O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais com as tecnologias digitais em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de tecnologias digitais em ambiente educacional. O WIE diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e, até o ano 2010, era um evento satélite da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE e está classificado como A4 no quadriênio 2017-2020.
As submissões de Artigos Completos e dos Artigos Resumidos para o WIE 2024 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir:
Trilha 1: Relatos de experiências com Tecnologias Digitais na Educação
Coordenação:
Isabel Dillmann Nunes (UFRN)
Lattes | bel@imd.ufrn.br
Luma da Rocha Seixas (UFBA)
Lattes | seixas.luma@ufba.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 2: Relatos de experiências envolvendo Pensamento Computacional ou Programação nos Ensino Fundamental ou Médio
Coordenação:
Andreza Bastos Mourao (UEA)
Lattes | amourao@uea.edu.br
Antônio Alexandre Lima (UERJ e Unirio)
Lattes | profaalima@gmail.com
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 3: Formação de recursos humanos com Tecnologias Digitais na Educação e seu impacto na sociedade
Coordenação:
Deller James Ferreira (UFG)
Lattes | deller@ufg.br
Patricia Grasel da Silva (IFRJ)
Lattes | patricia.grasel@ifrj.edu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
As submissões de artigos para o WIE 2024 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será duplamente anônimo, as pessoas autoras devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Submissões em qualquer uma das trilhas devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Os trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão.
Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário. Para salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é importante que os artigos informem os cuidados éticos. Espera-se também que os trabalhos estejam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). Também é desejável, caso possível, que seja informado o número de aprovação no Comitê de Ética (institucional ou nacional) na versão final e indicação da existência deste número na versão de submissão (mas suprimido, para preservar o anonimato na revisão).
Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
As submissões para o WIE podem ser feitas em duas categorias:
Além disso, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas:
Sugerimos às pessoas autoras que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e, para aquelas ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:
IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção “datas importantes”. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.
As submissões para o WIE podem ser feitas em duas categorias:
Além disso, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas:
Sugerimos às pessoas autoras que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e, para aquelas ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:
IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção “datas importantes”. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.
Anonimização:
No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação das pessoas autoras e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação de autoria. A seguir, algumas sugestões para o processo de anonimização:
O WIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf
A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:
III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.
O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta
Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:
Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.
Para viabilizar a participação no evento, a organização do CBIE 2024 poderá emitir declaração.
O artigo completo e resumido que forem aprovados serão publicados nos Anais do WIE, no Portal de Publicações e Conteúdo Digital da SBC (SBC Open Lib – SOL), desde que:
Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC. Os artigos completos e resumidos serão publicados na série Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), ISSN 2316-6541, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wie. Todos os artigos serão indexados com DOI.
Os artigos completos deverão ser apresentados por um dos autores em sessões técnicas.
Os artigos resumidos deverão ser apresentados por um dos autores em formato de pôster.
Maiores detalhes sobre data, horário, tempo de apresentação e formato do pôster serão divulgados após a publicação da lista de trabalhos aprovados.
As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
Profa. Dra. Ketia Kellen Araújo da Silva (EGN/RJ)
Lattes | ketia.kellen@marinha.mil.br
Prof. Dr. Leônidas de Oliveira Brandão (USP)
Lattes | leo@ime.usp.br
Prof. Dr. Clodis Boscarioli (Unioeste)
Lattes | boscarioli@unioeste.br
Prof. Dr. Rafael Dias Araújo (UFU)
Lattes | rafael.araujo@ufu.br
27/06/2024 (era 20/06/2024): Data limite para submissão de trabalhos completos (prazo rígido).
A data inicial era 06/06/2024, prorrogada em solidariedade às pessoas autoras que vivem no Rio Grande do Sul.
30/06/2024 (carência): Data limite para envio do arquivo PDF do artigo.
09/08/2024: Notificação de aceitação de trabalhos
26/08/2024 (era 19/08/2024): Data limite para envio das versões finais dos trabalhos
31/08/2024 (era 26/08/2024): Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS