Clifton Clunie es Profesor Titular en la Universidad Tecnológica de Panamá- (UTP), licenciado en Ingeniería de Sistemas Computacionales Universidad de Panamá, Maestría y Doctorado en Ingeniería de Sistemas y Computación en la Universidad Federal de Rio de Janeiro – Brasil, Postgrado de Especialización en Docencia Superior y en Entornos Virtuales de Aprendizajes en la Universidad de Panamá, Estudios Doctorales en Tecnología Educativa en la Universidad de Ihleas Baleares – España. Actualmente es Director del Centro de Investigación en Tecnología de la Información y la Comunicación – CIDITIC.
Dr. Baker researches how students use and learn from educational games, intelligent tutors, and other kinds of educational software. Drawing on the fields of learning analytics and learning engineering, he develops methods for mining the data that come out of the interactions between students and educational software. He then uses this information to improve our understanding of how students respond to educational software, and how these responses influence their learning. Prior to joining Penn GSE, Dr. Baker was an associate professor in the Department of Human Development at Teachers College, Columbia University. He has been teaching the “Big Data and Education” MOOC for over a decade, with total enrollment of more than 100,000 students. He has served as founding president of the International Educational Data Mining Society, where he currently serves on the board of directors. He has been co-author on over a dozen award-winning papers and received the Educational Research Award from the Council of Scientific Society Presidents.
Cristina Delou é psicóloga, Dra. em Educação, Professora Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Professora Colaboradora do PPG em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq (2016-2023), Membro Titular da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi/MEC (2023-2024), Presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD (2023-2024).
Claudia Lage Rebello da Motta é analista de sistemas no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). Foi Coordenadora do NCE (2009-2011) e Diretora do Instituto Tércio Pacitti (2011-2015). Atualmente, integra o Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ), com foco em Informática, Educação e Sociedade, além de Sistemas Complexos Adaptativos. Graduada em Informática pela UFRJ (1984), possui mestrado em Inteligência Artificial (1989) e doutorado em Engenharia de Software (1999), ambos pela COPPE/UFRJ. Claudia é co-fundadora do SuPyGirls, projeto que promove o empoderamento feminino na tecnologia. Começou a frequentar o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) no XII SBIE (2001) e, desde então, participa ativamente da Comissão Especial de Informática na Educação. Teve papel ativo na Sociedade Brasileira de Computação, onde foi Coordenadora Geral do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (2003), Vice-Coordenadora da CEIE (2004) e Coordenadora Geral do primeiro Congresso Brasileiro de Informática na Educação (2012). Fez parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (2007-2008) e, entre 2013 e 2019, atuou como Diretora de Planejamento e Projetos Estratégicos, contribuindo para a criação da Chancela da SBC, do Selo de Inovação e do Prêmio Tércio Pacitti, que reconhece inovações na Educação em Computação. Atualmente, é Diretora de Educação na gestão 2023-2025 da SBC.
Evandro de Barros Costa é professor titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotado no seu Instituto de Computação (IC), tendo sido seu Diretor, em dois mandatos, de 2006 a 2014, assim como foi coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IC, no período de 1999 a 2005. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Ciência da Computação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, todos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (IA), aplicada em domínios variados, incluindo especialmente o domínio de educação, no qual atua desde a época do seu doutorado, concluído em 1997. Após o doutorado, tem atuado como revisor de Periódicos e passou a ser convidado e participado de comitês de programa de conferências nacionais, a exemplo do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e internacionais, incluindo o Intelligent Tutoring Systems (ITS) e Artificial Intelligence in Education (AIEd), além do AAAI, IJCAI, ECAI. Publicou vários artigos em periódicos especializados e em conferências qualificadas, notadamente sobre Inteligência Artificial em Educação. Em particular, sua atuação em Informática na Educação, em nível nacional, engajando-se na comunidade SBIE, iniciou-se com sua participação como co-autor de artigo no 4o SBIE, em 1993, seguindo-se de participações nos SBIEs de 1997 a 1999, e, especialmente, no ano 2000, foi o coordenador geral do SBIE. Após isso, participou de vários SBIEs/CBIEs, contribuindo em seus comitês de programa, ministrando minicursos, organizando workshops, sendo também palestrante convidado e co-autor de artigos. No âmbito internacional, notadamente nas conferências ITS e AIED, também organizou workshops, ministrou minicursos, foi revisor e co-autor de artigos. Já orientou 12 teses de doutorado e mais de 60 dissertações de mestrado. Foi pesquisador visitante na Universidade de Saskatchewan (Canadá), julho-agosto 2007. Tem tido parcerias com pesquisadores internacionais nos EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Rosa Vicari possui doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ciência da Computação, principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes, informática na educação e educação a distância. Coordena a Cátedra na área de TICs, da UNESCO, para a América Latina. Membro do comitê de governança da Inteligência Artificial MCTI. Atua na área de IA na educação desde 1984. Foi uma das criadoras do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE, na década de 90. Tento sua 1ª realização na UFRGS.
Osilene Cruz é Graduada em Letras – Português/ Inglês, Especialista em Atualização Pedagógica UFRJ; Mestra em Estudos Linguísticos/Estudos de Tradução UFMG e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) – PUC SP. Atualmente, é professora Adjunta de Língua Portuguesa como L1 e L2 no Instituto Nacional de Educação de Surdos INES/RJ ). Atua como professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – UFF/CMPDI e como professora visitante do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – UFF/PPGCTIN. É líder de dois grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e Grupo de Pesquisa O Passado em história: representações do INES em documentos oficiais e extraoficiais à luz da Linguística Sistêmico-Funcional.
Maria Luciene de Oliveira Lucas é Mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Graduada em Sistemas de Informação, pelo Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. É professora de Informática do Instituto Benjamin Constant (IBC), atuando no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema.
Mediador: Caue de Camargo dos Santos (IBC)
Professor EBTT e pesquisador no programa de reabilitação do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), no Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro (RJ). É doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) e mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC-AC), especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR-SP). É líder do Grupo de Pesquisa em Micropolíticas Inclusivas em Educação e Saúde (GPMES), concentrando os estudos e pesquisas nas temáticas de Educação e Arte, Filosofia da Diferença, Educação Especial e Inclusiva.