Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu)
Profa. Dra. Fernanda Pires – UEA | Lattes | fpires@uea.edu.br
Prof. Dr. Leandro Marques Queiros – UFPE | Lattes | lmq@cin.ufpe.br
Prof. Dr. Clodis Boscarioli – Unioeste | Lattes | boscarioli@unioeste.br
Prof. Dr. Rafael Dias Araújo – UFU | Lattes | rafael.araujo@ufu.br
10/07/2024: Data limite para submissão de trabalhos
21/08/2023: Notificação de aceitação de trabalhos
11/09/2023: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos
30/09/2024: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS
O Apps.Edu é um concurso destinado a softwares educacionais que oferecem soluções tecnológicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais. O Apps.Edu tem como propósito promover um espaço de compartilhamento de soluções digitais que possam impactar positivamente no ambiente educacional, bem como estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva na área.
Estão fora do escopo deste concurso recursos educacionais, tais como: slides, e-books, vídeos ou similares.
O Apps.Edu destina-se ao seguinte público-alvo:
Os softwares educacionais enviados podem se enquadrar em uma das seguintes categorias:
As submissões de trabalhos devem ser feitas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. Elas devem ser efetuadas até a data limite para submissão de trabalhos, seguindo o cronograma disponível no item VI. A inscrição será realizada em uma única etapa, na qual devem ser informados: autor(es), título, vinculação (instituição acadêmica e/ou de pesquisa, nome da startup e/ou empresa etc.), resumo do trabalho (white paper); e submetidos 3 arquivos obrigatórios, relacionados a seguir:
a) Apresentação do software
Deve ser enviado um arquivo de apresentação do software, em formato white paper, que fará parte do catálogo de software do Apps.Edu a ser anexado aos Anais do CBIE 2024. O arquivo deve ser enviado no formato PDF. O modelo é de livre escolha dos autores, podendo seguir a identidade visual do software apresentado. O texto de apresentação deve conter o máximo de 3 (três) páginas.
Recomenda-se que o texto contenha os seguintes tópicos:
b) Link para vídeo demonstrativo do software
Deve ser enviado um arquivo texto contendo o link do vídeo demonstrativo do protótipo ou produto. Este pode ser disponibilizado em plataformas como YouTube e Vimeo em modo não listado, ou ainda, em plataformas de compartilhamento como Google Drive e OneDrive, desde que sem restrição de acesso. O vídeo deverá apresentar o software em no máximo 3 minutos. Os vídeos serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao Concurso Apps.Edu – CBIE 2024.
c) Instruções de utilização do software
Deve ser submetido um arquivo contendo os detalhes de requisitos, acesso, e o processo de instalação e utilização do software. Caso o software esteja disponível para acesso na Internet, deverá conter a URL de acesso ao sistema e demais informações necessárias, tais como, usuário e senha para autenticação. O arquivo será usado para avaliação do software na primeira etapa e caso as instruções não permitam o acesso e a utilização do software, o trabalho será desclassificado.
Observações importantes para a submissão e classificação:
O concurso consiste em 3 etapas, a primeira classificatória, a segunda será a mostra e avaliação dos softwares e a terceira será a banca final.
Após a submissão dos trabalhos, a comissão organizadora avaliará os softwares com base nos seguintes critérios:
Caso o trabalho não atenda um ou mais critérios elencados acima, será desclassificado e não poderá ser apresentado no Evento.
Os softwares aceitos para participação no Apps.Edu deverão ser apresentados por pelo menos 1 (um) membro das respectivas equipes de autores em um espaço de visitação que será disponibilizado pelo evento. Neste ambiente, as equipes receberão visitas de participantes do CBIE 2024 bem como dos avaliadores do Apps.Edu.
Durante a exposição, sugere-se que as equipes destaquem as seguintes características de seu trabalho:
Cada equipe é responsável por providenciar o(s) dispositivo(s) para que os softwares sejam apresentados durante o evento.
Após a Etapa 2, serão selecionados os softwares que serão apresentados para uma banca de jurados na etapa final do concurso, onde serão eleitos os premiados. O número de trabalhos que irão para a Etapa 3 será definido baseado no número de classificados na Etapa 2.
Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais Estendidos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, na SBC Open Library. Todos os white papers serão indexados com DOI.
O trabalho aprovado será publicado nos anais do evento, desde que:
As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO