CBIE 2025

XXXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2025)

Coordenador de Programa do SBIE 2025

Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR) | Lattes | natasha@inf.ufpr.br

Sheila Reinehr (PUCPR) | Lattes | sheila.reinehr@pucpr.br

Williamson Alison Freitas Silva (UFCA) | Latteswilliamson.silva@ufca.edu.br

Coordenadores Gerais de Programa do CBIE 2025

Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br

Roberto Pereira (UFPR) | Lattes  | rpereira@inf.ufpr.br

Datas Importantes: SBIE 2025 - Trilha de Pesquisa

09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos completos.

19/06/2025 (era 12/06/2025): Data limite para informação de desk reject (trabalhos que estejam fora do limite de páginas, não sigam a formatação (template) ou não sejam sobre Informática na Educação).

13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.

27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos.

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.

Datas Importantes: SBIE 2025 - Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos com ideias inovadoras e resultados emergentes.

19/06/2025 (era 12/06/2025): Data limite para informação de desk reject (trabalhos que estejam fora do limite de páginas, não sigam a formatação (template) ou não sejam sobre Informática na Educação).

13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.

27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos.

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.

Datas Importantes: SBIE 2025 - Trilha de Journal First

09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão para a Trilha de Journal First.

13/08/2025: Notificação de aceitação de trabalhos.

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho, envio de comprovante de pagamento da taxa de publicação e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS.

Apresentação e objetivos

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente, o SBIE é classificado como um evento Qualis A3. Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais pessoas cidadãs interessadas, nacionais e estrangeiras. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e, desde então, tem sido realizado anualmente. A partir de 2012, passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.

O SBIE prioriza trabalhos que apresentam a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias digitais (softwares, hardware, ferramentas, dispositivos, recursos digitais) e que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação. Podem ser submetidos trabalhos nos idiomas português, inglês ou espanhol em uma das trilhas a seguir.

Trilha de Pesquisa:

A Trilha de Pesquisa (TPIE) foca em artigos técnicos de alta qualidade descrevendo resultados originais que ainda não foram publicados, relacionados aos temas de Informática na Educação. São esperados artigos que descrevem resultados pioneiros de pesquisa na área de Informática na Educação com contribuição científica. Os artigos podem apresentar estudos teóricos e experimentais relacionados às áreas propostas. O SBIE encoraja a publicação de estudos  qualitativos, quantitativos ou de métodos mistos. São aceitos também estudos de Revisões Sistemáticas/Mapeamentos Sistemáticos da Literatura (RSL/MSL).

Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes:

O objetivo da trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes (TIIRE) do SBIE é oferecer aos pesquisadores e profissionais um fórum para apresentação e discussão de ideias potencialmente inovadoras e promissoras em estágios iniciais da pesquisa na área de Informática na Educação. Os trabalhos submetidos devem apresentar resultados preliminares que forneçam suporte inicial para a viabilidade das ideias propostas. Os objetivos da trilha são:

  • Compartilhar ideias inovadoras. O intuito é aumentar o nível de entendimento e conscientização sobre a ideia inovadora a ser discutida. Essa ideia inovadora pode vir a auxiliar na ampliação e definição de temas pertinentes relacionados aos problemas investigados em Informática na Educação.
  • Apresentar e discutir resultados emergentes. Os resultados emergentes caracterizam-se por resultados parciais e/ou resultados preliminares que denotam uma das etapas atingidas dentro de um processo de pesquisa em Informática na Educação que ainda será finalizado.
Trilha de Journal First:

O SBIE está em parceria com a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) para incorporar os artigos deste periódico como Journal First na Trilha de Pesquisa do SBIE 2025.
Autores de artigos publicados recentemente neste periódico e que atendam aos critérios de avaliação são convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no SBIE. Isso oferece uma oportunidade para os autores discutirem seus trabalhos com a comunidade de Informática na Educação, bem como enriquecer o programa técnico do SBIE.

Os seguintes critérios de avaliação serão utilizados para selecionar os artigos como Journal First no SBIE 2025:

  • O artigo foi publicado ou aceito na RBIE de 01 janeiro de 2024 a 31 de maio de 2025;
  • O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos de conferências prévias;
  • O artigo não foi apresentado em nenhuma outra conferência como Journal First;
  • Ao menos um dos autores do artigo selecionado como Journal First deve se registrar e comparecer ao SBIE 2025 para apresentá-lo.
Os temas de interesse do SBIE são os seguintes:
  • Agentes conversacionais para apoiar a educação (chatbots, pedagogical agents, entre outros)
  • Ambientes de aprendizagem inteligentes
  • Ambientes, metodologias e sistemas para autoria de materiais didáticos
  • Ambientes/ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações para promoção de equidade, diversidade e inclusão
  • Ambientes/ ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais/gamificação/Realidade Virtual (RV)/ Realidade Aumentada (RA)/ Realidade Misturada (RM)/ Robótica/ Simulações
  • Análise de sentimentos aplicada à Educação
  • Apoio inteligente à tomada de decisões em Educação
  • Arquiteturas pedagógicas para as diferentes modalidades de educação
  • Aspectos sociais, colaborativos, motivacionais e afetivos em ambientes computacionais
  • Avaliação de processos de ensino e aprendizagem a partir de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações
  • Big Data aplicada à Educação
  • Computação afetiva e aspectos socioemocionais em tecnologias educacionais
  • Computação Desplugada para o Ensino-Aprendizagem de Pensamento Computacional
  • Dados educacionais conectados
  • Design e/ou avaliação da interação com tecnologias assistivas
  • Design e/ou avaliação da interação com tecnologias educacionais
  • Design e/ou avaliação de interfaces e/ou recursos de tecnologias educacionais
  • Design e/ou avaliação de interfaces multimodais
  • Design e/ou avaliação de espaços híbridos de aprendizagem
  • Design e/ou avaliação de tecnologias educacionais emergentes (Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Interfaces de usuário naturais e/ou tangíveis, etc)
  • Design e/ou avaliação de tecnologias educacionais envolvendo etnicidade, gênero, direitos humanos, inclusão
  • Design e/ou avaliação de acessibilidade, comunicabilidade, experiência do usuário e/ou usabilidade de tecnologias educacionais
  • Design inclusivo e universal em educação
  • Design participativo no desenvolvimento de tecnologias educacionais
  • Desenvolvimento de habilidades metacognitivas por meio de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações
  • Ecossistemas e plataformas digitais de aprendizagem
  • Estudos empíricos sobre experiência ou impacto do uso de tecnologias educacionais
  • Estudos que se articulam com o Pensamento Computacional em diferentes níveis da educação (Educação Básica, Educação Profissional Tecnológica ou Ensino Superior)
  • Ética, Explicabilidade, Transparência, Auditabilidade e Justiça na IA aplicada à Educação
  • IA Generativa aplicada à Educação
  • Hardware para apoiar processos educacionais
  • Learning Analytics
  • Métodos, padrões e processos de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais educacionais
  • Método, análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos digitais/ gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/Simulações
  • Mineração de dados aplicada à Educação
  • Modelagem de contextos aplicados à Educação modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas
  • Mundos virtuais 2D/ 3D e metaversos
  • Pensamento Computacional na Educação Inclusiva
  • Questões sociais e éticas na aprendizagem baseada em jogos digitais/gamificação/ RV/ RA/ RM/ Robótica/ Simulações
  • Repositórios de recursos educacionais digitais
  • Representação e análise de discurso aplicados à Educação
  • Recuperação da informação aplicada à Educação
  • Sistemas adaptativos para apoiar a educação (personalização, recomendação etc.)
  • Sistemas baseados em conhecimento para apoiar a educação (ontologias, taxonomias, neuro-simbólico etc.)
  • Sistemas Tutores Inteligentes
  • Tecnologias Digitais para a Educação nas modalidades presencial, semipresencial e/ou a distância
  • Tecnologias Digitais para a evasão e retenção de estudantes em diferentes níveis da Educação
  • Tecnologias Digitais para a formação de professores
  • Tecnologias Digitais para a Gestão da Educação
  • Tecnologias Digitais para a produção de material didático sobre Pensamento Computacional
  • Tecnologias Digitais para a Educação Aberta e Livre (REA e MOOC), e Objetos de Aprendizagem (OA)
  • Tecnologias Digitais para Avaliação da Educação
  • Tecnologias digitais para ferramentas de interação, mediação ou avaliação de Pensamento Computacional
  • Tecnologias digitais e indicadores para avaliação da aprendizagem
  • Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em diferentes níveis da educação (Educação Básica, Educação Profissional Tecnológica ou Ensino Superior)
  • Tecnologias Digitais para o Ensino-Aprendizagem em diferentes níveis da Educação
  • Tecnologias Digitais para apoiar o Ensino empregando Metodologias de Aprendizagem Ativa, Computação Criativa e Aprendizagem Colaborativa em diferentes níveis da Educação
  • Tecnologias Digitais para Ensino-Aprendizagem de Pensamento Computacional conforme a BNCC
  • Tecnologias Digitais para Extensão
  • Tecnologias ubíqua, móvel, Web, em nuvem e/ou Internet das Coisas (IoT) para educação
  • Visualização de informação para educação

Orientações gerais

Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica. Recomendamos observar com atenção os procedimentos metodológicos. Para isso, sugerimos a leitura dos livros de metodologia editados por nossa comunidade e disponíveis aqui.

Ética em Pesquisa

As pessoas autoras devem seguir as recomendações sobre aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos.

Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, de acordo com a lei.

Para salvaguardar os direitos e a dignidade de participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é solicitado que os artigos contenham uma seção chamada “Cuidados éticos”, na qual as pessoas autoras indicam se os procedimentos seguidos estavam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). É fortemente recomendado que todos os projetos que envolvam seres humanos sejam submetidos e aprovados junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), institucional ou nacional, e o número do parecer de aprovação e do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) sejam mencionados na versão final do artigo, mas suprimido na submissão inicial do artigo para preservar o anonimato. Portanto, espera-se que além da menção de aprovação em CEP e número CAAE, as pessoas autoras descrevam claramente o processo de coleta, tratamento e disponibilização de dados, cuidados com possíveis impactos decorrentes da pesquisa e sua condução, preocupação com a transparência e auditabilidade dos resultados, disseminação e uso dos produtos da pesquisa, etc.

Quando for o caso, é necessário apresentar o motivo pelo qual há dispensa de análise ética.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.

Modelo de submissão e limite de páginas

As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, por meio do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • Os trabalhos da Trilha de Pesquisa deverão ter entre 10 (dez) e 12 (doze) páginas, incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com Agradecimentos, Disponibilidade de Artefatos e Referências;
  • Os trabalhos da Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes deverão ter entre 06 (seis) e 08 (oito) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com Agradecimentos, Disponibilidade de Artefatos e Referências. Além disso, algumas observações devem ser feitas para esta modalidade:
    • São esperados trabalhos em andamento, porém que já contenham resultados iniciais;
    • O trabalho deve explicitar os próximos passos da pesquisa;
    • Não serão aceitos trabalhos que são somente propostas sem nenhum resultado inicial.
  • Os trabalhos da Trilha de Journal First deverão seguir as orientações abaixo:
    • As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente em um único arquivo PDF, por meio do sistema JEMS, incluindo todos os itens listados a seguir, em formato livre:
      1. Título: Deve ser o mesmo do trabalho aceito/publicado acrescido do termo “Extended Abstract” ou “Resumo Estendido”;
      2. Resumo: Deve ser o mesmo do trabalho aceito/publicado;
      3. Comprovante da aceitação do artigo na RBIE: Email comprovando a aceitação do artigo ou link para artigo original publicado;
      4. Por que você considera importante apresentar este trabalho para a comunidade do SBIE?;
      5. Artigo Original (em formato PDF) combinado (merge) com o arquivo contendo a descrição dos itens acima (1 a 4).
    • Guidelines para Versão Final do resumo:
      • Após o aceite, as pessoas autoras devem submeter um resumo de até 02 (duas) páginas (excluindo referências), seguindo o formato de artigos da SBC para publicação do trabalho;
      • O título do resumo deve ser o mesmo do trabalho aceito/publicado acrescido do termo “Extended Abstract” ou “Resumo Estendido”;
      • Considerando que o foco é dar visibilidade aos trabalhos para a comunidade brasileira, os resumos deverão estar em português;
      • As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC;
      • Caso as pessoas autoras escolham enviar o resumo para publicação, este será publicado nos Anais do SBIE 2025 na SBC OpenLib (SOL).
Anonimização

No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação das pessoas autoras e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação de autoria. A seguir, algumas sugestões para o processo de anonimização:

  • As citações a trabalhos relacionados devem aparecer em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever “o trabalho anterior de Silva et al.” em oposição ao “em nosso trabalho anterior”. Deve-se também evitar a ocorrência de termos que possam identificar autoria, por exemplo, “nós”, “nosso”, “financiamento”, “Universidade”, “github”, etc.;
  • O artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação das pessoas autoras. A disponibilização de artefatos da pesquisa deve ser feita de forma anônima. Para anonimizar repositórios hospedados na plataforma GitHub, sugere-se o uso do serviço anonymous (https://anonymous.4open.science/);
  • Se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho. Por exemplo, “baseado no trabalho de Silva et al.” pode ser substituído por “baseado em nosso trabalho anterior [Ref]” e a referência pode ser apresentada como “[Ref] referência omitida devido à revisão anônima” na seção de referências bibliográficas.
Política de Ciência Aberta

O SBIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf

Código de Conduta da SBC e uso de IA Generativa

A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:

III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.

O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta

Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação

Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:

Trilha de Pesquisa

  1. Aderência aos tópicos de interesse do evento: O artigo se encaixa nos tópicos de interesse listados na chamada de trabalho
  2. Originalidade: O tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoras é original.
  3. Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
  4. Método de pesquisa: o método de pesquisa é adequado ao problema de pesquisa identificado e aos resultados pretendidos e a justificativa de sua escolha é apresentada. O método de pesquisa está adequadamente descrito, de forma a permitir a compreensão dos procedimentos adotados, a replicabilidade do estudo e a avaliação da validade dos resultados.
  5. Trabalhos relacionados: O artigo analisa seus resultados em relação aos trabalhos relacionados.
  6. Resultados: os resultados são analisados e apresentados de forma clara e objetiva e as limitações/ameaças à validade são descritas.
  7. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: o texto apresenta facilidade de leitura e entendimento do conteúdo, com uso da norma culta da língua portuguesa. A estruturação e formatação estão bem organizadas, em conformidade com a chamada. As referências estão completas e seguem as normas definidas pelo evento.

Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

  1. Ideias Inovadoras: a ideia apresentada é inovadora e pode auxiliar na expansão e definição de tópicos relevantes relacionados aos problemas investigados em Informática na Educação.
  2. Resultados Emergentes: resultados emergentes caracterizam-se por resultados parciais ou preliminares que denotam uma das etapas alcançadas dentro de um processo que ainda será finalizado em uma pesquisa de Informática na Educação.
  3. Originalidade: o tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoras é original.
  4. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: o texto apresenta facilidade de leitura e entendimento do conteúdo, com uso da norma culta da língua portuguesa. A estruturação e formatação estão bem organizadas, em conformidade com a chamada. As referências estão completas e seguem as normas definidas pelo evento.

Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.

O artigo aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:

  1. Pelo menos uma das pessoas autoras efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, seguindo as regras de inscrição;
  2. Seja paga uma taxa de publicação por cada artigo aceito;
  3. As pessoas autoras incluam na versão final seus dados (nomes, afiliações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos das pessoas autoras), bem como com as correções sugeridas pelos avaliadores.
  4. Envio do termo de autorização para publicação.

Publicação de Trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC. Os artigos serão publicados na série Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), ISSN 2316-6533, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Termo de Autorização da Obra

As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a terceiros, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

Comitê de Programa

Nome
Afiliação
Ademar França de Sousa NetoUniversidade Federal Rural do Semiárido
Adenauer YaminUniversidade Federal de Pelotas
Adilson VahldickUniversidade do Estado de Santa Catarina
Adriana Lopes DamianUniversidade Federal do Amazonas
Adriana Soares PereiraUniversidade Federal de Santa Maria
Adriano Fiad FariasInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Adson DamascenoUniversidade Estadual do Ceará
Adson Roberto Pontes DamascenoUniversidade Estadual do Ceará
Alana Viana Borges da Silva NeoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá
Alberto CastroUniversidade Federal do Amazonas
Alberto Alan RaiolUniversidade Federal do Pará
Alcides Teixeira Barboza Jr.Universidade Presbiteriana Mackenzie
Alessander OsorioUniversidade Federal de Pelotas
Alessandreia Marta de OliveiraUniversidade Federal de Juiz de Fora
Alessandro VivasUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Alice FingerUniversidade Federal do Pampa
Aline BonaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Aline Brum LoretoUniversidade Federal de Pelotas
Aline C. Job da SilvaUniversidade de Caxias do Sul
Aline de CamposPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Aline Grunewald NicheleInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Aline Marcelino dos Santos SilvaUniversidade Estadual do Norte Fluminense
Aline MelloUniversidade Federal do Pampa
Alisson Renan SvaigenUniversidade Estadual de Maringá
Allan Kássio Beckman Soares da CruzUniversidade Federal do Maranhão
Almir de Oliveira Costa JuniorUniversidade do Estado do Amazonas
Aluisio José PereiraUniversidade Federal de Pernambuco
Álvaro Alvares de Carvalho César SobrinhoUniversidade Federal do Agreste de Pernambuco/Universidade Federal de Alagoas
Alysson Filgueira MilanezUniversidade Federal Rural do Semiárido
Amanda Meincke MeloUniversidade Federal do Pampa
Amaury Antonio de Castro JuniorUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul
Ana BarretoInstituto Militar de Engenharia
Ana Carolina CariusInstituto Federal do Rio de Janeiro
Ana Isabel VelosoUniversidade de Aveiro, Portugal
Ana Maria MonteiroFaculdade Campo Limpo Paulista
Ana Liz Souto OliveiraUniversidade Federal da Paraíba
Ana Marilza PernasUniversidade Federal de Pelotas
Ana Paula Juliana PerinUniversidade Federal do Paraná
Anarosa A. F. BrandãoUniversidade de São Paulo
Anderson da Silva MarcolinoUniversidade Federal do Paraná
Anderson IwazakiUniversidade de São Paulo
Anderson Paulo Avila-SantosUniversidade de Londrina
André AlmeidaUniversidade Federal de Campina Grande
André Luis SchwerzUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
André Luiz de OliveiraUniversidade Federal de Juiz de Fora
Andre Luiz KawamotoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Andre Pimenta FreireUniversidade Federal de Lavras
Andre Roberto OrtoncelliUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
André Rodrigues da CruzCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Andréa Sabedra BordinUniversidade Federal de Santa Catarina
Andressa SebbenUniversidade Federal do Paraná
Andrey Ricardo PimentelUniversidade Federal do Paraná
Andreza AlencarUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Andreza Bastos MourãoUniversidade do Estado do Amazonas
Anelise Lemke KologeskiInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório
Angel Pena GalvãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Anita FernandesUniversidade do Vale do Itajaí
Anita Raquel da SilvaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Anrafel Fernandes PereiraPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Antonio Silva SprockUniversidad Central de Venezuela
Antônio Rege SantosInstituto Federal do Acre
Armando Paulo da SilvaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Arthur OliveiraInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Avanilde KemczinskiUniversidade do Estado de Santa Catarina
Benjamin Grando MoreiraUniversidade Federal de Santa Catarina
Braulio Adriano de MelloUniversidade Federal da Fronteira Sul
Brenda Salenave SantanaUniversidade Federal de Pelotas
Breno Fabrício Terra AzevedoInstituto Federal Fluminense
Bruno Carlos da Cunha CostaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Bruno GadelhaUniversidade Federal do Amazonas
Bruno Lopes XavierFirjan Senai
Bruno MerlinUniversidade Federal do Pará
Carine WebberUniversidade de Caxias do Sul
Carla Marina Costa PaxiubaUniversidade Federal do Oeste do Pará
Carlo Marcelo Revoredo da SilvaUniversidade de Pernambuco
Carlos RibeiroUniversidade Estadual do Norte do Paraná
Carlos Eduardo Paulino SilvaInstituto Federal de Minas Gerais
Carmen Vera ScorsattoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Carolina BuenoUniversidade do Estado de Santa Catarina
Caroline Reis Vieira Santos RautaInstituto Federal de Santa Catarina
Cassiano H De AlbuquerqueInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Cesar A. CollazosDepartment of Computer Science, Universidad del Cauca
Cibele da Rosa Christ SinotiInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
Clarivaldo Francisco Belizário JúniorUniversidade Federal de Uberlândia
Cláudia Camerini Corrêa PérezUniversidade Federal do Pampa
Claudia MottaUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Claudia Pinto PereiraUniversidade Estadual de Feira de Santana
Cláudio Elízio Calazans CampeloUniversidade Federal de Campina Grande
Clayton SantosUniversidade Federal do Oeste do Pará
Cleber Gimenez CorreaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Cleon XavierInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Cleverton A. D. SilvaUniversidade de Pernambuco
Clodis BoscarioliUniversidade Estadual do Oeste do Paraná
Crediné Silva de MenezesUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Crishna IrionUniversidade Federal de Uberlândia
Cristiane Aparecida LanaUniversidade Federal de Lavras
Cristiano GalafassiUniversidade Federal do Pampa
Daiana OliveiraUniversidade Estadual de Campinas
Daniel Clarismundo BorgesInstituto Federal do Rio de Janeiro
Daniel SilveiraUniversidade Federal do Rio Grande
Daniela CasciniCentro Federal de Educação Tecnológica
Daniela MarquesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Danielle Rousy Dias RicarteUniversidade Federal da Paraíba
Danyllo AlbuquerqueUniversidade Federal de Campina Grande
Davi VianaUniversidade Federal do Maranhão
David FernandesUniversidade Federal do Amazonas
Debora AraújoFundação Universidade Federal do Vale do São Francisco
Deise Juliana FranciscoUniversidade de Alagoas
Deivid EiveUniversidade Federal do Oeste do Pará
Delano Medeiros BederUniversidade Federal de São Carlos
Delfa Huatuco ZuasnabarUniversidade Federal de Roraima
Deógenes P. Silva JuniorUniversidade Federal do Paraná
Dianne SenaUniversidade Federal Rural do Semi-Árido
Diego BertoliniUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Diego MolinosUniversidade Federal de Uberlândia
Dinani Gomes AmorimUniversidade do Estado da Bahia e Facape-Pe
Doglas Wendell SorgattoUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ecivaldo MatosUniversidade de São Paulo
Ederson Luiz LocatelliUniversidade Federal de Sergipe
Edilson FernedaUniversidade Castelo Branco
Ednaldo Coelho PereiraUniversidade do Estado de Roraima
Edson P. PimentelUniversidade Federal do ABC
Eduardo Filgueiras DamascenoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Eduardo Gomes de OliveiraUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Elaine C. J. de AraújoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Elaine H. T. OliveiraUniversidade Federal do Amazonas
Eleandro MaschioUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Eliana Alves MoreiraInstituto Federal de São Paulo
Eliana SoaresUniversidade de Caxias do Sul
Eliana ZenInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Eliel Constantino SilvaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Élton Carneiro MarinhoUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Elvis MeloUniversidade de Pernambuco
Elyda Laisa Soares Xavier FreitasUniversidade Federal de Pernambuco
Emanuel Marques QueirogaUniversidade Federal de Pelotas
Emmerson Santa Rita SilvaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Fabiana Rodrigues LetaUniversidade Federal Fluminense
Fabiano Azevedo DorçaUniversidade Federal de Uberlândia
Fábio Ferrentini SampaioInstituto Politécnico de Setúbal
Fabio Santos da SilvaUniversidade do Estado do Amazonas
Fabíola P. O. AraújoUniversidade Federal do Pará
Fabrícia DamandoUergs/Guaíba
Felipe LimaUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Felippe SilvaUniversidade Estadual de Maringá
Fernanda CamposUniversidade Federal de Juiz de Fora
Fernanda LimaUniversidade de Brasília
Fernando TeublUniversidade Federal do ABC
Flávia Maria SantoroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro
Franciele BealUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Francielle de MattosUniversidade Federal de São Carlos
Francielli Freitas MoroUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Franciny M. BarretoUniversidade Federal de Jataí
Francisco MedeirosInstituto Federal da Paraíba
Francisco Kleber Régis CastroInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Francisco Renato Cavalcante AraújoUniversidade Federal da Bahia
Gabriel AlvesUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Gabriel Machado LunardiUniversidade Federal de Santa Maria
Gabriela Dos SantosUniversidade Federal do Paraná
Gabryella Rocha RodriguesInstituto Federal do Pará
George Allan Menezes GomesUniversidade Federal do Ceará
Germana NóbregaUniversidade de Brasília
Giani PetriUniversidade Federal de Santa Maria
Gildárcio Sousa GonçalvesInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Giliane BernardiUniversidade Federal de Santa Maria
Gilleanes Thorwald Araujo GuedesUniversidade Federal do Pampa
Giseldo da Silva NeoUniversidade Federal de Alagoas
Gisele Duardo MacianoUniversidade Federal de Mato Grosso
Gislaine Camila Lapasini LealUniversidade Estadual de Maringá
Graziela Ferreira GuardaUniversidade Federal Fluminense
Guilherme GuerinoUniversidade Estadual do Paraná
Guilherme RockembachUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Guilmer BritoUniversidade Federal de Alagoas
Gustavo Prado OliveiraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Gustavo Zanini KantorskiUniversidade Federal de Santa Maria
Gustavo Yuji SatoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Heitor Augustus Xavier CostaUniversidade Federal de Lavras
Helyane Bronoski BorgesUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Henrique Nou SchneiderUniversidade Federal de Sergipe
Hilário Tomaz Alves de OliveiraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Hiran Nonato Macedo FerreiraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Igor Scaliante WieseUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Ildeberto Aparecido RodelloUniversidade de São Paulo
Ildevana PoltronieriUniversidade Federal do Pampa
Ingrid Teixeira MonteiroUniversidade Federal do Ceará
Isabel Dillmann NunesUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
Isabela GaspariniUniversidade do Estado de Santa Catarina
Isabelle Maria Lima de Maria SouzaUniversidade Federal de Campina Grande / Instituto Federal da Paraíba
Isadora Mendes dos SantosUniversidade Federal Rural da Amazônia
Ismar Frango SilveiraUniversidade Presbiteriana Mackenzie
Ismayle SantosUniversidade Estadual do Ceará
Ivaldir H. F. JuniorUniversidade de Pernambuco
Jackson Raniel Florencio da SilvaUniversidade de Pernambuco
Jacqueline Mayumi AkazakiUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Jacques Duílio BrancherUniversidade Estadual de Londrina
Jadson do Prado RafalskiInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Jairo Francisco de SouzaUniversidade Federal de Juiz de Fora
Jaqueline MaissiatInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Jarbele CoutinhoUniversidade Federal Rural do Semi-Árido
Jean Carlo Rossa HauckUniversidade Federal de Santa Catarina
Joao BernardesUniversidade de São Paulo
Joao Marcelo TeixeiraUniversidade Federal de Pernambuco
Johnny Cardoso MarquesInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Joice Lee OtsukaUniversidade Federal de São Carlos
Jorge BarbosaUniversidade do Vale do Rio dos Sinos
Jorge Marques PratesUniversidade do Mato Grosso do Sul
José Aires de Castro FilhoUniversidade Federal do Ceará
Jose Carlos DuarteUniversidade Federal do Amazonas
José Francisco Magalhães NettoUniversidade Federal do Amazonas
José Valdeni de LimaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
José Vinícius Vieira LimaUniversidade de Pernambuco
Josivaldo AraujoUniversidade Federal do Pará
Josivan Rodrigues ReisUniversidade Federal do Oeste do Pará
Jucelio Soares dos SantosUniversidade Federal de Campina Grande
Júlia S. B. OrtizUniversidade Federal do Paraná
Juliana Cristina dos SantosInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Juliana Regueira Basto DinizUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Juliana Silva ArrudaUniversidade Estadual do Ceará
Juliete CostaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Karen Selbach BorgesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório
Kátia RochaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Kennedy SilvaUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul
Ketlen K. Teles LucenaUniversidade Federal do Amazonas
Krissia M. L. MenezesUniversidade Federal do Paraná
Lailla M. S. BineUniversidade Estadual do Paraná
Laura Quevedo JurginaUniversidade Federal de Pelotas
Leandro Augusto EnsinaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Leandro Krug WivesUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Leandro Silva Galvão de CarvalhoUniversidade Federal do Amazonas
Leizer Fernandes MoraesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Leo Natan PaschoalPontifícia Universidade Católica do Paraná
Leonam Cordeiro de OliveiraUniversidade Federal do Paraná
Leonardo V. NascimentoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Leonardo Souza SilvaUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul
Letícia PeraniUniversidade Federal de Juiz de Fora
Leticia Rocha MachadoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Liane Margarida Rockenbach TaroucoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Lis Ângela de BortoliInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Livia SampaioUniversidade Federal de Campina Grande
Lizandro OliveiraUniversidade Católica de Pelotas
Lucas L F VianaUniversidade Federal do Amazonas
Lucas P. MizusakiUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Lucas A. RibeiroInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Luciana da Silva GoudinhoUniversidade Federal Fluminense
Luciana FossUniversidade Federal de Pelotas
Luciano Bernardes de PaulaInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
Luciano Ferreira SilvaUniversidade Federal de Roraima
Lucila IshitaniPuc Minas
Lucineide Rodrigues da SilvaUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
Luis Cuevas RodríguezUniversidade do Estado do Amazonas
Luis RiveroUniversidade Federal do Maranhão
Luis Otoni Meireles RibeiroInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Luis Paulo MercadoUniversidade Federal de Alagoas
Luiz BarbozaCesar
Luiz RodriguesUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Luma da Rocha SeixasUniversidade Federal da Bahia
Maicon BernardinoUniversidade Federal do Pampa
Marcela PessoaUniversidade do Estado do Amazonas
Marcelo MachadoUniversidade Federal de Juiz de Fora
Marcelo Martins da SilvaUniversidade Federal do Ceará
Marcelo da Silva HounsellUniversidade do Estado de Santa Catarina
Marcia Aparecida FernandesUniversidade Federal de Uberlândia
Márcia Gonçalves OliveiraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Márcia S. LimaUniversidade do Estado do Amazonas
Márcia Cristina MoraesColorado State University (CSU)
Marco Antonio PaludoPontifícia Universidade Católica do Paraná
Marco TrentinUniversidade de Passo Fundo
Marco Aurélio Graciotto SilvaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Marco Túlio C. AlbuquerqueBest In Games Hut Ltda
Marcos Augusto Francisco BorgesUniversidade Estadual de Campinas
Marcos Paulo da Silva SantanaUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Marcos Alexandre Rose SilvaUniversidade Federal de Santa Maria
Marcos Antonio G XavierUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Marcos Vinicius Andrade LimaUniversidade Federal do Ceará
Maria Adriana Vidigal LimaUniversidade Federal de Uberlândia
Maria Amelia EliseoUniversidade Presbiteriana Mackenzie
Maria Augusta Silveira Netto NunesUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Maria Ivanilse Calderon RibeiroUniversidade Federal do Amazonas
Marilton Sanchotene de AguiarUniversidade Federal de Pelotas
Mario Meireles TeixeiraUniversidade Federal do Maranhão
Marlon MarconUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Marluce Rodrigues PereiraUniversidade Federal de Lavras
Mauricio Iwama TakanoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Maurilio Martins Campano JuniorUniversidade Estadual de Maringá
Maykon ChagasInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Michel AlbonicoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Michele Almeida SchmidtInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Mike Christian Sousa AraujoInstituto Federal do Piauí
Milene SilveiraPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Miriam MullerUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Monica Souza MassaUniversidade do Estado da Bahia
Monica XimenesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Myke Morais de OliveiraUniversidade de São Paulo
Newarney Torrezão CostaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Nisston MoraesUniversidade Federal da Paraíba
Osvaldo Tavares Viana JuniorUniversidade Federal do Amazonas
Pablo Luiz Braga SoaresUniversidade Federal do Ceará
Pamella de Soares SousaUniversidade Estadual do Ceará
Patricia A Jaques MaillardUniversidade Federal do Paraná
Patricia CavediniColégio Marista Rosário
Patrícia Freitas Campos de VasconcelosUniversidade Federal do Ceará
Patrícia GouveiaUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (Fbaul)
Patrícia TedescoUniversidade Federal de Pernambuco
Patricia Carstens CastellanoUniversidade Federal do Paraná
Paula Christina Figueira CardosoUniversidade Federal do Pará
Paulo SouzaUniversidade Federal do Pampa
Paulo Andre Ignacio PontesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Paulo Gabriel Gadelha QueirozUniversidade Federal Rural do Semi-Árido
Paulo Sérgio M. SantosUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Pedro SousaUniversidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba
Pedro Henrique Dias ValleUniversidade de São Paulo
Péricles MirandaUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Priscilla Fonseca de Abreu BrazUniversidade do Estado do Rio de Janeiro
Rafael D. AraújoUniversidade Federal de Uberlândia
Rafael Ferreira MelloUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Rafael Oliveira VasconcelosUniversidade Federal de Sergipe
Rafael PariziInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rafael ShigemuraInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Rafael WildUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Rafael Leonardo VivianInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
Rafaela MeloUniversidade Federal do Amazonas
Rafaela OtemaierPontifícia Universidade Católica do Paraná
Raimundo da Silva BarretoUniversidade Federal do Amazonas
Ranilson PaivaUniversidade Federal do Alagoas
Raphael DouradoUniversidade de Pernambuco
Raphael OliveiraUniversidade Federal de Alagoas
Raul Inácio BusarelloUniversidade Anhembi Morumbi
Raul ParadedaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte
Rayfran Rocha LimaSidia Institute of Science and Technology
Rayssa Araújo HitzschkyUniversidade Federal do Ceará
Regina AlbuquerquePontifícia Universidade Católica do Paraná
Regina BragaUniversidade Federal de Juiz de Fora
Reinaldo Silva FortesUniversidade Federal de Ouro Preto
Renan CattelanUniversidade Federal de Uberlândia
Renan Zafalon Da SilvaUniversidade Federal de Pelotas
Renan Vinicius AranhaUniversidade Federal de Mato Grosso
Renata H. S. ReiserUniversidade Federal de Pelotas
Renato BalancieriUniversidade Estadual de Maringá
Renato FiletoUniversidade Federal de Santa Catarina
Renato GarciaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Renato Ventura Bayan HenriquesUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Renê Pereira de GusmãoUniversidade Federal de Sergipe
Ricardo NakamuraUniversidade de São Paulo
Ricardo VilelaUniversidade Estadual de Campinas
Ricardo José Rocha AmorimUniversidade do Estado da Bahia/Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
Ricardo Normando Ferreira de PaulaUniversidade Estadual do Ceará
Rita Suzana Pitangueira MacielUniversidade Federal da Bahia
Roberta Macedo Marques GouveiaUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Roberta Andrade de Araújo FagundesUniversidade de Pernambuco
Roberto Pereira do NascimentoUniversidade Federal do Oeste do Pará
Robinson Vida NoronhaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Rodrigo BonacinCentro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Rodrigo Duarte SeabraUniversidade Federal de Itajubá
Rogerio Eduardo GarciaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Rogério GarciaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Rommel W. LimaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte
Romualdo CostaUniversidade Federal do Amazonas
Ronney Moreira de CastroUniversidade Federal de Juiz de Fora
Rosine Lima SilvaUniversidade Federal de São Carlos
Rozelma Soares de FrançaUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Rudimar Luís Scaranto DazziUniversidade do Vale do Itajaí
Sabrina SassiUniversidade Federal de Mato Grosso
Salatiel Dantas SilvaUniversidade Federal Rural do Semi-Árido
Sandro Ronaldo Bezerra OliveiraUniversidade Federal do Pará
Sara Luzia de MeloUniversidade Federal de Uberlândia
Saul Emanuel DelabridaUniversidade Federal de Ouro Preto
Sean W. M. SiqueiraUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Sebastião Emidio Alves FilhoUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte
Sérgio PellegrinoInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Sergio Antonio Andrade de FreitasUniversidade de Brasília
Sidnei Renato SilveiraUniversidade Federal de Santa Maria
Silvia de Castro BertagnolliInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Silvia Amelia BimUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Sílvio César CazellaUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Simone André da Costa CavalheiroUniversidade Federal de Pelotas
Simone de França TonhãoUniversidade Estadual de Maringá
Simone MatosUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Socorro Vânia Lourenço AlvesUniversidade Federal do Oeste do Pará
Sofia Costa PaivaUniversidade Federal de Goiás
Sônia FrançaUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Suzana da Hora MacedoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense / Unesa
Sylvana Karla da Silva de Lemos SantosInstituto Federal de Brasília
Taciana Pontual FalcãoUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Tadeu Moreira de ClasseUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Tania Rossi GarbinUniversidade Federal de Ouro Preto
Taynara Cerigueli DutraInstituto Federal de Santa Catarina
Tercia Z. TorresEmbrapa Informática Agropecuária
Thalia Santos de SantanaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Thereza Patrícia PadilhaUniversidade Federal da Paraíba
Thiago CestariInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Thiago FeraucheUniversidade Católica de Santos
Thiago Adriano ColetiUniversidade Estadual do Norte do Paraná
Thiago Reis SilvaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Thyago TenórioUniversidade Federal de Alagoas
Tiago Luís AndradeUniversidade do Estado de Mato Grosso
Tiago NavarroPontifícia Universidade Católica do Paraná
Tiago OliveiraUniversidade Federal de São Paulo
Tiago Piperno BonettiUniversidade Estadual de Maringá
Tiago Thompsen PrimoUniversidade Federal de Pelotas
Valéria Farinazzo MartinsUniversidade Presbiteriana Mackenzie
Valguima OdakuraUniversidade Federal da Grande Dourados
Vanessa Araujo BorgesUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul
Victor StroeleUniversidade Federal de Juiz de Fora
Victor Travassos SarinhoUniversidade Estadual de Feira de Santana
Vilmar Santos NepomucenoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Vinicius Hartmann FerreiraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Vinicius Kruger da CostaInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Viviane MenezesUniversidade Federal do Ceará
Viviane Cristina Oliveira AurelianoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco
Walkiria CordenonziInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Walter NakamuraUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Wellton Costa de OliveiraUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Wilkerson L. AndradeUniversidade Federal de Campina Grande
Williamson SilvaUniversidade Federal do Cariri
Wilson Castello Branco NetoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Yuska Paola Costa AguiarUniversidade Federal da Paraíba

Metarevisores

Nome
Afiliação
Amaury Antonio de Castro Junior  Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Ana Liz Souto OliveiraUniversidade Federal da Paraíba
Anarosa A. F. BrandãoUniversidade de São Paulo
Andre Pimenta FreireUniversidade Federal de Lavras
Andreza AlencarUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Bruno GadelhaUniversidade Federal do Amazonas
Cleon XavierInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Diego MolinosUniversidade Federal de Uberlândia
Eduardo Filgueiras DamascenoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Elaine H. T. OliveiraUniversidade Federal do Amazonas
Elyda Laisa Soares Xavier FreitasUniversidade Federal de Pernambuco
Emanuel Marques QueirogaUniversidade Federal de Pelotas
Flavia Maria SantoroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro
Gabriel AlvesUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Guilherme GuerinoUniversidade Estadual do Paraná
Heitor Augustus Xavier CostaUniversidade Federal de Lavras
Isabela GaspariniUniversidade do Estado de Santa Catarina
Johnny Cardoso MarquesInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Luiz RodriguesUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Maicon BernardinoUniversidade Federal do Pampa
Marcela PessoaUniversidade do Estado do Amazonas
Márcia Gonçalves OliveiraInstituto Federal do Espírito Santo
Marco Aurélio Graciotto SilvaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Monica XimenesInstituto Federal de Alagoas
Newarney Torrezão CostaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Patricia A Jaques MaillardUniversidade Federal do Paraná
Rafael D. AraújoUniversidade Federal de Uberlândia
Rafael PariziInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Reinaldo Silva FortesUniversidade Federal de Ouro Preto
Ricardo VilelaUniversidade Estadual de Campinas
Saul Emanuel DelabridaUniversidade Federal de Ouro Preto
Sean W. M. SiqueiraUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Taciana Pontual FalcãoUniversidade Federal Rural de Pernambuco
Tadeu Moreira de ClasseUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Tiago Thompsen PrimoUniversidade Federal de Pelotas
Victor StroeleUniversidade Federal de Juiz de Fora
Walter NakamuraUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Williamson SilvaUniversidade Federal do Cariri

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