CBIE 2024

Logo CBIE 35 anos

APPS.EDU

Apresentação e escopo do concurso

O Apps.Edu é um concurso destinado a softwares educacionais que oferecem soluções tecnológicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais. O Apps.Edu tem como propósito promover um espaço de compartilhamento de soluções digitais que possam impactar positivamente no ambiente educacional, bem como estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva na área.

Estão fora do escopo deste concurso recursos educacionais, tais como: slides, e-books, vídeos ou similares.

  1. Promover um cenário de integração multidisciplinar, com diferentes atores, para o compartilhamento de soluções digitais para os desafios no campo da Educação;
  2. Possibilitar o compartilhamento de diagnósticos sobre problemas reais que afetam a educação do país;
  3. Engajar pesquisadores, educadores, estudantes e especialistas no desenvolvimento de soluções digitais para oportunidades detectadas em âmbito educacional;
  4. Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a evolução da educação;
  5. Incentivar a criação de parcerias para o desenvolvimento de soluções inovadoras, aproximando atores do cenário público e privado.

O Apps.Edu destina-se ao seguinte público-alvo:

  • Pessoas vinculadas a comunidades da educação básica, acadêmicas e/ou de pesquisa como, por exemplo: professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores e estudantes de Ensino Fundamental, Médio e/ou Técnico, Graduação e Pós-graduação de qualquer área de conhecimento;
  • Projetos de inovação e desenvolvimento vinculados a Instituições de Ensino e/ou Institutos de Ciência e Tecnologia;
  • Startups que desenvolvem produtos educacionais e estejam em fase inicial ou de tração;
  • Empresas incubadas (residentes e/ou não residentes) em incubadoras de Instituições de Ensino e/ou Institutos de Ciência e Tecnologia.

Os softwares educacionais enviados podem se enquadrar em uma das seguintes categorias:

  1. Protótipo: considera-se protótipo o software educacional em fase de concepção e desenvolvimento, tendo ou não passado por algum estudo experimental no momento da submissão. Também pertencem a essa categoria soluções desenvolvidas e que ainda não foram utilizadas de maneira sistemática e contínua em contextos educacionais, e aquelas que não foram comercializadas. O design do protótipo deve estar mais próximo da versão final o quanto possível de modo a possibilitar a interação com o usuário e que permita ser avaliado.
  2. Produto: Considera-se produto o software educacional que já tenha validação de campo e/ou esteja sendo utilizado pela comunidade de maneira sistemática e contínua. Por se tratar de um concurso de estímulo ao desenvolvimento de novos negócios, para esta categoria serão aceitos apenas produtos que estejam no mercado há, no máximo, 2 anos.

Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.

As submissões de trabalhos devem ser feitas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. Elas devem ser efetuadas até a data limite para submissão de trabalhos, seguindo o cronograma disponível no item VI. A inscrição será realizada em uma única etapa, na qual devem ser informados: autor(es), título, vinculação (instituição acadêmica e/ou de pesquisa, nome da startup e/ou empresa etc.), resumo do trabalho (white paper); e submetidos 3 arquivos obrigatórios, relacionados a seguir:

a) Apresentação do software

Deve ser enviado um arquivo de apresentação do software, em formato white paper, que fará parte do catálogo de software do Apps.Edu a ser anexado aos Anais do CBIE 2024. O arquivo deve ser enviado no formato PDF. O modelo é de livre escolha dos autores, podendo seguir a identidade visual do software apresentado. O texto de apresentação deve conter o máximo de 04 (01 + 03) páginas, sendo a primeira página contendo título, o resumo, em português e inglês, no formato SBC, e até três páginas seguintes relacionadas ao trabalho em formato de white paper (exemplos podem ser vistos nas publicações dos dois anos anteriores).

Recomenda-se que o texto contenha os seguintes tópicos: 

  • Contexto educacional a que o software se destina (Ex: público alvo faixa etária e nível de escolaridade, áreas de conhecimento, unidades curriculares e/ou disciplinas a que se destina, conteúdo conceitual, procedimental e/ou social abordado, etc); 
  • O objetivo do software;
  • Diferenciais e potenciais inovações que o software apresenta;
  • Impacto no processo educacional que o software já alcançou ou deseja alcançar;
  • Aspectos tecnológicos (arquitetura, linguagens, frameworks, tipo de licença etc.);
  • Apresentação do software (capturas de tela, fluxos de utilização etc.)
  • Abordagem pedagógica na qual o software se baseia (construtivista, humanista etc.); 
  • Considerações finais: conclusões e outras informações que os autores acham pertinentes. 

b) Link para vídeo demonstrativo do software

Deve ser enviado um arquivo texto contendo o link do vídeo demonstrativo do protótipo ou produto. Este pode ser disponibilizado em plataformas como YouTube e Vimeo em modo não listado, ou ainda, em plataformas de compartilhamento como Google Drive e OneDrive, desde que sem restrição de acesso. O vídeo deverá apresentar o software em no máximo 3 minutos. Os vídeos serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao Concurso Apps.Edu – CBIE 2024.

c) Instruções de utilização do software

Deve ser submetido um arquivo contendo os detalhes de requisitos, acesso, e o processo de instalação e utilização do software. Caso o software esteja disponível para acesso na Internet, deverá conter a URL de acesso ao sistema e demais informações necessárias, tais como, usuário e senha para autenticação. O arquivo será usado para avaliação do software na primeira etapa e caso as instruções não permitam o acesso e a utilização do software, o trabalho será desclassificado.

Observações importantes para a submissão e classificação:

  • Softwares que tenham participado em edições anteriores na categoria Produto não podem inscrever-se no Concurso Apps.Edu CBIE 2024; 
  • Softwares que tenham participado em edições anteriores na categoria Protótipo e que apresentem evolução em seu desenvolvimento podem inscrever-se na categoria Produto;
  • Se necessário, a comissão organizadora solicitará comprovação de que o Protótipo ou Produto desenvolvido está no contexto do público-alvo do Apps.Edu (Item III).

O concurso consiste em 3 etapas, a primeira classificatória, a segunda será a mostra e avaliação dos softwares e a terceira será a banca final.

  • Etapa 1 – Classificatória

Após a submissão dos trabalhos, a comissão organizadora avaliará os softwares com base nos seguintes critérios:

    • Aderência ao escopo do concurso, conforme descrito no item I;
    • Aderência dos autores ao público-alvo, conforme descrito no item III;
    • Texto de apresentação do software, conforme orientações do item V (a);
    • Vídeo enviado conforme as orientações do item V (b);
    • Acesso e utilização do software, através das instruções conforme orientações do item V (c).

Caso o trabalho não atenda um ou mais critérios elencados acima, será desclassificado e não poderá ser apresentado no Evento. 

  • Etapa 2 – Mostra de Softwares (Feira de aplicativos)

Os softwares aceitos para participação no Apps.Edu deverão ser apresentados por pelo menos 1 (um) membro das respectivas equipes de autores em um espaço de visitação que será disponibilizado pelo evento. Neste ambiente, as equipes receberão visitas de participantes do CBIE 2024 bem como dos avaliadores do Apps.Edu.  

Durante a exposição, sugere-se que as equipes destaquem as seguintes características de seu trabalho: 

    • Contexto educacional a que o software se destina; 
    • O objetivo do software;
    • Diferenciais e potenciais inovações que o software apresenta;
    • Impacto no processo educacional que o software já alcançou ou deseja alcançar;

Cada equipe é responsável por providenciar o(s) dispositivo(s) para que os softwares sejam apresentados  durante o evento.

  • Etapa 3 – Banca Final

Após a Etapa 2, serão selecionados os softwares que serão apresentados para uma banca de jurados na etapa final do concurso, onde serão eleitos os premiados.  O número de trabalhos que irão para a Etapa 3 será definido baseado no número de classificados na Etapa 2.

Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais Estendidos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, na SBC Open Library. Todos os white papers serão indexados com DOI.

O trabalho aprovado será publicado nos anais do evento, desde que:

  1. Pelo menos uma das pessoas autoras efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, seguindo as regras de inscrição;
  2. Seja paga uma taxa de publicação por cada trabalho aceito;
  3. Envie do termo de autorização para publicação.

As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

Coordenadores do APPS.EDU 2024

Profa. Dra. Fernanda Pires – UEA
Lattes | fpires@uea.edu.br

Profa. Dra. Joyce Miranda dos Santos (IBC)
Lattes | fpires@uea.edu.br

Prof. Dr. Leandro Marques Queiros – UFPE
Lattes | lmq@cin.ufpe.br

Coordenadores Gerais de Programa do CBIE 2024

Prof. Dr. Clodis Boscarioli (Unioeste)
Lattes | boscarioli@unioeste.br

Prof. Dr. Rafael Dias Araújo (UFU)
Lattes | rafael.araujo@ufu.br

Datas Importantes

30/07/2024: Data limite para submissão de trabalhos

30/08/2023: Notificação de aceitação de trabalhos

11/09/2023: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos

30/09/2024: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS

Accessibility Toolbar