Edson Pimentel (UFABC) | Lattes | edson.pimentel@ufabc.edu.br
Eleandro Maschio (UTFPR) | Lattes | eleandrom@utfpr.edu.br
Isabel Nunes (UFRN) | Lattes | bel@imd.ufrn.br
Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br
Roberto Pereira (UFPR) | Lattes | rpereira@inf.ufpr.br
23/06/2025 (era 18/06/2025): Data limite para submissão de trabalhos
13/08/2025 (era 16/07/2025): Notificação do resultado da Fase 1
27/08/2025: Data limite para envio das versões finais ou resumos (para o caso de artigos já publicados) dos trabalhos aprovados na Fase 1
31/08/2025: Data limite para envio do comprovante de pagamento de inscrição do(a) estudante no evento e do termo de autorização de publicação via JEMS.
O Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) é um evento paralelo tradicional do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que seleciona e premia os três melhores trabalhos nas categorias: teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso da área de Informática na Educação. Para a edição deste ano, são elegíveis pesquisas concluídas (defendidas e aprovadas) entre 1º de maio de 2024 e 31 de maio de 2025, desde que não tenham concorrido ao CTD-IE 2024.
O concurso será realizado em três fases distintas:
Após as apresentações, durante o CBIE, a banca avaliadora se reunirá para decidir as notas finais, levando em consideração tanto a qualidade da apresentação realizada na Fase 3 quanto o mérito acadêmico do manuscrito integral avaliado na Fase 2. Para determinar a classificação final dos trabalhos em cada categoria (1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar ou Menção Honrosa), a nota final será composta pela avaliação do manuscrito da Fase 2 (60%) e pela qualidade da apresentação na Fase 3 (40%). Este critério garante uma avaliação equilibrada, valorizando tanto a profundidade e relevância acadêmica do trabalho quanto a habilidade de comunicação e defesa do autor perante a banca. Ao final, a coordenação do concurso orientará a consolidação do resultado, facilitando discussões, quando necessário, com os integrantes do Comitê de Programa, para a divulgação oficial da classificação e dos trabalhos premiados. A Coordenação do CTD-IE não interferirá, de maneira alguma, nas notas atribuídas pelas bancas.
A Comissão de Avaliação (Comitê de Programa e Banca de Avaliadores) do CTD-IE reserva-se o direito de não indicar trabalhos para premiação em uma ou mais categorias, baseando-se no critério de que apenas trabalhos com excelência comprovada serão reconhecidos. Isso inclui a possibilidade de, em uma dada categoria, não haver trabalhos indicados para premiação. Casos omissos serão avaliados criteriosamente pela comissão.
O anúncio oficial dos trabalhos premiados como 1º, 2º e 3º lugares, assim como as menções honrosas, em cada categoria será realizado, em cerimônia pública, durante o CBIE. Os trabalhos reconhecidos como 1º, 2º e 3º lugares receberão certificados denominados “Prêmio”, com a indicação explícita do lugar alcançado e a categoria correspondente. Os demais trabalhos finalistas receberão certificados de Menção Honrosa, nos quais constarão apenas a categoria.
Os interessados em submeter seus trabalhos devem enviar os seguintes documentos em formato PDF:
Alguns aspectos adicionais devem ser observados em relação à submissão e eventual publicação:
O artigo submetido na Fase 1 deve conter:
A publicação do artigo nos anais do CBIE obedecerá às seguintes regras:
Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais Estendidos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/. Todos os artigos serão indexados com DOI.
Ao submeterem trabalhos ao CTD-IE, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta.
Dá-se especial ênfase às diretrizes atualizadas sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa na elaboração de textos de pesquisa. É mandatório que os autores declarem explicitamente qualquer emprego de ferramentas de IA Generativa, seja na fase de elaboração inicial ou nas revisões de seus trabalhos. Importante: Essa declaração deve incluir não apenas a menção ao uso dessas ferramentas, mas também uma descrição de como foram aplicadas no processo de pesquisa ou escrita. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o conteúdo do artigo. Portanto, sugere-se que, ao final do processo de elaboração, os autores incluam uma declaração confirmando que a versão final do artigo foi integralmente revisada por todos os autores, os quais se declaram responsáveis pelo conteúdo apresentado. Essa informação deve constar em seções apropriadas do manuscrito, como Agradecimentos, Metodologia, ou em uma seção exclusiva dedicada à explicação detalhada das ferramentas de IA utilizadas e sua aplicação.
Os autores dos artigos publicados na SBC OpenLib detêm os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores,ou a terceiros, a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Termo de Autorização de Publicação (download)
(Em breve)
(Em breve)
Resultados da Fase 1 (em breve)