Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR) | Lattes | natasha@inf.ufpr.br
Sheila Reinehr (PUCPR) | Lattes | sheila.reinehr@pucpr.br
Williamson Alison Freitas Silva (UNIPAMPA) | Lattes | williamsonsilva@unipampa.edu.br
Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br
Roberto Pereira (UFPR) | Lattes | rpereira@inf.ufpr.br
09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos completos.
19/06/2025 (era 12/06/2025): Data limite para informação de desk reject (trabalhos que estejam fora do limite de páginas, não sigam a formatação (template) ou não sejam sobre Informática na Educação).
13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.
27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos.
31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.
09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos com ideias inovadoras e resultados emergentes.
19/06/2025 (era 12/06/2025): Data limite para informação de desk reject (trabalhos que estejam fora do limite de páginas, não sigam a formatação (template) ou não sejam sobre Informática na Educação).
13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.
27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos.
31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.
09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão para a Trilha de Journal First.
13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.
31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.
O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente, o SBIE é classificado como um evento Qualis A3. Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais pessoas cidadãs interessadas, nacionais e estrangeiras. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e, desde então, tem sido realizado anualmente. A partir de 2012, passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.
O SBIE prioriza trabalhos que apresentam a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias digitais (softwares, hardware, ferramentas, dispositivos, recursos digitais) e que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação. Podem ser submetidos trabalhos nos idiomas português, inglês ou espanhol em uma das trilhas a seguir.
A Trilha de Pesquisa (TPIE) foca em artigos técnicos de alta qualidade descrevendo resultados originais que ainda não foram publicados, relacionados aos temas de Informática na Educação. São esperados artigos que descrevem resultados pioneiros de pesquisa na área de Informática na Educação com contribuição científica. Os artigos podem apresentar estudos teóricos e experimentais relacionados às áreas propostas. O SBIE encoraja a publicação de estudos qualitativos, quantitativos ou de métodos mistos. São aceitos também estudos de Revisões Sistemáticas/Mapeamentos Sistemáticos da Literatura (RSL/MSL).
O objetivo da trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes (TIIRE) do SBIE é oferecer aos pesquisadores e profissionais um fórum para apresentação e discussão de ideias potencialmente inovadoras e promissoras em estágios iniciais da pesquisa na área de Informática na Educação. Os trabalhos submetidos devem apresentar resultados preliminares que forneçam suporte inicial para a viabilidade das ideias propostas. Os objetivos da trilha são:
O SBIE está em parceria com a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) para incorporar os artigos deste periódico como Journal First na Trilha de Pesquisa do SBIE 2025.
Autores de artigos publicados recentemente neste periódico e que atendam aos critérios de avaliação são convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no SBIE. Isso oferece uma oportunidade para os autores discutirem seus trabalhos com a comunidade de Informática na Educação, bem como enriquecer o programa técnico do SBIE.
Os seguintes critérios de avaliação serão utilizados para selecionar os artigos como Journal First no SBIE 2025:
Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica. Recomendamos observar com atenção os procedimentos metodológicos. Para isso, sugerimos a leitura dos livros de metodologia editados por nossa comunidade e disponíveis aqui.
As pessoas autoras devem seguir as recomendações sobre aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos.
Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, de acordo com a lei.
Para salvaguardar os direitos e a dignidade de participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é solicitado que os artigos contenham uma seção chamada “Cuidados éticos”, na qual as pessoas autoras indicam se os procedimentos seguidos estavam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). É fortemente recomendado que todos os projetos que envolvam seres humanos sejam submetidos e aprovados junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), institucional ou nacional, e o número do parecer de aprovação e do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) sejam mencionados na versão final do artigo, mas suprimido na submissão inicial do artigo para preservar o anonimato. Portanto, espera-se que além da menção de aprovação em CEP e número CAAE, as pessoas autoras descrevam claramente o processo de coleta, tratamento e disponibilização de dados, cuidados com possíveis impactos decorrentes da pesquisa e sua condução, preocupação com a transparência e auditabilidade dos resultados, disseminação e uso dos produtos da pesquisa, etc.
Quando for o caso, é necessário apresentar o motivo pelo qual há dispensa de análise ética.
As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.
Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, por meio do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:
No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação das pessoas autoras e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação de autoria. A seguir, algumas sugestões para o processo de anonimização:
O SBIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf
A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:
III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.
O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta
Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:
Trilha de Pesquisa
Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes
Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.
O artigo aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:
Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC. Os artigos serão publicados na série Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), ISSN 2316-6533, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie. Todos os artigos serão indexados com DOI.
As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO