CBIE 2025

Agenda do SBIE 2025
XXXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

SBIE ST01 – IA Generativa para Avaliação Educacional

24/11, segunda-feira às 09:30 no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

Automatic Scoring of Elementary School Essays in Brazilian Portuguese with LLMs: Comparing Gemini, GPT-4o, Claude, and Mistral

Autores: Jamilla Lobo (CESAR School, Brazil), Lenon Anthony, Andreza Falcão (UFRPE, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)

 

Avaliação da Aprendizagem em Programação com IA Generativa na Educação Profissional e Tecnológica

Autores: Paulo Cesar Rodacki Gomes (IFC, Brazil), Jomi Fred Hübner (UFSC, Brazil)

 

GPT-3.5 for Data Augmentation in Automatic Essay Scoring: A Preliminary Analysis

Autores: Ruan Carvalho (UFRPE, Brazil), Péricles Miranda (Universidade Federal Rural de Pernabuco, Brazil), Hilário Tomaz Alves de Oliveira (IFES, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)

 

LLMAgentGrader: Sistema Multiagente com DeepSeek para Correção Automática Aprimorada de Respostas Curtas

Autores: Rodrigues Neto (UFRPE, Brazil), Gabriel Alves (UFRPE, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)

 

Uma Análise Comparativa de LLMs com Técnicas de Engenharia de Prompt para Classificação Automática de Respostas Curtas

Autores: Heder Silva Santos (IF Goiano, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil)

 

The Role of LLM-Based Tools in Shaping Data Science Student Behavior

Autores: Felipe Siqueira (UFCG, Brazil), Cláudio Elízio Calazans Campelo (UFCG, Brazil)

 

Smarter Questions, Smaller Models: RAG-Enhanced Multiple-Choice Question Generation for POSCOMP

Autores: José Robson da Silva Araujo Junior (UFCG, Brazil), Leandro Balby Marinho (Federal University of Campina Grande, Brazil), Livia Sampaio (Federal University of Campina Grande, Brazil), Kemilli Nicole dos Santos Lima (UFCG, Brazil), David Pereira (UFCG, Brazil), Helen Bento Cavalcanti, Ana Luíza Cavalcante Ramos, Eliane Araújo (UFCG, Brazil)

SBIE ST02 – Chatbots e Agentes Conversacionais Educacionais

24/11, segunda-feira às 09:30h no Salão Nobre Tecnologia

Chair: (à definir)

 

Inteligência Artificial Agêntica na Educação: Um Agente Conversacional para Construção de Competências na Educação Básica

Autores: José Pedro Schardosim Simão (UFRGS, Brazil), Letícia Sophia Rocha Machado, Juarez Bento da Silva (UFSC, Brazil), Patricia Alejandra Alejandra Behar (UFRGS, Brazil)

 

CoderBot 2.0: Integrating LLM and Prompt Engineering in the Evolution of an Educational Chatbot

Autores: Andre Luiz Mendes (UNIPAMPA, Brazil), Arthur Provenzi Parizotto, Renato Garcia (IFMS, Brazil), Marcelino Vitor dos Santos Garcia (UEM, Brazil), Gilleanes Thorwald Araujo Guedes (Federal University of Pampa, Brazil), Ricardo Vilela (UNICAMP, Brazil), Pedro Henrique Dias Valle (USP, Brazil), Renato Balancieri (UEM, Brazil), Williamson Silva (UFCA, Brazil)

 

A Systematic Mapping Study on the Use of Chatbots in Programming Education

Autores: Marcelino Vitor dos Santos Garcia (UEM, Brazil), Renato Garcia (IFMS, Brazil), Arthur Provenzi Parizotto, Andre Luiz Mendes (UNIPAMPA, Brazil), Pedro Henrique Dias Valle (USP, Brazil), Ricardo Vilela (UNICAMP, Brazil), Renato Balancieri (UEM, Brazil), Williamson Silva (UFCA, Brazil)

 

Um chatbot treinado para entender intenções de estudantes em diálogos sobre teste de software

Autores: Thiago Musico, Silvana Morita Melo (UFGD, Brazil), Leo Natan Paschoal (PUCPR, Brazil), Simone do Rocio Senger Souza (USP, Brazil)

 

Explorando práticas inovadoras no ensino de Funções Matemáticas com o Mathbot: um estudo piloto

Autores: Iasmim Henrique Dias (UFJF, Brazil), Liamara Scortegagna (UFJF, Brazil), Maycon Magalhães (UFJF, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil)

 

Criação e Aplicação de um Chatbot Educacional para o Ensino de Geometria Analítica

Autores: Maycon Magalhães (UFJF, Brazil), Iasmim Henrique Dias (UFJF, Brazil), Liamara Scortegagna (UFJF, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil)

 

Sabiá: Um Chatbot de Inteligência Artificial Generativa para Suporte no Dia a Dia do Ensino Superior

Autores: Guilherme Biava Rodrigues (UTFPR, Brazil), Franciele Beal (UTFPR, Brazil), Marlon Marcon (UTFPR, Brazil), Alinne Souza (UTFPR, Brazil), Rodolfo Adamshuk Silva (UTFPR, Brazil), Francisco Carlos Monteiro Souza (UTFPR, Brazil), Andre Roberto Ortoncelli (UTFPR, Brazil)

SBIE ST03 – IA Generativa para Autoria de Conteúdo e Recursos

24/11, segunda-feira às 14:00 no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

Do Algoritmo à Inclusão: O Uso da IA na Criação de Planos de Aula para Robótica Educacional

Autores: Samira Rabelo (UFPA, Brazil), Fabiola P. O. Araújo (UFPA, Brazil)

 

Suporte à Elaboração Matriz Curricular e Disciplinas com Inteligência Artificial Generativa e Grafos para Cursos de Graduação

Autores: Néfi Fernandes (Universidade Federal Ruaral de Pernambuco, Brazil), Maria da Conceicao Moraes Batista, Gabriel Alves (UFRPE, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil), Roberta Macedo Marques Gouveia (UFRPE, Brazil)

 

Geração de Questões com LLMs Leves: Um Estudo Inicial sobre a Percepção de Educadores

Autores: Mateus Monteiro Santos (Ufal, Brazil), Aristoteles Barros (Ufal, Brazil), Ermesson Santos, Jardilene Gomes da Silva (UFAL Universidade Federal de Alagoas, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Valmir Macario (UFRPE, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná, Brazil), Diego Dermeval (Unversidade Federal de Alagoas, Brazil)

 

LLM-Based Automatic Generation of Multiple-Choice Questions With Meaningful Distractors

Autores: VICTOR SOTELO (Instituto de Computação / Unicamp, Brazil), Andre Gomes Regino (UNICAMP, Brazil), Rodrigo Bonacin (CTI Renato Archer, Brazil), Julio Cesar Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, Brazil)

 

Designing an LLM-based Multiagent System for Generating Activities and their Rubrics: A Study on Data Mining

Autores: Eryck Silva (UNICAMP, Brazil), Julio Cesar Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, Brazil)

 

Automatic Generation of School Activities for Teaching English to Children

Autores: Lorenna Lucena (UFCG, Brazil), Cláudio Elízio Calazans Campelo (UFCG, Brazil), Matheus Santos (UFCG, Brazil)

SBIE ST04 – Aplicações de IA na Educação

24/11, segunda-feira às 14:00 no Salão Nobre Tecnologia

Chair: (à definir)

 

Estimulando a Metacognição de Estudantes por meio da Tutoria Virtual com IA Generativa

Autores: Vitória Camelo (Centro de Informática, UFPB, Brazil), Clauirton Albuquerque Siebra (UFPB, Brazil)

 

Abordagem com LLM para Geração Automatizada de Feedback no Ensino de Programação de Computadores

Autores: Edson P. Pimentel (UFABC, Brazil), Rodrigo Takeuti, Lucas Dantas Lima da Silva (UFABC, Brazil), Juliana Cristina Braga Braga (UFABC, Brazil)

 

Uso de Inteligência Artificial e Pensamento Computacional na Estimulação Cognitiva de Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores: Cintia Reis de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brazil), Francelmo Guimarães de Farias (UFRN, Brazil), Isabel Dillmann Nunes (UFRN, Brazil), Letícia Sophia Rocha Machado, Sílvio César Cazella (UFCSPA, Brazil)

 

ConRec: An Ontology-Based Recommender System for Concept Coverage in Education Enhanced with a Gamified Chatbot Interface

Autores: Clarivando Francisco Belizário Júnior (UFU, Brazil), Fabiano Azevedo Dorça (UFU, Brazil), Luciana Assis (UFVJM, Brazil), Alessandro Vivas (UFVJM, Brazil), Renan Cattelan (UFU, Brazil), Arthur Henrique de Souza

 

Feedback Formativo Automatizado com LLMs: Desenvolvimento e Análise de um Sistema para Aprendizagem Progressiva em Programação

Autores: Francisco Genivan Silva (IFRN, Brazil), Eduardo Henrique da Silva Aranha (UFRN, Brazil)

 

Ferramentas de IA Generativas de Textos na Educação Básica: Uma perspectiva docente

Autores: Marcus da Rosa, Ricardo Diniz (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brazil), Winy Soares (Unifesspa, Brazil), Luan Assis, Andre Santos, joao carvalho, Alex de Souza Vieira (Unifesspa, Brazil)

 

Agentes conversacionais para apoiar a educação (chatbots, pedagogical agents, entre outros)Ambientes, metodologias e sistemas para autoria de materiais didáticosIA Generativa aplicada à Educação

SBIE ST05 – Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

25/11, terça-feira às 09:30 no Auditório Administração

Chair: (à definir)

 

De Sinais a Texto: Um Sistema Inteligente para Tradução Automática de LIBRAS com Foco na Inclusão Educacional

Autores: Ana Mara de Figueiredo (IFF, Brazil), Aline Vilela Guarisi (IFF, Brazil), Gabriely Vicente (IFF, Brazil), Vivia Mery Souza, Camila Feres Valinho (IFF, Brazil)

 

Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado: Especificação de Diretrizes Voltadas às Necessidades de Estudantes Cegos

Autores: Eliana Zen (IFFarroupilha, Brazil), Tatiana Aires Tavares (UFPEL, Brazil), Vinicius Kruger da Costa (IFSul, Brazil), Lucas Gonçalves Camargo Martins

 

Metodologias e tecnologias assistivas no ensino de biologia para deficientes visuais: uma revisão sistemática de literatura

Autores: Tania Lobo Viana (UFPA, Brazil), Heleno Fülber (UFPA, Brazil), Bruno Merlin (UFPA, Brazil), Uilisses Viana Da Silva (UFPA, Brazil), Viviane Almeida dos Santos (UFPA, Brazil)

 

Assistente Virtual por Comando de Voz para Apoiar o Ensino e a Autonomia de Estudantes com Deficiência Motora

Autores: Gian Pontes (IFFluminense, Brazil), Ana Mara de Figueiredo (IFF, Brazil), Francisco Freitas, Orlando Pereira Afonso Júnior (Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna, Brazil)

 

AUTISMALG: Aplicativo para Auxiliar no Ensino da Identificação e Contagem de Algarismos para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores: Fábio Junior Alves (Instituto Federal de Machado, Brazil), Emerson Assis Carvalho (UNIFEI, Brazil), Josué Leite (IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO, Brazil), Emerson Paiva (IFSULDEMINAS, Brazil), Guilherme Sousa Bastos (UNIFEI, Brazil)

 

Exploring Educational Software in Computing Education for Students with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Mapping Study

Autores: Kennedy Silva (UFMS, Brazil), Debora Maria Barroso Paiva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS, Brazil), Leandro Soares Guedes (IFMS, Brazil)

 

Acessibilidade de Fórmulas Matemáticas em Artigos Científicos na Web para Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior

Autores: Eduardo Augusto Ribeiro (UFLA, Brazil), Saimon Gabriel de Andrade (UFLA, Brazil), Andre Pimenta Freire (UFLA, Brazil)

SBIE ST06 – Tecnologias Emergentes aplicadas à Educação

25/11, terça-feira às 09:30h no Salão Nobre Tecnologia

Chair: (à definir)

 

Aplicando uma Robótica Educacional Lúdica e Gamificada no Complemento de Terapias de Crianças Portadoras do TEA

Autores: Victor Travassos Sarinho (UEFS, Brazil)

 

Conquistando o Espaço com Realidade Aumentada e Web na Educação

Autores: Laura Reggio (UFABC, Brazil), Lyncoln Ferreira (UFABC, Brazil), Bruna Ramirez (UFABC Universidade Federal do ABC, Brazil), Cláudia Celeste Celestino (UFABC, Brazil)

 

Escape Room Educacional Digital como Ferramenta de Aprendizado na Disciplina de Banco de Dados

Autores: Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO, Brazil), Ronney Moreira de Castro (UFJF, Brazil), Eduardo Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Brazil)

 

Impacto de la Robótica Educativa en el Desarrollo de Nociones Espaciales en Niños de Edades Tempranas

Autores: Marcela Martínez Córdoba, Sandra Jackeline Guerrero Leiton, Diana Julieth López Ojeda, Greis Silva-Calpa (Departamento de Informatica PUC-Rio, Brazil)

PythonCraft: Jogo Educacional para reforçar a Aprendizagem de Python, utilizando a Plataforma Minecraft Education

Autores: Alyson Souza Silva (Uea, Brazil), Luiza Schirmer (Uea, Brazil), Henrique Taquita Jardim (Uea, Brazil), Diego Araujo Belarmino (Uea, Brazil), DAVI GARCIA (UEA Universidade do Estado do Amazonas, Brazil), Andreza Bastos Mourão (Uea, Brazil)

Emoções Navegáveis: Aplicativo Educativo/ Terapêutico para Reconhecimento de Emoções por Pessoas com TEA

Autores: Betânia Lobo Viana (UFPA, Brazil), Heleno Fülber (UFPA, Brazil), Bruno Merlin (UFPA, Brazil)

Jogadores de Jogos Digitais Sob a Perspectiva da InfoVis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores: Thiago Pimenta Barros Silva (UDESC, Brazil), Avanilde Kemczinski (UDESC, Brazil), Luciana Rita Guedes (UDESC, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)

Realidade Aumentada Aplicada à Educação: Uma Experiência Imersiva na Formação de Acadêmicos em Sistemas de Informação

Autores: Bruno Pablo Coelho dos Santos (UTFPR, Brazil), Jean Patric da Costa (UTFPR, Brazil), Maici D. Leite (UTFPR, Brazil)

SBIE ST07 – Pensamento Computacional na Educação Básica

25/11, terça-feira às 09:30h no Miniauditório da Engenharia Química (EQ)

Chair: (à definir)

 

LudoTech: Um Jogo de Tabuleiro para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Autores: Mannoella Renata Lima Pereira (UFPB, Brazil), Ana Liz Souto Oliveira (UFPB, Brazil), Wilkerson L. Andrade (UFCG, Brazil)

 

Relações entre Mecânicas de Jogos de Tabuleiro e os Pilares do Pensamento Computacional

Autores: Huan Lima (UFRPE, Brazil), Taciana Pontual Falcão (UFRPE, Brazil)

 

Entre Dobras e Códigos: Algoritmos de Dobraduras Plugadas no GeoGebra

Autores: Rafaela Germano (UFRGS, Brazil), Aline Bona (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil), Leandra Anversa Fioreze (UFRGS, Brazil)

 

A Computação como Componente Curricular nos anos inicias do Ensino Fundamental: Discussões sobre a BNCC Computação e o Quadro Organizador Municipal

Autores: Halyne Czmola de Lima, Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Fábio Roberto Petroski, Fernanda Aparecida Greboge

 

Explorando o Micro:bit no Desenvolvimento Interdisciplinar do Pensamento Computacional e da BNCC

Autores: Alma Gabriela Villamediana Osorio (IFSul, Brazil), Tauã Milech Cabreira (UFPEL, Brazil)

 

ODS Adventure: Um RPG Educativo para o Ensino de Sustentabilidade e Estímulo ao Pensamento Computacional em Crianças com TEA

Autores: Gabriel Moraes, Felipe Maia (UEL, Brazil), Maria Ivanilse Calderon Ribeiro (Ufam, Brazil)

 

Conectando Saberes: Conhecimento, Eixos da Computação e Pensamento Sistêmico na Educação Básica

Autores: Antonio Alexandre Lima (UNIRIO, Brazil), Marcelo Tibau (UNIRIO, Brazil), Sean W. M. Siqueira (UNIRIO, Brazil)

SBIE ST08 – Gamificação aplicada à Educação

25/11, terça-feira às 14:00 no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

Gamificação com Kahoot! no Ensino Técnico de Modelagem Conceitual de Banco de Dados: Um Estudo Quase-Experimental

Autores: Maria Marli Milan Luqueta (Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Brazil), Josue Junior Guimarães Ramos (CTI- Centro de Tecnologia da Infromação Renato Archer, Brazil), Rodrigo Bonacin (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Brazil)

 

Desenvolvimento e Avaliação da Plataforma Quiz Legends: Uma Abordagem Gamificada no Processo Educacional

Autores: Matheus Menezes (Ufam, Brazil), José Francisco Magalhães Netto (Ufam, Brazil), Ronilson Cavalcante da Silva (IComp/UFAM, Brazil)

 

Integração de Jogos Digitais e Gamificação no Ensino de Inglês em Sala de Aula: Um Estudo de Caso do Programa Sabará

Autores: Paulo Moura (IFMG-Sabara, Brazil), Lívia Soares (IFMG-Sabara, Brazil), Carlos Alexandre Silva (IFMG-Sabara, Brazil), Daniel B. F. Conrado (Federal University of São Carlos, Brazil)

 

Digit.all: Uma Ferramenta Educacional com Gamificação para o Letramento Digital de Idosos

Autores: Yan Lima (Ifam, Brazil), Fabiann Matthaus Barbosa (Ifam, Brazil)

 

Baralho da Descoberta: a construção do conceito de circuito elétrico na perspectiva da Equilibração

Autores: David Machado (UFRGS, Brazil), Rosane Aragón (FACED/UFRGS, Brazil)

 

A Gamification-Based Approach to Enhance Student Engagement and Attendance in High School Education

Autores: Lucas Gonzalez Martin Junior (UTFPR, Brazil), Alinne Souza (UTFPR, Brazil), Francisco Carlos Monteiro Souza (UTFPR, Brazil)

SBIE ST09 – Ensino de Computação na Educação Básica

25/11, terça-feira às 14:00 no Salão Nobre Tecnologia

Chair: (à definir)

 

Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Técnico e Superior: Uma Aplicação Piloto

Autores: Deise Monquelate Arndt (Institute Federal, Brazil), Ramon Mayor Martins (IFSC, Brazil), Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC, Brazil)

 

Computar Brincando: Cultura Digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores: Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Icleia Santos (UFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil)

 

Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Computação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Coleção disponibilizada na Plataforma *Omitido*

Autores: Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Icleia Santos (UFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil)

Design Principles for Computing Education in Early Childhood

Autores: Stefane Menezes Rodrigues (UFSCAR, Brazil), Vania Neris (UFSCAR, Brazil)

Percepções de professores de Computação da Educação Básica sobre História e Filosofia da Tecnologia

Autores: Walter Rubens Bolitto Carvalho (UFABC, Brazil), Carla Rodriguez (UFABC, Brazil)

 

Pensamento Computacional e Soft Skills no Contexto do Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático

Autores: Antonio Lopes Rege Lopes dos Santos (IFAC, Brazil), Luciana Cardoso de Castro Salgado (UFF, Brazil), José Viterbo (UFF, Brazil)

SBIE ST10 – Jogos Sérios aplicados à diferentes propósitos

25/11, terça-feira às 14:00 no Miniauditório da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

A História da Vinda dos Imigrantes Alemães para Santa Catarina Experienciada num Jogo Digital

Autores: Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Murilo Goedert

 

Um Jogo Sério para Reduzir a Vulnerabilidade de Crianças em Combate a Violência Sexual – Resumo Estendido

Autores: Carla D. M. Berkenbrock (UDESC, Brazil), Alexandre Mendonça Fava (UDESC, Brazil), Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Andre Fuck, Julia Llorente (UDESC, Brazil)

 

Simulador e Jogo Integrados para o Ensino da Citologia Ginecológica: Uma Homenagem às Mulheres na Ciência

Autores: Andressa Germano da Silva (UNIFESP, Brazil), Gabriel Silveira Gonçalves, Bruno Reis Galindo, Luiza Muller (UNIFESP, Brazil), André Luiz Brandão (UFABC, Brazil), Andréa Cristina de Moraes Malinverni

 

Uso da Taxonomia de Bloom Revisada em um Jogo de RPG Educacional sobre Conceitos Introdutórios de Programação

Autores: Rayssa Santana (UNIOESTE, Brazil), Claudia Brandelero Rizzi (UNIOESTE, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil)

 

A interface em jogo: uma análise da carga cognitiva em um jogo sobre estrutura de dados

Autores: Jean Brito (Uea, Brazil), Jeniffer Macena (Ufam, Brazil), Elaine H. T. Oliveira (Ufam, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)

 

Proposta de um jogo sério para auxiliar o ensino de habilidades iniciais de matemática para crianças com TEA utilizando Tangram

Autores: Péricles Andrade Feitoza (Ifal, Brazil), Monica Ximenes (Ifal, Brazil), João Gabriel Santos Dantas (Ifal, Brazil)

SBIE ST11 – Educação Inclusiva e Diversidade

26/11, quarta-feira às 09:30h no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

Desafios e Barreiras para Estudantes com Deficiência nos Cursos de Computação: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores: Luíza Alves Ferreira (Universidade Federal do Goiás, Brazil), Maurício Lima (UFG, Brazil), Elisângela Silva Dias (UFG, Brazil)

 

Avaliação de Habilidades do Pensamento Crítico no Ensino Técnico e Superior no Ensino de Computação: Um Mapeamento Sistemático

Autores: Deise Monquelate Arndt (Institute Federal, Brazil), Ramon Mayor Martins (IFSC, Brazil), Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC, Brazil)

 

Comparing the Perceptions of Middle and High School Students from Different Socioeconomic Status Backgrounds on Learning Machine Learning

Autores: Ramon Mayor Martins (IFSC, Brazil), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC, Brazil), Prof. Marcelo Fernando Rauber (IFCatarinense, Brazil), Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC, Brazil), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC, Brazil)

 

Códigos da Ciência: Um Desafio pelas Trilhas das Mulheres Cientistas

Autores: Joice Luiz Jeronimo (IFSC, Brazil), Laís Pisetta Van Vossen (UDESC, Brazil), Andre Bonetto Trindade (UDESC, Brazil), Taynara Cerigueli Dutra (IFSC, Brazil), Isabela Gasparini (UDESC, Brazil)

 

Introducing Machine Learning Through a Multisensory Approach for Young People with Down Syndrome

Autores: Lui Gill Aquini (UFPEL, Brazil), Júlia Veiga (UFPEL, Brazil), Tiago Primo (UFPEL, Brazil), Luciana Foss (UFPEL, Brazil), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL, Brazil), Leomar Rosa Junior (UFPEL, Brazil), Laura Quevedo Jurgina (UFPEL, Brazil)

 

Deu merge: Uma jornada de aprendizagem inclusiva através da programação em pares, entre uma estudante neurotípica e um estudante com TEA

Autores: Alexander Emerson Batalha Carlos (Uea, Brazil), Samira Souza (Uea, Brazil), João Ricardo Serique Bernardo (Ufam, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)

 

Reconstrução de Aplicativo de Lógica Baseada na Reengenharia Funcional e Pedagógica

Autores: Eduarda Sifuentes (UNIPAMPA, Brazil), Emilly Dias (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Gabriel Dineck Tremarin (UNIPAMPA, Brazil), Guilherme de Ávila de Moura (UNIPAMPA, Brazil), Ildevana Poltronieri (UNIPAMPA, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil)

SBIE ST12 – Mineração de Dados Educacionais

 26/11, quarta-feira às 09:30h no Auditório 1 da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

Business Intelligence in Higher Education Management Systems: A Systematic Mapping Study

Autores: Alana Vieira (UNIFEI, Brazil), Lina Garcés (ICMC / University of São Paulo, Brazil), Rodrigo Duarte Seabra

 

Análise de Aprendizagem no Moodle: Construção de um Painel de Dados com Indicadores Educacionais

Autores: Gabriella Carvalho (UFJF, Brazil), Joel Henrique (UFJF, Brazil), Ágata Meireles Carvalho (UFJF, Brazil), Yan Fonseca (UFJF, Brazil), Julia Beccari (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil), Renê Rodrigues Veloso (UNIMONTES, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil)

 

Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados

Autores: Paula Toledo Palomino (FATECMATAO, Brazil), Taciana Pontual Falcão (UFRPE, Brazil), Gabriel Alves (UFRPE, Brazil), Ebony Marques Rodrigues, Rodrigo Pessoa Medeiros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Brazil), Andreza Alencar (UFRPE, Brazil), Aldéryck Félix de Albuquerque, Abilio Barros (UFRPE, Brazil), Misa Uehara (UFPE, Brazil), Vanilson Burégio (Federal Rural University of Pernambuco, Brazil), Ana Paula Carvalho Cavalcanti Furtado (UFRPE, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)

 

Perfil das Bases de Dados Nacionais na Área de Mineração de Dados Educacionais

Autores: Lara Beatriz Soares Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brazil), João Ferreira Linhares (Ifce, Brazil), Neila Bastos (Ifce, Brazil), Raquel Silveira (Ifce, Brazil), Carina Teixeira de Oliveira (Ifce, Brazil)

 

Exploring Self-Regulated Learning in Virtual Environments: An Experimental Clustering-Based Approach

Autores: Juliete Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brazil), Geycy Lima (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Brazil), Rafael D. Araújo (UFU, Brazil), Fabiano Azevedo Dorça (UFU, Brazil)

 

Aplicação de Filtro de Kalman para predição do alunado em escolas públicas da região Nordeste do Brasil

Autores: José Ferreira Leite Neto (Ufal, Brazil), Bruno Almeida Pimentel (Ufal, Brazil), Ícaro Bezerra Queiroz de Araúo (UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Brazil), Glauber Rodrigues Leite (UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Brazil)

 

Análise da Produção de Polo Amazônico do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Autores: Alexandre Ribeiro (UNIFESSPA, Brazil), Carlos Eduardo Sousa Lima (UNIFESSPA, Brazil), Walgney Junior (UNIFESSPA, Brazil), Ilton Barros (UNIFESSPA, Brazil), Edney Granhen (UNIFESSPA, Marabá, Brazil), Léia Sousa de Sousa (UnB, Brazil)

SBIE ST13 – Learning Analytics

26/11, quarta-feira às 09:30h no Auditório 2 da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

Predictive Modeling for Student Retention: Evaluation of Machine Learning Algorithms with Temporal Validation

Autores: José Cabral (IFPB, Brazil)

 

Um ambiente extensível para Game Learning Analytics

Autores: Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Gabriel Dolzan, Marcelo de Souza (UDESC, Brazil)

 

An Empirical Investigation of Personality Traits, Self-Perceived Distractions, and Programming Performance in an Introductory Programming Class

Autores: Thyago Luis Borges E Silva (UFU, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Ana Cláudia Martinez, David Fernandes (Federal University of Amazonas, Brazil), Rafael D. Araújo (UFU, Brazil)

 

Avaliação do Impacto do Gênero e da Assistência Estudantil sobre a Sobrevivência dos Estudantes em Cursos de STEM

Autores: Lhaíslla Cavalcanti (UFRPE, Brazil), Nathan Freitas (UFRPE, Brazil), Ebony Marques Rodrigues (UFRPE, Brazil), Maria da Conceicao Moraes Batista, Socorro Lima, Rafael Melo, Claudio Tadeu Cristino, Gabriel Alves (UFRPE, Brazil)

 

A visão de professores do Ensino Fundamental acerca de Game Learning Analytics

Autores: Matheus Geremias (PPGInf, UFPR, Brazil), Eleandro Maschio (UTFPR, Brazil), Isabela Gasparini (UDESC, Brazil)

 

Big Data na Educação: Predição de Evasão Estudantil com Aprendizado de Máquina

Autores: Filipe Dwan Pereira (UFRR, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil), Emanuel Marques Queiroga (UFPEL, Brazil), Igor Padilha, George Zambonin, Renan Vital, Bruna de Oliveira Cassetari, Mario Antonio Pessoa Santos, Tyagi Lima

 

Uso de Game Analytics no Jogo Pac-Man para Estudos da Cognição: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores: Guilherme Menezes (UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil), Luciana Rita Guedes (UDESC, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)

 

Apertem os Cintos… o Copiloto Sumiu! O Impacto do Ensino de Programação Segura em Computação

Autores: Nadia Lobkov, André R. A. Grégio (UFPR, Brazil), Paulo Ricardo Lisboa de Almeida (UFPR, Brazil), José Alexandre D’Abruzzo Pereira (University of Coimbra, Portugal)

SBIE ST14 – LLMs: aplicações e desafios

26/11, quarta-feira às 14:00h no Auditório 1 da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

Human-AI Heuristic Evaluation: Uncovering usability insights of an LLM Chatbot Interface for Personalized Learning in Autism

Autores: Yuri Zaidan (PUCRS, Brazil), Eric Monteiro (PUCRS, Brazil), Milene Silveira (PUCRS, Brazil), Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (Pontifícia Universidade Católica do RS, Brazil), Afonso Sales (PUCRS, Brazil)

Avaliação de LLMs em Relação a Questões Básicas de Redes de Computadores

Autores: Luca Vianna Martins Silveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Bragança Paulista, Brazil), Luciano Bernardes de Paula (IFSP, Brazil)

 

Exploring the use of open-source LLMs for Game Learning Analytics: an empirical study

Autores: Defala Filho (Uea, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)

 

How do LLMs analyze and interpret data from educational games? A study with GLA experts

Autores: Manuela Cristina Pereira Bastos (Uea, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Márcia S. Lima (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)

 

Engenharia de Prompt para a Geração Automatizada de Questões Assistida por LLMs: Uma Análise Comparativa

Autores: Camilla Borchhardt Quincozes (UFU, Brazil), Diego Molinos (UFU, Brazil), Rafael D. Araújo (UFU, Brazil), Silvio Quincozes (UNIPAMPA, Brazil), Gilleanes Thorwald Araujo Guedes (Federal University of Pampa, Brazil)

SBIE ST15 – Plataformas Educacionais e Algoritmos de Suporte à Aprendizagem

 26/11, quarta-feira às 14:00h no Auditório 2 da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

Desenvolvimento e Validação de uma Plataforma Web de Realidade Aumentada para Aplicações Educacionais

Autores: Ana Clara Vanzuita (UDESC, Brazil), Ana Fábia Coelho dos Santos, Jaqueline Mondini, Luis Felipe Kuster, Renan Guilherme Klettenberg, Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Thalia Lichtenfels da Luz

 

Diagramando para Todos os “Olhares” Acessibilidade Digital para Ensino e Prática de Diagrama Entidade-Relacionamento

Autores: Roberto Maia Rodrigues Junior (UEFS, Brazil), Claudia Pinto Pereira (UEFS, Brazil)

 

Elaboração de algoritmos para criação de exercícios sobre Autômatos Finitos Determinísticos

Autores: Guilherme Augusto Anício Drummond do Nascimento (UFOP, Brazil), Reinaldo Silva Fortes (UFOP, Brazil), Valéria de Carvalho Santos (UFOP, Brazil), Rodrigo Geraldo Ribeiro (UFOP, Brazil)

 

CG.lab: desenvolvimento e avaliação de uma plataforma interativa para apoio no ensino de álgebra linear aplicada à computação gráfica

Autores: Mateus Damiano (UFC, Brazil), Rafael Fernandes Ivo (UFC, Brazil)

 

Plataforma Codefólio: Uma Ferramenta para Potencializar o Aprendizado no Contexto do Ensino Híbrido

Autores: Matheus Ciocca (UNIPAMPA, Brazil), Gabriel Botelho (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Emanuel Ferreira (UNIPAMPA, Brazil), Camilla Borchhardt Quincozes (UFU, Brazil), Silvio Quincozes (UNIPAMPA, Brazil), Paulo Souza (Federal University of Pampa, Brazil)

 

Aplicação do Ensino Híbrido na busca pela aprendizagem significativa em alunos do Ensino Médio brasileiro: estado da arte

Autores: ANDREIA AMBRÓSIO-ACCORDI (IFRSVIA, Brazil), Iury de Almeida Accordi (IFRSVIA, Brazil), Silvia de Castro Bertagnolli (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil), Marcelo Augusto Rauh Schmitt (IFRS, Brazil)

SBIE ST16 – Sistemas Inteligentes e Apoio à Aprendizagem

27/11, quinta-feira às 09:30h no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

EduEmotion: An EEG Dataset of Emotional Responses in Simulated Learning Tasks

Autores: Maria Luiza Recena Menezes (UFRGS, Brazil), Rosa Maria Vicari (UFRGS, Brazil)

 

Proposta e Desenvolvimento de uma Estratégia de Aprendizagem Adaptativa Baseada em Recuperação de Informação para a Plataforma TôSabendo

Autores: Mateus Hamade (UFOP, Brazil), Guilherme Tavares Assis (Federal University of Ouro Preto, Brazil)

 

Estratégia para adaptação de soluções de sequenciamento curricular adaptativo no Moodle

Autores: Luíza Nascimento (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil), Renê Rodrigues Veloso (UNIMONTES, Brazil)

 

A efetividade de Sistemas Tutores Inteligentes no ensino: um estudo baseado no Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores: Joanderson Silva (Aluno, Brazil), Tiago Luís Andrade (UNEMAT, Brazil)

 

Minerva: An Adaptive and Personalized Solution for Organizing Studies Based on Learning Cycles

Autores: Imna Pereira Nascimento de Sousa, Luan Mateus Silva Farias, Gustavo Henrique Lima Sousa, Pedro Almir Martins Oliveira (IFMA, Brazil), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC, Brazil)

 

Uma API para Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem Digitais Baseada em Web Semântica

Autores: Rafael Silva da Silva (UNIPAMPA, Brazil), João Pablo S. da Silva (Federal University of Pampa, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil)

 

Resultados Emergentes no Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para Aprendizagem Autorregulada

Autores: Alana Viana Borges da Silva Neo (IFMS Campus Corumbá, Brazil), José Antão Beltrão Moura (UFCG, Brazil), Joseana Macêdo Fechine (UFCG, Brazil), Giseldo da Silva Neo (Ufal, Brazil)

SBIE ST17 – Design, Metodologias e Ferramentas para Autoria

27/11, quinta-feira às 09:30h no Miniauditório da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

A Framework for Search as Learning Experiments: Design, Implementation, and Usability Insights

Autores: Joel Henrique (UFJF, Brazil), Alfredo Lucas da Silva Neto (UFJF, Brazil), Breno Furtado Rosado (UFJF, Brazil), Marcelo de Oliveira Costa Machado (IBM Research, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil), Sean W. M. Siqueira (UNIRIO, Brazil)

 

OntoObADi: Uma Ontologia para Repositório Web Semântico de Objetos de Aprendizagem Digitais

Autores: Samuel M. Forrati (IFFarroupilha, Brazil), Miguel Ecar (UNIPAMPA, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil), João Pablo S. da Silva (Federal University of Pampa, Brazil)

 

Rosa Binary: Um Recurso Digital para Apoio ao Ensino da Síntese de Circuitos Digitais

Autores: Rodrigo Oliveira (UFPEL, Brazil), Laura Quevedo Jurgina (UFPEL, Brazil), Leomar Rosa Junior (UFPEL, Brazil)

 

Teacher-centered technology design for educational assessment

Autores: Thomaz Edson Veloso (NEES-UFAL, Brazil), Guilherme Guerino (UNESPAR, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil)

 

Inovação no Ensino de Lógica: Desenvolvimento e Avaliação da Primeira Ferramenta para Construção de Tabelas Verdade

Autores: Guilherme de Ávila de Moura (UNIPAMPA, Brazil), Eduarda Sifuentes (UNIPAMPA, Brazil), Ildevana Poltronieri (UNIPAMPA, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil)

 

Viabilidade do Parsec como Ferramenta de Acesso Remoto a Softwares Educacionais Pesados: Um estudo de caso

Autores: Lucas Viana (Uea, Brazil), Danielle Gordiano Valente (Ufam, Brazil), Osvaldo Tavares Viana Junior (Ufam, Brazil)

 

TRACE na Educação: uma abordagem ágil e iterativa para projetos educacionais interdisciplinares

Autores: Cristiane Aparecida Lana (UFLA, Brazil), Sandra Souza Rodrigues (Federal University of Lavras, UFLA, Brazil), Maria Lucia Bento Villela (UFV, Brazil)

SBIE ST18 – Formação de Professores e Recursos de Apoio Estratégico

27/11, quinta-feira às 09:30h na Sala 102 – DInf

Chair: (à definir)

 

A integração da informática na formação de professores nos cursos de licenciatura da UFAL

Autores: João Vitor Lopes, André Almeida Silva (Ufal, Brazil)

 

SICAD: Sistema de Certificação Acadêmica Digital

Autores: Lorenzo Luz (CEFET-MG, Brazil), Luis Augusto Mattos Mendes (CEFET-MG, Brazil), Alexandre de Deus, Lukas Julius Wolf (CEFETMG, Brazil)

 

Construindo novos paradigmas: Pensamento Computacional no ensino de Arquitetura

Autores: Juliano Pita (IFSP, Brazil), Karin Kagi (IFSP Campus Bragança Paulista, Brazil), Luciano Bernardes de Paula (IFSP, Brazil)

 

Práticas Educacionais Abertas Mediadas por Tecnologia na Formação Inicial Docente

Autores: Fernando Cesar Balbino (IFMS, Brazil), Ellen Francine Barbosa (USP, Brazil)

 

Explainability in Intelligent Analysis of Students considering Dropout Factors: some insights

Autores: Wallyce Azy (UFJF, Brazil), Regina Braga (UFJF, Brazil), Victor Stroele (Federal University of Juiz de Fora, Brazil), José Maria David (UFJF, Brazil), Fernanda Campos (UFJF, Brazil)

 

Avaliação por Rubricas seguindo a Taxonomia de Bloom no Diagnóstico de Aprendizagem em Algoritmos

Autores: Franklhes Santos Carvalho (Universidade Federal do Piauí / Colégio Técnico de Floriano, Brazil), Carlos de Salles Soares Neto (UFMA, Brazil)

 

Pensamento Computacional na Educação Alimentar: Um Estudo sobre Abstração com Aprendizagem Baseada em Problemas e Scratch

Autores: José Grego (IFRS-Ibiruba, Brazil), Fernanda Pinto Mota (FURG, Brazil), Adriana Pinto

SBIE ST19 – Design Participativo, Prototipação, e Temas Desafiadores

27/11, quinta-feira às 14:00h  no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

Aprendizado Técnico com Propósito: Prototipagem de Soluções Digitais para a Comunidade com Estudantes de Informática

Autores: Ana Mara de Figueiredo (IFF, Brazil), Anna Carolina R.B. Nascimento, Ianne Lima Nogueira (IFF, Brazil), Luísa Soares dos Santos Manhães, Maria Eduarda Velasco Castro (IFFBJI, Brazil), Maria José Lima Rezende, Matheus Miguel Carniello Oliveira

 

Avaliação da Prototipação de uma Ferramenta Web para Customização e Gerenciamento de Rubricas: Um Estudo com Grupo Focal

Autores: Matheus Fialho (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Maicon Bernardino (UNIPAMPA, Brazil), Eduardo Prates Tiadoro (UNIPAMPA, Brazil), Igor Dalepiane (UNIPAMPA, Brazil), Lucas Fell, Fábio Paulo Basso (UNIPAMPA, Brazil)

 

Como o Educador 5.0 não será substituído pela IA: Uma Arquitetura de Microaprendizagem Adaptativa baseada em Inteligência Aumentada

Autores: Emanuel Ferreira (UNIPAMPA, Brazil), Silvio Quincozes (UNIPAMPA, Brazil), Matheus Ciocca (UNIPAMPA, Brazil), Gabriel Botelho (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Paulo Souza (Federal University of Pampa, Brazil), Gilleanes Thorwald Araujo Guedes (Federal University of Pampa, Brazil), Williamson Silva (UFCA, Brazil)

 

We see You: Understanding Math Teachers from Brazilian Public Schools to Design Equitable Educational Technology – Extended Abstract

Autores: Guilherme Guerino (UNESPAR, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil), Lívia Oliveira (UFPE, Brazil), Marcelo Marinho (UFRPE, Brazil), Thomaz Edson Veloso (NEES-UFAL, Brazil), Luiz Amorim, Diego Dermeval (Ufal, Brazil), Rodolfo Sena da Penha (Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil)

 

Do Latim ao Português nas Telas Digitais: Inovando no Ensino de Português Através do Storytelling Digital

Autores: Eduardo Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Brazil), Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO, Brazil), Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa (Colégio Pedro II, Brazil), Ronney Moreira de Castro (UFJF, Brazil)

 

Pesquisa de Referências Visuais: Possibilidades e Desafios no Design de Jogos de RPG por Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

Autores: Rebeca Sasso Laureano (UFSM, Brazil), Tatiane Negrini, Carlos H. P. Liberalino (UERN, Brazil)

SBIE ST20 – Aplicações da IA Generativa na Educação

 27/11, quinta-feira às 14:00h no Miniauditório da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

Explorando o Potencial da IA Generativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática

Autores: Gustavo Uruguay Castilho (UFABC, Brazil), Victoria Alejandra Salazar Herrera (UFABC, Brazil), Carla Lopes Rodriguez (UNICAMP, Brazil)

 

Personalized Inclusion with GenAI: An Adaptive Strategy to Support Students with ASD in Higher Education

Autores: RAFAELA OTEMAIER (PUCPR, Brazil), Joselaine Valaski (PUCPR, Brazil), JOICE DE OLIVEIRA PETRECCA TOMASCHITZ (PUCPR, Brazil), Eros erosquev@gmail.com (PUCPR, Brazil), Andreia Malucelli (PUCPR, Brazil)

 

Generative AI in Programming Learning: Functional Roles, Comparative Analysis, and Emerging Challenges

Autores: Heloise Acco Tives (Instituto Federal do Paraná, Brazil), Madianita Bogo (Centro Universitário Luterano de Palmas/ULBRA, Brazil), Patricia A Jaques Maillard (UFPR, Brazil)

 

Uma Aplicação de Inteligência Artificial no Apoio Sociopsicopedagógico: Uma Proposta de Sistema para Prevenção da Evasão Escolar

Autores: Jessika Brito (SEMED-AM, Brazil), Josias Lima (Federal University of Amazonas, Brazil), José Francisco Magalhães Netto (Ufam, Brazil)

 

Win-win situation: Generative AI in Educational Resource-Constrained Environments

Autores: Paulo Pinho (UFPEL, Brazil), Renan Zafalon Da Silva (UFPEL, Brazil), Diego Dermeval (Unversidade Federal de Alagoas, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Tiago Thompsen Primo (UFPEL, Brazil)

 

Evaluation of an specialist agent in Game Learning Analytics by learning designers: a case study

Autores: Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Elaine H. T. Oliveira (Ufam, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)

SBIE ST21 – Avaliação Educacional Automatizada

27/11, quinta-feira às 14:00h na Sala 102 – DInf

Chair: (à definir)

 

Avaliando o Efeito da Criação de Testes na Aprendizagem e no Desempenho de Estudantes de Programação

Autores: André Almeida (UFCG, Brazil), Wilkerson L. Andrade (UFCG, Brazil), Dalton Serey (UFCG, Brazil)

 

Uma análise de qualidade do uso de grandes modelos de linguagem para geração automática de itens avaliativos em português

Autores: João Vítor de Castro Martins Ferreira Nogueira (UFJF, Brazil), João Augusto Pilato de Castro (UFJF, Brazil), Lucas Larcher (Caed UFJF, Brazil), Rosângela Veiga Júlio Ferreira (UFJF, Brazil), Begma Tavares Barbosa, Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)

 

Finite-State Transducers for Oral Spelling Detection

Autores: Gabriel José Ribeiro Soares (UFJF, Brazil), José Eduardo de Carvalho Silva (LApIC, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)

 

Improving automated literacy assessments through a multiple output grapheme-to-phoneme approach

Autores: Rômulo Chrispim de Mello (UFJF, Brazil), Patrick Canto de Carvalho (UFJF, Brazil), Gustavo Silva (UFJF, Brazil), Maria Clara Costa Carneiro (UFJF, Brazil), Rafaela Lopes (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)

 

Estimando Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item com NLP e Aprendizado de Máquina

Autores: William Oliveira da Costa e Silva (UFRR, Brazil), Filipe Dwan Pereira (UFRR, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)

 

Solução de Visão Computacional para Correção Automática de Folhas de Respostas de Múltipla Escolha

Autores: Everton Souza (UFRPE, Brazil), Daniel Rosa (UFRPE, Brazil), Andreza Falcão (UFRPE, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)

SBIE ST22 – Personalização da Aprendizagem e Sistemas Inteligentes

27/11, quinta-feira às 17:00h no Auditório da Administração

Chair: (à definir)

 

Estimating the Difficulty of Programming Problems in Brazilian Portuguese with Few Examples: An Evaluation of BERTimbau Embeddings

Autores: João Pedro Medrado Sena (USP/ICMC, Brazil), Ellen Francine Barbosa (USP, Brazil), Andre Gustavo dos Santos, Julio C. S. Reis (UFV, Brazil)

 

An evolutionary approach for the automatic generation of word list fluency assessment items

Autores: Rômulo Chrispim de Mello (UFJF, Brazil), Gustavo Silva (UFJF, Brazil), Patrick Canto de Carvalho (UFJF, Brazil), Rafaela Lopes (UFJF, Brazil), Maria Clara Costa Carneiro (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)

 

Aplicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em Ambientes Educacionais Digitais: Uma revisão sistemática de literatura

Autores: Jefferson Rodrigo Speck (UNIOESTE, Brazil), Sidgley Camargo de Andrade (Federal University of Technology – Parana, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil)

 

Um Mapeamento da Literatura sobre o Uso de Ferramentas para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela

Autores: Marcos Saavedra (UFPA, Brazil), Thais Quaresma (UFPA, Brazil), Marcus Oliveira (UFPA, Brazil), Josivaldo Araujo (UFPA, Brazil)

 

TrustMatchmaker: Materializing Interpersonal Trust in VLE

Autores: Marcelo Pereira Barbosa (IFPI, Brazil), Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA, Brazil), Fabrício dos Santos Silva (UFBA, Brazil), João Soares (UFBA, Brazil)

SBIE ST23 – BNCC Computação e Pensamento Computacional

 27/11, quinta-feira às 17:00h no Miniauditório da Engenharia Química – EQ

Chair: (à definir)

 

Os desafios do ensino de computação durante a pandemia de Covid-19 e sua relação com a Educação 5.0

Autores: Felippe Silva (UEM, Brazil), Giovane Bortolato

 

Computação Desplugada: Um Recurso Para o Estímulo de Habilidades Relacionadas ao Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores: Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil), Icleia Santos (UFPR, Brazil)

 

Resolvendo problemas? Sem problemas! Uma análise de ferramentas gamificadas com pontuação e ranqueamento no ensino de programação

Autores: Igor Ferreira (PUCRS, Brazil), Pedro Wagner (PUCRS, Brazil), Milene Silveira (PUCRS, Brazil), Lucas Silveira Kupssinskü (PUCRS, Brazil)

 

Representando a BNCC Computação por meio de suas Competências e Grafos de Conhecimento

Autores: Rosiane Sangali (Estudante, Brazil), Maria Claudia S. Boeres (UFES, Brazil), Camila Zacché Aguiar (UFES, Brazil)

 

Avaliação do aprendizado do Pensamento Computacional: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores: Luciana P. de Araújo Kohler (FURB, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)

SBIE ST24 – Design e Aplicação de Jogos na Educação

27/11, quinta-feira às 17:00h na Sala 102 – DInf

Chair: (à definir)

 

Preferências e Desafios da Aplicação de Exergames para Estímulo a Autistas: uma Revisão da Literatura

Autores: Andre Bonetto Trindade (UDESC, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)

 

Jogos digitais no ensino de lógica de programação no Brasil: uma revisão da literatura

Autores: Cândido Luciano De Farias (PUCRS, Brazil), Milene Silveira (PUCRS, Brazil)

 

Uso da Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores: João Victor Maia Freitas, Thiago Frank Almeida da Silva, Gabryella Rocha Rodrigues (IFPA, Brazil), Alline Bettin Oliveira (UMinho, Portugal), Sebastião Emidio Alves Filho (UERN, Brazil), Ceres G. B, Morais (UERN, Brazil)

 

Dungeons and Diabetes: co-design of an educational game to promote diabetes awareness

Autores: Airton Nascimento Silveira Filho (Universidade Federal do Amazonas UFAM, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Jeniffer Macena (Ufam, Brazil), Márcia S. Lima (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)

 

Codebricks: Um RPG Educacional 2D para Dispositivos Móveis no Ensino de Lógica de Programação com Blocos Visuais

Autores: Hany Ahmad (Instituto Federal Goiano Campus Ipora, Brazil), Heder Silva Santos (IF Goiano, Brazil), Marcos Alves Vieira (IF Goiano, Brazil)

Accessibility Toolbar