CBIE 2025

Agenda da JAIE 2025

Jornadas de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2025)

JAIE1 – IA Generativa na Educação: Ensino de Game Design Documents Apoiado por Engenharia de Prompt

24/11, segunda-feira das 09:30 às 16:00h, nos Labs 1 e 2

Autores: Raimundo Nonato Bezerra Neto (UERN, Brazil), Eduardo Henrique da Silva Aranha (UFRN, Brazil), Kleber Tavares Fernandes (Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil)

Resumo: Este minicurso apresenta uma proposta formativa para o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAg) na criação de Game Design Documents (GDDs) em contextos educacionais. A abordagem articula estratégias de prompting estruturado, autoria estudantil e integração curricular, com foco no desenvolvimento de competências digitais, criatividade e pensamento computacional. São discutidos fundamentos conceituais sobre GDDs, técnicas de engenharia de prompt e o papel da IAg como apoio à escrita, combinando exposições teóricas com atividades práticas de geração automatizada de conteúdo e análise crítica dos resultados. A proposta é voltada a professores da educação básica, estudantes de licenciatura e pesquisadores interessados em tecnologias aplicadas à educação, promovendo uma utilização ética, crítica e pedagógica da IA na criação de jogos digitais no ambiente educacional. Espera-se que os participantes estejam aptos a utilizar a IAg como aliada na mediação da escrita, fortalecendo práticas autorais, reflexivas e alinhadas às demandas da educação digital contemporânea.

JAIE2 – Do Requisito à Realidade: Desenvolvendo Sistema IoT com Design Socialmente Consciente e Representações Visuais Imersivas

24/11, segunda-feira das 09:30h às 16:00h no Lab 5

Autores: Eduarda M. Almeida (UNIPAR, Brazil), Flávia Belintani Blum Haddad (UTFPR, Brazil), Leticia Mara Peres (UFPR, Brazil)

Resumo: Este curso apresenta um framework que integra o Design Socialmente Consciente, a modelagem visual de requisitos e tecnologias de Realidade Estendida, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de sistemas baseados em Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things). Busca capacitar estudantes, docentes e profissionais a aplicarem práticas colaborativas para elicitação e modelagem de requisitos sociotécnicos, com ênfase na compreensão do contexto social, na empatia e na comunicação acessível. Seu processo é estruturado em três etapas, a concepção, modelagem e visualização de requisitos IoT e adota abordagem prática e interativa, promovendo aprendizagem ativa por meio de dinâmicas em grupo, ferramentas visuais digitais e materiais didáticos acessíveis. Ao integrar aspectos sociais, visuais e imersivos à engenharia de requisitos, contribui para formar profissionais mais conscientes, colaborativos e preparados para enfrentar os desafios do desenvolvimento de sistemas IoT em contextos reais e diversos.

JAIE3 – Micro:bit na prática: explorando fundamentos de Computação Física e Pensamento Computacional na Educação Básica

25/11, terça-feira das 09:30 às 16:00h, nos  Labs 1 e 2

Autores: Marcelo de Almeida Viana (Facti – Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação, Brazil), Adriana Pereira da Silva (Facti – Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação, Brazil), Luciano Naldi (Facti – Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação, Brazil)

ResumoEste minicurso apresenta uma formação introdutória sobre Computação Física com o micro:bit, articulando teoria e prática a partir de abordagens como Pensamento Computacional, STEAM e Cultura Maker. Os participantes terão a oportunidade de explorar as funcionalidades do microcontrolador, programando sensores e atuadores por meio do ambiente MakeCode, com foco em atividades que integrem diferentes áreas do conhecimento da Educação Básica. A proposta inclui a criação de projetos práticos que desenvolvem os quatro pilares do PC, alinhados à Base Nacional Comum Curricular. O curso também promove uma reflexão crítica sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais e sua aplicabilidade em contextos escolares reais, destinado a educadores, estudantes e pesquisadores interessados em Metodologias Ativas, inovação educacional e práticas com tecnologias acessíveis.

JAIE4 – Design de Materiais Imersivos para o Ensino em Ambientes de Realidade Estendida

25/11, terça-feira das 09:30 às 16:00h na PUC-PR

Autores: Laura Coura (UFOP, Brazil), Muhammad Ahsan (UFOP, Brazil), Bruno Adachi (Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, Brazil), Silvia Amelia Bim (UTFPR, Brazil), Silvio Luiz Bragatto Boss (UTFPR, Brazil), Andreia Malucelli (PUCPR, Brazil), Sheila Reinehr (PUCPR, Brazil), Reinaldo Silva Fortes (UFOP, Brazil), Saul Emanuel Delabrida (Federal University of Ouro Preto, Brazil)

Resumo: A aplicação de tecnologias de caráter imersivo, como jogos de Realidade Estendida, tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito educacional, graças às suas possibilidades de interação que, por consequência, têm o potencial de aumentar o interesse e participação dos alunos. Em especial, a Realidade Aumentada (RA) se destaca ao ser uma tecnologia mais acessível, considerando sua aplicação por meio de dispositivos móveis e por poder ser incorporada junto a materiais didáticos como livros. Sendo assim, este curso apresenta os principais tópicos e o processo de design abordados em um minicurso que visa ensinar docentes e futuros docentes a projetar materiais de RA utilizando o framework Canvas de Design de Jogos Imersivos e dois livros como base. Logo, discute-se os fundamentos e exemplos de RA e Canvas de Design de Jogos, expondo também o Canvas e os livros utilizados no minicurso, de modo a incentivar reflexões sobre o uso de tecnologias imersivas na Educação e o papel de professores neste uso, assim como também incentivar propostas similares. 

JAIE5 – Personalização de Aprendizagem com Inteligência Artificial: Fundamentos, Práticas e Ressignificação do Papel Docente

26/11, quarta-feira das 09:30 às 16:00 nos Labs 1 e 2

Autores: Aline de Campos (PUCRS, Brazil), Lucia Maria Martins Giraffa (Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Brazil)


Resumo
Este minicurso apresenta fundamentos conceituais e aplicações práticas de Inteligência Artificial (IA) para processos de personalização da aprendizagem. Partindo do Marco Referencial de Competências em IA para professores da UNESCO (2025), pretende-se integrar as bases da IA e dos métodos de personalização. Além disso, serão debatidas as diretrizes e políticas públicas baseadas em dados, enfatizando implicações éticas e soci- ais. De forma prática, os participantes poderão explorar processos e cenários emergentes, tais como modelagem de alunos, sistemas adaptativos e analíticas de aprendizagem, comparando recursos e ferramentas, bem como suas aplicações em diferentes estudos de caso. A dinâmica combinará exposições dialogadas e atividades práticas, individuais e em pequenos grupos. Utilizando design thinking, cada participante elaborará uma sequência didática personalizada, orientada por dados, que integre IA de forma ética e alinhada ao currículo. Ao final, espera-se que o grupo produza um microprojeto pronto para aplicação em sala de aula. 

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