O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente, o SBIE é classificado como um evento Qualis A3. Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e, desde então, tem sido realizado anualmente. A partir de 2012, passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.
O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação. Podem ser submetidos artigos completos ou em andamento nos idiomas português, inglês ou espanhol em uma das trilhas a seguir.
Trilha 1: Metodologias e Tecnologias Digitais para a Educação
Coordenação:
Fabiana Zaffalon (IFSul)
Lattes | fabianaferreira@ifsul.edu.br
Tiago Primo (UFPel)
Lattes | tiago.primo@inf.ufpel.edu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 2: Gamificação, Jogos Digitais, Robótica e Tecnologias Imersivas na Educação
Coordenação:
Luiz Rodrigues (NEES/UFAL)
Lattes | luiz.rodrigues@nees.ufal.br
Marcela Pessoa (UEA)
Lattes | msppessoa@uea.edu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 3: Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação
Coordenação:
Anna Beatriz Marques (UFC)
Lattes | beatriz.marques@ufc.br
Natasha Valentim (UFPR)
Lattes | natasha@inf.ufpr.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 4: Inteligência Artificial na Educação
Coordenação:
Gabriel Alves (UFRPE)
Lattes | gabriel.alves@ufrpe.br
Jéssica Figueiredo (UERN)
Lattes | jessicaneiva@uern.br
São bem vindos artigos que utilizem/apliquem inteligência e/ou adaptação para apoiar a educação. Desta forma, esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 5: Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação
Coordenação:
Pedro Henrique Valle (Universidade de São Paulo (IME/USP)
Lattes | pedrohenriquevalle@usp.br
Williamson Silva (UNIPAMPA)
Lattes | williamsonsilva@unipampa.edu.br
Esta trilha é fruto da convergência entre duas áreas: a Educação em Computação e a Informática na Educação. Recomenda-se fortemente a leitura do artigo “Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais”, disponível neste link.
Nesta trilha, priorizam-se os trabalhos que se situam na fronteira da Informática na Educação com a Educação em Computação. Esta trilha inclui a discussão, uso, aplicação, adoção de:
Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica. Recomendamos observar com atenção os procedimentos metodológicos. Para isso, sugerimos a leitura dos livros de metodologia editados por nossa comunidade e disponíveis em metodologia.
Ética em Pesquisa
Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário. Para salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é importante que os artigos informem os cuidados éticos. Espera-se também que os trabalhos estejam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). Também é desejável, caso possível, que seja informado o número de aprovação no Comitê de Ética (institucional ou nacional) na versão final e indicação da existência deste número na versão de submissão (mas suprimido, para preservar o anonimato na revisão).
Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
Modelo de submissão e limite de páginas
As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, através do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:
Anonimização
No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação das pessoas autoras e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação de autoria. A seguir, algumas sugestões para o processo de anonimização:
Política de Ciência Aberta
O SBIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf .
Código de Conduta da SBC e uso de IA Generativa
A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:
III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.
O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta.
Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:
Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.
Para viabilizar a participação no evento, a organização do CBIE 2024 poderá emitir declaração.
O artigo aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:
Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC. Os artigos completos e em andamento (work in progress) serão publicados na série Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), ISSN 2316-6533, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie. Todos os artigos serão indexados com DOI.
As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO.
Prof. Dr. Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano)
Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br
Profa. Dra. Laura de Oliveira Fernandes Moraes (Unirio)
Lattes | laura@uniriotec.br
Prof. Dr. Clodis Boscarioli (Unioeste)
Lattes | boscarioli@unioeste.br
Prof. Dr. Rafael Dias Araújo (UFU)
Lattes | rafael.araujo@ufu.br
27/06/2024 (era 20/06/2024): Data limite para submissão de trabalhos completos (prazo rígido). A data inicial era 06/06/2024, prorrogada em solidariedade às pessoas autoras que vivem no Rio Grande do Sul.
09/08/2024: Notificação de aceitação de trabalhos
26/08/2024 (era 19/08/2024): Data limite para envio das versões finais dos trabalhos
31/08/2024 (era 26/08/2024): Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS
15/08/2024 (era 07/08/2024): Data limite para submissão de trabalhos em andamento, na qual será avaliada a possibilidade de uma única prorrogação.
14/09/2024: Notificação de aceitação de trabalhos
23/09/2024 (era 18/09/2024): Data limite para envio das versões finais dos trabalhos
30/09/2024: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS