O Instituto Benjamin Constant é uma instituição federal especializada na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão. Além da educação formal, o IBC promove a reinserção social das pessoas que perderam ou estão em processo irreversível de perda da visão.
Tornou-se também um centro de pesquisas médicas no campo da oftalmologia, possuindo um dos programas de residência médica mais respeitados do País. Como centro de referência nesta área, a instituição também atua na formação especializada na educação de pessoas com deficiência visual e assessora instituições públicas e privadas no atendimento às necessidades desse público.
Da Imprensa Braille saem os livros e revistas editados e impressos em braille e em tinta ampliada para pessoas cegas e com baixa visão do Brasil e de outros países de língua portuguesa. Já a Biblioteca José Álvares de Azevedo disponibiliza um farto acervo eletrônico de publicações científicas na área, sem falar nos materiais didáticos especializados desenvolvidos e produzidos no IBC, distribuídos para escolas públicas de todo o território nacional.
Você tem interesse em conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo IBC? Teremos o maior prazer em receber instituições públicas e privadas, alunos e a sociedade em geral.