite para submissão de trabalho – Fase 1
Nova data em solidariedade às pessoas autoras que vivem no Rio Grande do Sul.
15/07/2024: Notificação de aceitação das proposta de minicursos – Fase 1
26/08/2024: Data limite para envio do texto do minicurso – Fase 2
16/09/2024: Notificação de aceitação dos minicursos – Fase 2
23/09/2024: Data limite para envio da versão final – Fase 3
30/09/2024: Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS