CBIE 2025

XXXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2025)

Coordenador de Programa do SBIE 2025

Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR) | Lattes | natasha@inf.ufpr.br

Sheila Reinehr (PUCPR) | Lattes | sheila.reinehr@pucpr.br

Williamson Alison Freitas Silva (UNIPAMPA) | Latteswilliamsonsilva@unipampa.edu.br

Coordenadores Gerais de Programa do CBIE 2025

Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br

Roberto Pereira (UFPR) | Lattes  | rpereira@inf.ufpr.br

Datas Importantes: SBIE 2025 - Trilha de Pesquisa

09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos completos.

19/06/2025 (era 12/06/2025): Data limite para informação de desk reject (trabalhos que estejam fora do limite de páginas, não sigam a formatação (template) ou não sejam sobre Informática na Educação).

13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.

27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos.

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.

Datas Importantes: SBIE 2025 - Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos com ideias inovadoras e resultados emergentes.

19/06/2025 (era 12/06/2025): Data limite para informação de desk reject (trabalhos que estejam fora do limite de páginas, não sigam a formatação (template) ou não sejam sobre Informática na Educação).

13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.

27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos.

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.

Datas Importantes: SBIE 2025 - Trilha de Journal First

09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão para a Trilha de Journal First.

13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.

Apresentação e objetivos

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente, o SBIE é classificado como um evento Qualis A3. Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais pessoas cidadãs interessadas, nacionais e estrangeiras. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e, desde então, tem sido realizado anualmente. A partir de 2012, passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.

O SBIE prioriza trabalhos que apresentam a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias digitais (softwares, hardware, ferramentas, dispositivos, recursos digitais) e que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação. Podem ser submetidos trabalhos nos idiomas português, inglês ou espanhol em uma das trilhas a seguir.

Trilha de Pesquisa:

A Trilha de Pesquisa (TPIE) foca em artigos técnicos de alta qualidade descrevendo resultados originais que ainda não foram publicados, relacionados aos temas de Informática na Educação. São esperados artigos que descrevem resultados pioneiros de pesquisa na área de Informática na Educação com contribuição científica. Os artigos podem apresentar estudos teóricos e experimentais relacionados às áreas propostas. O SBIE encoraja a publicação de estudos  qualitativos, quantitativos ou de métodos mistos. São aceitos também estudos de Revisões Sistemáticas/Mapeamentos Sistemáticos da Literatura (RSL/MSL).

Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes:

O objetivo da trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes (TIIRE) do SBIE é oferecer aos pesquisadores e profissionais um fórum para apresentação e discussão de ideias potencialmente inovadoras e promissoras em estágios iniciais da pesquisa na área de Informática na Educação. Os trabalhos submetidos devem apresentar resultados preliminares que forneçam suporte inicial para a viabilidade das ideias propostas. Os objetivos da trilha são:

  • Compartilhar ideias inovadoras. O intuito é aumentar o nível de entendimento e conscientização sobre a ideia inovadora a ser discutida. Essa ideia inovadora pode vir a auxiliar na ampliação e definição de temas pertinentes relacionados aos problemas investigados em Informática na Educação.
  • Apresentar e discutir resultados emergentes. Os resultados emergentes caracterizam-se por resultados parciais e/ou resultados preliminares que denotam uma das etapas atingidas dentro de um processo de pesquisa em Informática na Educação que ainda será finalizado.
Trilha de Journal First:

O SBIE está em parceria com a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) para incorporar os artigos deste periódico como Journal First na Trilha de Pesquisa do SBIE 2025.
Autores de artigos publicados recentemente neste periódico e que atendam aos critérios de avaliação são convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no SBIE. Isso oferece uma oportunidade para os autores discutirem seus trabalhos com a comunidade de Informática na Educação, bem como enriquecer o programa técnico do SBIE.

Os seguintes critérios de avaliação serão utilizados para selecionar os artigos como Journal First no SBIE 2025:

  • O artigo foi publicado ou aceito na RBIE de 01 janeiro de 2024 a 31 de maio de 2025;
  • O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos de conferências prévias;
  • O artigo não foi apresentado em nenhuma outra conferência como Journal First;
  • Ao menos um dos autores do artigo selecionado como Journal First deve se registrar e comparecer ao SBIE 2025 para apresentá-lo.
Os temas de interesse do SBIE são os seguintes:
  • Agentes conversacionais para apoiar a educação (chatbots, pedagogical agents, entre outros)
  • Ambientes de aprendizagem inteligentes
  • Ambientes, metodologias e sistemas para autoria de materiais didáticos
  • Ambientes/ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações para promoção de equidade, diversidade e inclusão
  • Ambientes/ ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais/gamificação/Realidade Virtual (RV)/ Realidade Aumentada (RA)/ Realidade Misturada (RM)/ Robótica/ Simulações
  • Análise de sentimentos aplicada à Educação
  • Apoio inteligente à tomada de decisões em Educação
  • Arquiteturas pedagógicas para as diferentes modalidades de educação
  • Aspectos sociais, colaborativos, motivacionais e afetivos em ambientes computacionais
  • Avaliação de processos de ensino e aprendizagem a partir de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações
  • Big Data aplicada à Educação
  • Computação afetiva e aspectos socioemocionais em tecnologias educacionais
  • Computação Desplugada para o Ensino-Aprendizagem de Pensamento Computacional
  • Dados educacionais conectados
  • Design e/ou avaliação da interação com tecnologias assistivas
  • Design e/ou avaliação da interação com tecnologias educacionais
  • Design e/ou avaliação de interfaces e/ou recursos de tecnologias educacionais
  • Design e/ou avaliação de interfaces multimodais
  • Design e/ou avaliação de espaços híbridos de aprendizagem
  • Design e/ou avaliação de tecnologias educacionais emergentes (Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Interfaces de usuário naturais e/ou tangíveis, etc)
  • Design e/ou avaliação de tecnologias educacionais envolvendo etnicidade, gênero, direitos humanos, inclusão
  • Design e/ou avaliação de acessibilidade, comunicabilidade, experiência do usuário e/ou usabilidade de tecnologias educacionais
  • Design inclusivo e universal em educação
  • Design participativo no desenvolvimento de tecnologias educacionais
  • Desenvolvimento de habilidades metacognitivas por meio de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações
  • Ecossistemas e plataformas digitais de aprendizagem
  • Estudos empíricos sobre experiência ou impacto do uso de tecnologias educacionais
  • Estudos que se articulam com o Pensamento Computacional em diferentes níveis da educação (Educação Básica, Educação Profissional Tecnológica ou Ensino Superior)
  • Ética, Explicabilidade, Transparência, Auditabilidade e Justiça na IA aplicada à Educação
  • IA Generativa aplicada à Educação
  • Hardware para apoiar processos educacionais
  • Learning Analytics
  • Métodos, padrões e processos de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais educacionais
  • Método, análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/Simulações
  • Mineração de dados aplicada à Educação
  • Modelagem de contextos aplicados à Educação modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas
  • Mundos virtuais 2D/ 3D e metaversos
  • Pensamento Computacional na Educação Inclusiva
  • Questões sociais e éticas na aprendizagem baseada em jogos digitais/gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações
  • Repositórios de recursos educacionais digitais
  • Representação e análise de discurso aplicados à Educação
  • Recuperação da informação aplicada à Educação
  • Sistemas adaptativos para apoiar a educação (personalização, recomendação etc.)
  • Sistemas baseados em conhecimento para apoiar a educação (ontologias, taxonomias, neuro-simbólico etc.)
  • Sistemas Tutores Inteligentes
  • Tecnologias Digitais para a Educação nas modalidades presencial, semipresencial e/ou a distância
  • Tecnologias Digitais para a evasão e retenção de estudantes em diferentes níveis da Educação
  • Tecnologias Digitais para a formação de professores
  • Tecnologias Digitais para a Gestão da Educação
  • Tecnologias Digitais para a produção de material didático sobre Pensamento Computacional
  • Tecnologias Digitais para a Educação Aberta e Livre (REA e MOOC), e Objetos de Aprendizagem (OA)
  • Tecnologias Digitais para Avaliação da Educação
  • Tecnologias digitais para ferramentas de interação, mediação ou avaliação de Pensamento Computacional
  • Tecnologias digitais e indicadores para avaliação da aprendizagem
  • Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em diferentes níveis da educação (Educação Básica, Educação Profissional Tecnológica ou Ensino Superior)
  • Tecnologias Digitais para o Ensino-Aprendizagem em diferentes níveis da Educação
  • Tecnologias Digitais para apoiar o Ensino empregando Metodologias de Aprendizagem Ativa, Computação Criativa e Aprendizagem Colaborativa em diferentes níveis da Educação
  • Tecnologias Digitais para Ensino-Aprendizagem de Pensamento Computacional conforme a BNCC
  • Tecnologias Digitais para Extensão
  • Tecnologias ubíqua, móvel, Web, em nuvem e/ou Internet das Coisas (IoT) para educação
  • Visualização de informação para educação

Orientações gerais

Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica. Recomendamos observar com atenção os procedimentos metodológicos. Para isso, sugerimos a leitura dos livros de metodologia editados por nossa comunidade e disponíveis aqui.

Ética em Pesquisa

As pessoas autoras devem seguir as recomendações sobre aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos.

Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, de acordo com a lei.

Para salvaguardar os direitos e a dignidade de participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é solicitado que os artigos contenham uma seção chamada “Cuidados éticos”, na qual as pessoas autoras indicam se os procedimentos seguidos estavam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). É fortemente recomendado que todos os projetos que envolvam seres humanos sejam submetidos e aprovados junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), institucional ou nacional, e o número do parecer de aprovação e do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) sejam mencionados na versão final do artigo, mas suprimido na submissão inicial do artigo para preservar o anonimato. Portanto, espera-se que além da menção de aprovação em CEP e número CAAE, as pessoas autoras descrevam claramente o processo de coleta, tratamento e disponibilização de dados, cuidados com possíveis impactos decorrentes da pesquisa e sua condução, preocupação com a transparência e auditabilidade dos resultados, disseminação e uso dos produtos da pesquisa, etc.

Quando for o caso, é necessário apresentar o motivo pelo qual há dispensa de análise ética.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.

Modelo de submissão e limite de páginas

As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, por meio do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • Os trabalhos da Trilha de Pesquisa deverão ter entre 10 (dez) e 12 (doze) páginas, incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com Agradecimentos, Disponibilidade de Artefatos e Referências;
  • Os trabalhos da Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes deverão ter entre 06 (seis) e 08 (oito) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com Agradecimentos, Disponibilidade de Artefatos e Referências. Além disso, algumas observações devem ser feitas para esta modalidade:
    • São esperados trabalhos em andamento, porém que já contenham resultados iniciais;
    • O trabalho deve explicitar os próximos passos da pesquisa;
    • Não serão aceitos trabalhos que são somente propostas sem nenhum resultado inicial.
  • Os trabalhos da Trilha de Journal First deverão seguir as orientações abaixo:
    • As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente em um único arquivo PDF, por meio do sistema JEMS, incluindo todos os itens listados a seguir, em formato livre:
      1. Título: Deve ser o mesmo do trabalho aceito/publicado acrescido do termo “Extended Abstract” ou “Resumo Estendido”;
      2. Resumo: Deve ser o mesmo do trabalho aceito/publicado;
      3. Comprovante da aceitação do artigo na RBIE: Email comprovando a aceitação do artigo ou link para artigo original publicado;
      4. Por que você considera importante apresentar este trabalho para a comunidade do SBIE?;
      5. Artigo Original (em formato PDF) combinado (merge) com o arquivo contendo a descrição dos itens acima (1 a 4).
    • Guidelines para Versão Final do resumo:
      • Após o aceite, as pessoas autoras devem submeter um resumo de até 02 (duas) páginas (excluindo referências), seguindo o formato de artigos da SBC para publicação do trabalho;
      • O título do resumo deve ser o mesmo do trabalho aceito/publicado acrescido do termo “Extended Abstract” ou “Resumo Estendido”;
      • Considerando que o foco é dar visibilidade aos trabalhos para a comunidade brasileira, os resumos deverão estar em português;
      • As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC;
      • Caso as pessoas autoras escolham enviar o resumo para publicação, este será publicado nos Anais do SBIE 2025 na SBC OpenLib (SOL).
Anonimização

No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação das pessoas autoras e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação de autoria. A seguir, algumas sugestões para o processo de anonimização:

  • As citações a trabalhos relacionados devem aparecer em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever “o trabalho anterior de Silva et al.” em oposição ao “em nosso trabalho anterior”. Deve-se também evitar a ocorrência de termos que possam identificar autoria, por exemplo, “nós”, “nosso”, “financiamento”, “Universidade”, “github”, etc.;
  • O artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação das pessoas autoras. A disponibilização de artefatos da pesquisa deve ser feita de forma anônima. Para anonimizar repositórios hospedados na plataforma GitHub, sugere-se o uso do serviço anonymous (https://anonymous.4open.science/);
  • Se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho. Por exemplo, “baseado no trabalho de Silva et al.” pode ser substituído por “baseado em nosso trabalho anterior [Ref]” e a referência pode ser apresentada como “[Ref] referência omitida devido à revisão anônima” na seção de referências bibliográficas.
Política de Ciência Aberta

O SBIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf

Código de Conduta da SBC e uso de IA Generativa

A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:

III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.

O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta

Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação

Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:

Trilha de Pesquisa

  1. Aderência aos tópicos de interesse do evento: O artigo se encaixa nos tópicos de interesse listados na chamada de trabalho
  2. Originalidade: O tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoras é original.
  3. Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
  4. Método de pesquisa: o método de pesquisa é adequado ao problema de pesquisa identificado e aos resultados pretendidos e a justificativa de sua escolha é apresentada. O método de pesquisa está adequadamente descrito, de forma a permitir a compreensão dos procedimentos adotados, a replicabilidade do estudo e a avaliação da validade dos resultados.
  5. Trabalhos relacionados: O artigo analisa seus resultados em relação aos trabalhos relacionados.
  6. Resultados: os resultados são analisados e apresentados de forma clara e objetiva e as limitações/ameaças à validade são descritas.
  7. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: o texto apresenta facilidade de leitura e entendimento do conteúdo, com uso da norma culta da língua portuguesa. A estruturação e formatação estão bem organizadas, em conformidade com a chamada. As referências estão completas e seguem as normas definidas pelo evento.

Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

  1. Ideias Inovadoras: a ideia apresentada é inovadora e pode auxiliar na expansão e definição de tópicos relevantes relacionados aos problemas investigados em Informática na Educação.
  2. Resultados Emergentes: resultados emergentes caracterizam-se por resultados parciais ou preliminares que denotam uma das etapas alcançadas dentro de um processo que ainda será finalizado em uma pesquisa de Informática na Educação.
  3. Originalidade: o tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoras é original.
  4. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: o texto apresenta facilidade de leitura e entendimento do conteúdo, com uso da norma culta da língua portuguesa. A estruturação e formatação estão bem organizadas, em conformidade com a chamada. As referências estão completas e seguem as normas definidas pelo evento.

Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.

O artigo aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:

  1. Pelo menos uma das pessoas autoras efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, seguindo as regras de inscrição;
  2. Seja paga uma taxa de publicação por cada artigo aceito;
  3. As pessoas autoras incluam na versão final seus dados (nomes, afiliações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos das pessoas autoras), bem como com as correções sugeridas pelos avaliadores.
  4. Envio do termo de autorização para publicação.

Publicação de Trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC. Os artigos serão publicados na série Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), ISSN 2316-6533, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Termo de Autorização da Obra

As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

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