Agenda do WIE 2025
XXXI Workshop de Informática na Escola
Navegação
Segunda-feira
WIE ST01 – Pensamento Computacional e Programação
WIE ST02 – Ações Extensionistas e Experiências Inovadoras
WIE ST03 – Robótica, Maker e Computação Física
WIE ST04 – Metodologias Ativas e Integração Curricular
Terça-feira
WIE ST05 – Inteligência Artificial e Novas Tecnologias
WIE ST06 – Formação de Professores e Políticas Públicas
Quarta-feira
WIE ST07 – Inclusão, Diversidade e Interdisciplinaridade
WIE ST08 – Abordagens para o Ensino de Tecnologias
Quinta-feira
WIE ST01 – Pensamento Computacional e Programação
24/11, segunda-feira às 09:30 no Auditório Leo Grossman
Chair: (à definir)
Os Padrões em Matemática e Artes: uma prática interdisciplinar com Pensamento Computacional
Autores: Aline Bona (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil), Simone Rocha da Conceição (UFRGS, Brazil)
A Urna Eletrônica na Sala de Aula: Um Relato de Experiência no Ensino Técnico
Autores: Vinicius Hartmann Ferreira (IFRS, Brazil), Vanessa Petró (IFRS, Brazil)
Pensamento Computacional: uma Proposta de Atividade sobre Operadores Lógicos com Circuitos de Papel e Computação Física
Autores: Almir de Oliveira Costa Junior (Uea, Brazil), Eloína F. Flores (Uea, Brazil), José Anglada-Rivera (Ifam, Brazil)
Do papel à tela: um comparativo de desempenho em desafios de programação no Ensino Fundamental
Autores: Waldecir da Silva Martins (Uea, Brazil), Jeniffer Macena (Ufam, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)
O uso das plataformas Scratch e Code.org para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na educação básica: relato de experiência alinhado à BNCC
Autores: Jaime Antonio Daniel Filho (UFSM, Brazil), Luís Gustavo Werle Tozevich (UFSM, Brazil), Guilherme Einloft (UFSM, Brazil), Diego Ribeiro Chaves (UFSM, Brazil), Giovani Rubert Librelotto (UFSM, Brazil)
Investigando a mediação teórica na aprendizagem de conceitos de programação com estudantes do Ensino Fundamental
Autores: Jean Brito (Uea, Brazil), Rafaela Melo (Ufam, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)
Contribuições da Computação Desplugada no Desenvolvimento do Pensamento Computacional em uma Turma do ensino técnico integrado em Informática
Autores: Carolaine Carvalho Nunes de Souza (IFBAJacobina, Brazil), Luis Gustavo Araújo (Instituto Federal de educação ciência e tecnologia IFBA Campus Jacobina, Brazil), Demson Oliveira Souza (IFBA, Brazil)
WIE ST02 – Ações Extensionistas e Experiências Inovadoras
24/11, segunda-feira às 09:30h no Auditório 1 – EQ
Chair: (à definir)
Ensino e Implantação de Práticas de Inspeção Contínua na Manutenção de Software: Um Relato de Experiência na Disciplina de
Autores: Antônia Naelly Freire de Lima (UFC, Brazil), Jacilane Rabelo (UFC, Brazil)
Um Relato de Experiência sobre Conceitos de Robótica com Arduino: Analisando uma Abordagem Apoiada na Aprendizagem Baseada em Projetos
Autores: Luiz Felipe Lopes da Silva (UFRPE, Brazil), Ezildo Barbosa de Lima Filho (UFRPE, Brazil), Yan Siqueira de Carvalho Leitão, Rodrigo Rodrigues (UFRPE, Brazil), Taciana Pontual Falcão (UFRPE, Brazil)
APRENDIZAGEM GAMIFICADA DIGITAL: EXPLORANDO A CODIFICAÇÃO BINÁRIA, ASCII E RGB.
Autores: Mateus Antônio (Universidade de Pernambuco, Brazil), Allan Maia, Elvis Melo (Universidade de Pernambuco, Brazil)
Impactos Acadêmicos e Profissionais de um Projeto de Ensino de Programação Competitiva no Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Autores: Odair Moreira de Souza (Instituto Federal do Paraná, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil), Leticia Mara Peres (UFPR, Brazil)
Integração do Ensino de Programação no Currículo Escolar: Contribuições e Desafios do Projeto de Extensão Programação nas Escolas
Autores: Ana Lívia Lopes (UFC, Brazil), Arthur Roberto da Silva (UFC, Brazil), Cecilia Mourão Carvalhedo Mesquita (UFC, Brazil), Daniel Magalhães (UFCQUIXADA, Brazil), Francisco Jerferson Martins da Silva (Federal University of Cerará, Brazil), Gabriela Machado (UFCQUIXADA, Brazil), William Marreiro Brito (UFC, Brazil), Viviane Menezes (UFC, Brazil)
MEPE e Robótica na Educação Infantil: Caminhos Metodológicos para o Pensamento Computacional
Autores: Keila Crystyna Brito e Silva (IFES, Brazil), SIMONE Lopes Smiderle Alves (Instituto Federal do Espírito Santo IFES, Brazil), Márcia Gonçalves Oliveira (IFES, Brazil)
Uso de Computação Física para desenvolvimento de Pensamento Computacional: um estudo de caso
Autores: Maria Lúcia P. de Freitas (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)
WIE ST03 – Robótica, Maker e Computação Física
24/11, segunda-feira às 14:00h no Auditório Leo Grossman
Chair: (à definir)
Projeto de Extensão em Robótica Educacional: Impacto Social e Inovação em Alagoas
Autores: Vinicios Carlos (Ifal, Brazil), Renata Imaculada Soares Pereira (Ifal, Brazil)
Uso de Kits LEGO Mindstorms EV3 para o Ensino Inicial de Robótica: Aplicação e Análise em um Curso de Extensão
Autores: José Alexandre Munis Nogueira (UFC, Brazil), Henrique de Almeida Martins (UFC, Brazil), Armando Vinicius Bezerra Barbosa (UFC, Brazil), Reuber Regis de Melo (UFC, Brazil), Pablo Luiz Braga Soares (UFC, Brazil)
JOGOS, PROTOTIPAGEM DIGITAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NO ESPAÇO MAKER
Autores: Roger Silva Pereira (UERGS, Brazil), Vitor Bierhals Fagundes da Silva (UFRGS, Brazil)
Aproximando Crianças e Jovens do Universo do Hardware: Relato de Experiências e Práticas Docentes
Autores: Camilla Fanzlau (IFFAR-SAN, Brazil), Cristina Paludo Santos (URI, Brazil), Leandro Ventura Farias
Microcontroladores, sensores e atuadores no estudo de Circuitos Elétricos e Espectro Eletromagnético: Projetos de Robótica Educacional no ensino Médio
Autores: Leonam Vieira Hemann (UFN, Brazil), Ana Marli Bulegon
Cultura Maker como meio de aprendizagens significativas no Ensino Fundamental Anos Finais
Autores: Karlise Nascimento (Instituto Federal Farroupilha campus Santo Ângelo, Brazil), Samuel M. Forrati (IFFarroupilha, Brazil), Anderson Daniel Stochero (Instituto Federal Farroupilha campus Santo Ângelo, Brazil), Serguei Silva (IFRS, Brazil), Ana Marilza Pernas (UFPEL, Brazil), Tiago Thompsen Primo (UFPEL, Brazil)
WIE ST04 – Metodologias Ativas e Integração Curricular
24/11, segunda-feira às 14:00h no Auditório 1 – EQ
Chair: (à definir)
Entre Faíscas e Cinzas: Uma Experiência Didática Imersiva sobre Queimadas na Amazônia
Autores: Giovanna Bonilha (Ifam, Brazil), Raquel França (Ifam, Brazil), Bianca Araújo (IFAM, Brazil), Thaissa Marinho (Ifam, Brazil), Fabiann Matthaus Barbosa (Ifam, Brazil)
Tecnologias Digitais na Prática Docente: formação para o uso de HQs e tirinhas como ferramentas pedagógicas
Autores: André Almeida Silva (Ufal, Brazil), Lucas Ramos de Oliveira (Ufal, Brazil), Gabriela Cota da Silva (UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Brazil)
Project-Based Learning for Teaching Software Engineering: An Experience Report
Autores: Lucas Denner Soares Rocha (UERN, Brazil), Bernardo José da Silveira Vieira (UERN, Brazil), Ceres G. B, Morais (UERN, Brazil), Raimundo Nonato Bezerra Neto (UERN, Brazil), Pedro Fernandes Ribeiro Neto (UERN, Brazil), Maximiliano Araújo da Silva Lopes (UERN Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brazil), Gabryella Rodrigues (IFPA, Brazil) Trilha 2: Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa ou pensamento computacional
Ensino Baseado em Projetos com Programação Web voltado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Autores: Diego Castro (CEFET/RJ, Brazil), Alan Bianchi de Carvalho (CEFET/RJ, Brazil)
Minecraft na Educação em Engenharia de Software: Um relato interdisciplinar de aprendizagem baseada em projetos
Autores: Jefferson Rodrigo Speck (UNIOESTE, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil)
A metodologia de aprendizagem baseada em projetos aplicada à construção da atividade de prototipação de catapultas medievais em um espaço maker
Autores: Roger Silva Pereira (UERGS, Brazil), Fabricia Damando (UERGS/Guaíba, Brazil) Trilha 1: Experiências tecnológicas associadas ao movimento “maker”
WIE ST05 – Inteligência Artificial e Novas Tecnologias
25/11, terça-feira às 09:30h no Auditório Leo Grossman
Chair: (à definir)
What Do Teachers Think About AI? An Empirical Study Based on the TPU-AIED-Q
Autores: Thomaz Edson Veloso (NEES-UFAL, Brazil), André Araújo de Lima, Ronathan Nascimento Veloso
Educação em Inteligência Artificial: Um relato de experiência com estudantes do ensino médio
Autores: Nayra Marques de Souza (UFRJ, Brazil), Mylena Dias Bento (UFRJ, Brazil), Pedro Paulo da Silva Ramos, Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana (UFRJ, Brazil), Janaina Sant Anna Gomide (Federal University of Rio de Janeiro, Brazil), Flávia Ribeiro Villela Fernandes, Jefferson Ribeiro Nogueira
Aprendizagem Criativa como Arcabouço Pedagógico para o Uso da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Básico
Autores: Flávia Linhalis (UNICAMP, Brazil), Paulo César Polastri (Nied/Unicamp, Brazil), Julio Cesar Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, Brazil)
Geração de questões de programação baseada em templates e IA generativa
Autores: Abner Santana (Dimap/UFRN, Brazil), Francisco Genivan Silva (IFRN, Brazil), Jadson Lucas Gomes Souza (Dimap/UFRN, Brazil), Júlio César da Silva Dantas (UFRN, Brazil), Eduardo Aranha (UFRN, Brazil)
IA na Educação Básica: um estudo descritivo-exploratório com Google Teachable Machine e MIT RAISE Playground
Autores: José Brito (Uea, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Márcia S. Lima (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)
Aplicando ChatGPT e Figma no Desenvolvimento da Atividade Gamificada Empatize para o Ensino de Design Thinking: Um Relato Experiência
Autores: Carlos Eduardo Portela Serra de Castro (UFMA, Brazil), Pedro Pacheco, Vitor Gabriel (UFMA, Brazil), Sabryna Araújo (UFMA, Brazil), Joanne Lima (UFMA, Brazil), Ivana Marcia Oliveira Paiva (IFMA, Brazil), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA, Brazil), Luis Rivero (UFMA, Brazil)
Avaliação Automatizada de Relatórios Experimentais de Física com Gemini AI Studio: Um Relato de Experiência
Autores: Tábata Caroline Gonçalves Mendes (Instituto Federal de São Paulo Campus São José dos Campos, Brazil), Kenya Aparecida Alves (Instituto Federal de São Paulo Campus São José dos Campos, Brazil)
WIE ST06 – Formação de Professores e Políticas Públicas
25/11, terça-feira às 14:00h no Auditório Leo Grossman
Chair: (à definir)
Por Trás das Telas: Metodologias Ativas para Desvelar a Poluição Invisível da Era Digital para a Formação Docente
Autores: Íris A. S. Locatelli (UTFPR, Brazil), Henrique L. de Barros, Gustavo M. de Almeida, João Guilherme M. Silva (UTFPR, Brazil), Augusto César Graeml (UTFPR, Brazil), Rita Berardi (UTFPR, Brazil), Nádia P. Kozievitch (UTFPR, Brazil)
Os Algoritmos de Dobraduras Modulares de Papel: um processo de resolver problemas com matemática
Autores: Aline Bona (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil), Rafaela Germano (UFRGS, Brazil), Marcelo Magalhães (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil)
O Uso de Inteligência Artificial na Formação de Professores como Ferramenta de Transformação Digital na Educação 4.0
Autores: José Bruno da Silva Santos (IFRS, Brazil), Eliana Beatriz Pereira (IFRS, Brazil), Renata Imaculada Soares Pereira (Ifal, Brazil)
Arqueologia do Computar: mediações entre a BNCC-Computação, a robótica educacional e as práticas docentes pautadas pelos estudos CTS
Autores: Larissa Paschoalin (UTFPR, Brazil), Kelly Dayane Aguiar (SMECuritiba, Brazil), Leander Cordeiro de Oliveira (UTFPR, Brazil), William Coelho de Araujo Fagundes (UTFPR, Brazil), Leonelo Dell Anhol Almeida (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brazil), Marilia Amaral (UTFPR, Brazil)
Estratégias de articulação intersetorial para o letramento digital docente e Educação em Computação na Educação Integral em Tempo Ampliado 2018-2024.
Autores: Kelly Dayane Aguiar (SMECuritiba, Brazil), Henrique José Polato Gomes (PUC Paraná, Brazil), Marilia Amaral (UTFPR, Brazil), Leonelo Dell Anhol Almeida (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brazil)
Explorando TPACK e Ciberformação em uma formação continuada para o ensino de Computação na Educação Básica
Autores: Luiz Bonadiman (UNIOESTE, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil), Marcia Regina Kaminski (SEMED Cascavel, Brazil)
WIE ST07 – Inclusão, Diversidade e Interdisciplinaridade
26/11, quarta-feira às 09:30 no Auditório Leo Grossman
Chair: (à definir)
Ambientes Multissensoriais na Educação Musical de Surdos: Uma Abordagem Design-Based Research
Autores: Cristiano da Silva Benites (MACK, Brazil), Ismar Frango Silveira (MACK, Brazil), Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (MACK, Brazil)
Relato de Experiência sobre Incentivo a Participação de Meninas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
Autores: Eduarda Miguel (UFJF, Brazil), Lara Esteves, Mell R Rocha (UFJF, Brazil), Suelen A B Alves de Assis, Luciana Brugiolo Gonçalves (UFJF, Brazil), Lorenza Moreno (UFJF, Brazil), Alessandreia Marta de Oliveira (UFJF, Brazil), Barbara Quintela (UFJF, Brazil)
Promovendo o Pensamento Computacional entre Meninas Gaúchas: Uma Experiência Prática no Ensino Fundamental
Autores: Rafaela Jardim (UFRGS, Brazil), Raquel Salcedo Gomes (UFRGS, Brazil), Andresa Mutz (UFRGS, Brazil), Isadora Sotel
BNCC Computação e mulheres em STEM: um estudo sobre aproximações possíveis
Autores: Marilia Amaral (UTFPR, Brazil), Leonelo Dell Anhol Almeida (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brazil), Leander Cordeiro de Oliveira (UTFPR, Brazil), Letícia Pegorini Lemes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil), Ana Flávia Valle (UTFPR, Brazil)
Desconstruindo Estereótipos de Gênero em STEM: Uma Abordagem do Design Thinking no Ensino de Práticas que promovem o Pensamento Computacional
Autores: Ana Elisa Ghanem Zanon (UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil), Giovanna Cabral de Souza Guedes (UDESC, Brazil), Gabriela Pauli de Oliveira (UDESC, Brazil), Laís Pisetta Van Vossen (UDESC, Brazil), Joice Luiz Jeronimo (IFSC, Brazil), Everlin F.C. Marques (Universidade Do Estado de Santa Catarina UDESC, Brazil), Isabela Gasparini (UDESC, Brazil)
Educação Tecnológica e Gênero: Desconstruindo Estigmas e Transformando Percepções no Ensino de Robótica
Autores: Ingrid Gabrielly Câmara Lira (UERN, Brazil), Allany Santos Rodrigues (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Brazil), Dyelle Hemylle Nunes Almeida (UERN, Brazil), Lyziane da Silva Nogueira (UERN, Brazil), João Vitor Fernandes (UERN, Brazil), Alicia Monteiro Barros (UERN, Brazil), Sebastião Emidio Alves Filho (UERN, Brazil), Ceres G. B, Morais (UERN, Brazil), Jessica Neiva Leite (UERN, Brazil)
Códigos que Aproximam: Relato de Experiência sobre Formação e Pertencimento Feminino na Programação Competitiva
Autores: Arlana Braga da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Brazil), Bianca Araújo (IFAM, Brazil), Sabrina da Silva Frazão (Ifam, Brazil), Fabiann Matthaus Barbosa (Ifam, Brazil)
WIE ST08 – Abordagens para o Ensino de Tecnologias
26/11, quarta-feira às 14:00 no Auditório Leo Grossman
Chair: (à definir)
A Transformação de Percepções sobre a Computação a partir da Participação em Oficinas do Projeto Emíli@s
Autores: Marcia Hino (UTFPR, Brazil), Nádia P. Kozievitch (UTFPR, Brazil), Maria Claudia Figueiredo Pereira Emer (UTFPR, Brazil), Mariangela Gomes Setti (UTFPR, Brazil), Tainara Silva Novaes (UTFPR, Brazil)
Oficinas de Letramento em Dados: Ações Extensionistas para a Educação Digital de Estudantes
Autores: Andréa Sabedra Bordin (UFSC, Brazil), Welinton B. Garcia, Mateus K. Oliveira, Lydia Carvalho (UFSC, Brazil)
Aplicação do MEA-SAI no Ensino de Projeto e Arquitetura de Sistemas: Uma Experiência com Sala de Aula Invertida
Autores: Nathalino Pachêco (Unifor, Brazil)
PantanalQuest: Integrando o Ensino de Biomas e o Pensamento Computacional
Autores: Esteic Janaina Santos Batista (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil), Beatriz Lima Pereira (UFMS, Brazil), Pedro Henrique Rodrigues (UFMS, Brazil), Lucas Rodrigues (UFMS, Brazil), Matheus Santos (UFMS, Brazil), Gabriel Barberiz (UFMS, Brazil), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS, Brazil), Debora Maria Barroso Paiva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil)
WIE ST09 – Tecnologias e Plataformas de Apoio
27/11, quinta-feira às 09:30h no Salão Nobre Tecnologia
Chair: (à definir)
A Abordagem STEAM da Robô Anna no Contexto Educacional Brasileiro
Autores: Paula da Silva (INATEL, Brazil), Elaine Cristina De Cássia Silva (INATEL, Brazil), Laura Pivoto Ambrósio (INATEL, Brazil), Graziele Rodrigues (UFOP, Brazil), Evandro César César Vilas Boas (National Institute of Telecommunications, Brazil), Guilherme Pedro Aquino (INATEL, Brazil)
Monitoria Estudantil com Discord: Um Caminho para o Engajamento e Aprendizagem em Cursos de Computação EaD
Autores: Joselaine Valaski (PUCPR, Brazil), KELLY RAFAELA OTEMAIER, JOICE DE OLIVEIRA PETRECCA TOMASCHITZ (PUCPR, Brazil)
EdDevOps Teaching and Learning Method: Impacts on IS Students’ Performance and Motivation
Autores: Alexandre Grotta (Instituto Federal de São Paulo, Brazil), Edmir Parada Vasques Prado (University of São Paulo, Brazil), Juliana Maria de Vargas Ferreira Freire (University of São Paulo, Brazil)
Prepara Enade: Plataforma Web para Apoiar o Desempenho dos Concluintes de Licenciatura em Computação em Conteúdos de Educação Especial e Inclusiva
Autores: Laissa Martins de Brito (Uea, Brazil), Fátima Souza do Nascimento (Universidade do Estado do Amazonas UEA, Brazil), Victor Cesar Silva Monteiro (UEA Universidade do Estado do Amazonas, Brazil), Andreza Bastos Mourão (Uea, Brazil)
Disseminação e Customização de um Plugin para Gestão do Tipo de Utilização de Cursos no AVA Moodle
Autores: Alexandre José de Carvalho Silva (UFLA, Brazil), PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS MATEUS, ISADORA GOMES MELO CUNHA (UFLA, Brazil), BRUNO DE ALMEIDA DE PAULA, LUCAS CARVALHO FERREIRA (UFLA, Brazil), RAFAELA LUZ BARACHO SANTOS, Heitor Augustus Xavier Costa (Federal University of Lavras, Brazil), CLEBER CARVALHO DE CASTRO, Maurício Souza (UFLA, Brazil), Paula Christina Figueira Cardoso (UFPA, Brazil), Renata Teles Moreira (UFLA, Brazil), Paulo Afonso Parreira Júnior (UFLA, Brazil)
Relatos de Experiências com a Plataforma Khan Academy para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
Autores: Luiz Carlos Moreira (UFJF, Brazil), Victor Stroele (Federal University of Juiz de Fora, Brazil), Regina Braga (UFJF, Brazil), Liamara Scortegagna (UFJF, Brazil)
Robótica Educacional e o Ensino de Computação em Práticas Interdisciplinares Baseadas na Abordagem STEAM em um Espaço Não-Formal
Autores: Natalia Ferreira Ramos, Genarde Macedo Trindade (Uea, Brazil), Eduardo de Andrade Mendonça, Jose Paulo Palheta Melo
WIE ST10 – Experiências Criativas
27/11, quinta-feira às 14:00 no Salão Nobre Tecnologia
Chair: (à definir)
Experiencing embodied creativity through a tangible storytelling artifact
Autores: Marleny Luque Carbajal (University of Campinas, Brazil), Maria Cecília Calani Baranauskas
Trilhas digitais gamificadas no ensino de Matemática: proposta para os estudos de aprendizagem contínua.
Autores: Marisandra Goreti Mendes (PPGIE/UFRGS, Brazil), Rosane Aragón (FACED/UFRGS, Brazil)
IAGen na Formação Docente: Autoria Criativa como Desdobramento da Implementação da Computação em Omitido
Autores: Raquel Machado Leite (UFRGS, Brazil), Jonas Szutkoski (UFCSPA, Brazil), Alberto Canto (UFRGS, Brazil), Raquel Salcedo Gomes (UFRGS, Brazil), Rodrigo Ghirardelli Souza (PGIE/UFRGS, Brazil)
Formação docente para o ensino-aprendizagem de Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos com Poesia Compilada
Autores: Soraya Medeiros (Centro de Informática CIn, Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Brazil), Patrícia Tedesco (UFPE, Brazil)
Expressar-se digitalmente: uma experiência de autoria e identidade no 3º ano do Ensino Fundamental
Autores: Raquel Fernandes (UFRJ, Brazil), Fernanda Couto Araujo (UFRJ, Brazil), Juliana Baptista dos Santos França (UFRJ, Brazil), Claudia Motta (UFRJ, Brazil)
Arquitetura Pedagógica com Histórias Digitais Cooperativas: Uma Experiência no Ensino de Polígonos Regulares
Autores: MIRIAM MULLER (UFRGS, Brazil), Crediné Silva de Menezes (UFRGS, Brazil)