Agenda do SBIE 2025
XXXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Navegação
Segunda-feira
- SBIE ST01 – IA Generativa para Avaliação Educacional
- SBIE ST02 – Chatbots e Agentes Conversacionais Educacionais
- SBIE ST03 – IA Generativa para Autoria de Conteúdo e Recursos
- SBIE ST04 – Aplicações de IA na Educação
Terça-feira
- SBIE ST05 – Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
- SBIE ST06 – Tecnologias Emergentes aplicadas à Educação
- SBIE ST07 – Pensamento Computacional na Educação Básica
- SBIE ST08 – Gamificação aplicada à Educação
- SBIE ST09 – Ensino de Computação na Educação Básica
- SBIE ST10 – Jogos Sérios aplicados à diferentes propósitos
Quarta-feira
- SBIE ST11 – Educação Inclusiva e Diversidade
- SBIE ST12 – Mineração de Dados Educacionais
- SBIE ST13 – Learning Analytics
- SBIE ST14 – LLMs: aplicações e desafios
- SBIE ST15 – Plataformas Educacionais e Algoritmos de Suporte à Aprendizagem
Quinta-feira
- SBIE ST16 – Sistemas Inteligentes e Apoio à Aprendizagem
- SBIE ST17 – Design, Metodologias e Ferramentas para Autoria
- SBIE ST18 – Formação de Professores e Recursos de Apoio Estratégico
- SBIE ST19 – Design Participativo, Prototipação, e Temas Desafiadores
- SBIE ST20 – Aplicações da IA Generativa na Educação
- SBIE ST21 – Avaliação Educacional Automatizada
- SBIE ST22 – Personalização da Aprendizagem e Sistemas Inteligentes
- SBIE ST23 – BNCC Computação e Pensamento Computacional
- SBIE ST24 – Design e Aplicação de Jogos na Educação
SBIE ST01 – IA Generativa para Avaliação Educacional
24/11, segunda-feira às 09:30 no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
Automatic Scoring of Elementary School Essays in Brazilian Portuguese with LLMs: Comparing Gemini, GPT-4o, Claude, and Mistral
Autores: Jamilla Lobo (CESAR School, Brazil), Lenon Anthony, Andreza Falcão (UFRPE, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)
Avaliação da Aprendizagem em Programação com IA Generativa na Educação Profissional e Tecnológica
Autores: Paulo Cesar Rodacki Gomes (IFC, Brazil), Jomi Fred Hübner (UFSC, Brazil)
GPT-3.5 for Data Augmentation in Automatic Essay Scoring: A Preliminary Analysis
Autores: Ruan Carvalho (UFRPE, Brazil), Péricles Miranda (Universidade Federal Rural de Pernabuco, Brazil), Hilário Tomaz Alves de Oliveira (IFES, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)
LLMAgentGrader: Sistema Multiagente com DeepSeek para Correção Automática Aprimorada de Respostas Curtas
Autores: Rodrigues Neto (UFRPE, Brazil), Gabriel Alves (UFRPE, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)
Uma Análise Comparativa de LLMs com Técnicas de Engenharia de Prompt para Classificação Automática de Respostas Curtas
Autores: Heder Silva Santos (IF Goiano, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil)
The Role of LLM-Based Tools in Shaping Data Science Student Behavior
Autores: Felipe Siqueira (UFCG, Brazil), Cláudio Elízio Calazans Campelo (UFCG, Brazil)
Smarter Questions, Smaller Models: RAG-Enhanced Multiple-Choice Question Generation for POSCOMP
Autores: José Robson da Silva Araujo Junior (UFCG, Brazil), Leandro Balby Marinho (Federal University of Campina Grande, Brazil), Livia Sampaio (Federal University of Campina Grande, Brazil), Kemilli Nicole dos Santos Lima (UFCG, Brazil), David Pereira (UFCG, Brazil), Helen Bento Cavalcanti, Ana Luíza Cavalcante Ramos, Eliane Araújo (UFCG, Brazil)
SBIE ST02 – Chatbots e Agentes Conversacionais Educacionais
24/11, segunda-feira às 09:30h no Salão Nobre Tecnologia
Chair: (à definir)
Inteligência Artificial Agêntica na Educação: Um Agente Conversacional para Construção de Competências na Educação Básica
Autores: José Pedro Schardosim Simão (UFRGS, Brazil), Letícia Sophia Rocha Machado, Juarez Bento da Silva (UFSC, Brazil), Patricia Alejandra Alejandra Behar (UFRGS, Brazil)
CoderBot 2.0: Integrating LLM and Prompt Engineering in the Evolution of an Educational Chatbot
Autores: Andre Luiz Mendes (UNIPAMPA, Brazil), Arthur Provenzi Parizotto, Renato Garcia (IFMS, Brazil), Marcelino Vitor dos Santos Garcia (UEM, Brazil), Gilleanes Thorwald Araujo Guedes (Federal University of Pampa, Brazil), Ricardo Vilela (UNICAMP, Brazil), Pedro Henrique Dias Valle (USP, Brazil), Renato Balancieri (UEM, Brazil), Williamson Silva (UFCA, Brazil)
A Systematic Mapping Study on the Use of Chatbots in Programming Education
Autores: Marcelino Vitor dos Santos Garcia (UEM, Brazil), Renato Garcia (IFMS, Brazil), Arthur Provenzi Parizotto, Andre Luiz Mendes (UNIPAMPA, Brazil), Pedro Henrique Dias Valle (USP, Brazil), Ricardo Vilela (UNICAMP, Brazil), Renato Balancieri (UEM, Brazil), Williamson Silva (UFCA, Brazil)
Um chatbot treinado para entender intenções de estudantes em diálogos sobre teste de software
Autores: Thiago Musico, Silvana Morita Melo (UFGD, Brazil), Leo Natan Paschoal (PUCPR, Brazil), Simone do Rocio Senger Souza (USP, Brazil)
Explorando práticas inovadoras no ensino de Funções Matemáticas com o Mathbot: um estudo piloto
Autores: Iasmim Henrique Dias (UFJF, Brazil), Liamara Scortegagna (UFJF, Brazil), Maycon Magalhães (UFJF, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil)
Criação e Aplicação de um Chatbot Educacional para o Ensino de Geometria Analítica
Autores: Maycon Magalhães (UFJF, Brazil), Iasmim Henrique Dias (UFJF, Brazil), Liamara Scortegagna (UFJF, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil)
Sabiá: Um Chatbot de Inteligência Artificial Generativa para Suporte no Dia a Dia do Ensino Superior
Autores: Guilherme Biava Rodrigues (UTFPR, Brazil), Franciele Beal (UTFPR, Brazil), Marlon Marcon (UTFPR, Brazil), Alinne Souza (UTFPR, Brazil), Rodolfo Adamshuk Silva (UTFPR, Brazil), Francisco Carlos Monteiro Souza (UTFPR, Brazil), Andre Roberto Ortoncelli (UTFPR, Brazil)
SBIE ST03 – IA Generativa para Autoria de Conteúdo e Recursos
24/11, segunda-feira às 14:00 no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
Do Algoritmo à Inclusão: O Uso da IA na Criação de Planos de Aula para Robótica Educacional
Autores: Samira Rabelo (UFPA, Brazil), Fabiola P. O. Araújo (UFPA, Brazil)
Suporte à Elaboração Matriz Curricular e Disciplinas com Inteligência Artificial Generativa e Grafos para Cursos de Graduação
Autores: Néfi Fernandes (Universidade Federal Ruaral de Pernambuco, Brazil), Maria da Conceicao Moraes Batista, Gabriel Alves (UFRPE, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil), Roberta Macedo Marques Gouveia (UFRPE, Brazil)
Geração de Questões com LLMs Leves: Um Estudo Inicial sobre a Percepção de Educadores
Autores: Mateus Monteiro Santos (Ufal, Brazil), Aristoteles Barros (Ufal, Brazil), Ermesson Santos, Jardilene Gomes da Silva (UFAL Universidade Federal de Alagoas, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Valmir Macario (UFRPE, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná, Brazil), Diego Dermeval (Unversidade Federal de Alagoas, Brazil)
LLM-Based Automatic Generation of Multiple-Choice Questions With Meaningful Distractors
Autores: VICTOR SOTELO (Instituto de Computação / Unicamp, Brazil), Andre Gomes Regino (UNICAMP, Brazil), Rodrigo Bonacin (CTI Renato Archer, Brazil), Julio Cesar Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, Brazil)
Designing an LLM-based Multiagent System for Generating Activities and their Rubrics: A Study on Data Mining
Autores: Eryck Silva (UNICAMP, Brazil), Julio Cesar Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, Brazil)
Automatic Generation of School Activities for Teaching English to Children
Autores: Lorenna Lucena (UFCG, Brazil), Cláudio Elízio Calazans Campelo (UFCG, Brazil), Matheus Santos (UFCG, Brazil)
SBIE ST04 – Aplicações de IA na Educação
24/11, segunda-feira às 14:00 no Salão Nobre Tecnologia
Chair: (à definir)
Estimulando a Metacognição de Estudantes por meio da Tutoria Virtual com IA Generativa
Autores: Vitória Camelo (Centro de Informática, UFPB, Brazil), Clauirton Albuquerque Siebra (UFPB, Brazil)
Abordagem com LLM para Geração Automatizada de Feedback no Ensino de Programação de Computadores
Autores: Edson P. Pimentel (UFABC, Brazil), Rodrigo Takeuti, Lucas Dantas Lima da Silva (UFABC, Brazil), Juliana Cristina Braga Braga (UFABC, Brazil)
Uso de Inteligência Artificial e Pensamento Computacional na Estimulação Cognitiva de Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Autores: Cintia Reis de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brazil), Francelmo Guimarães de Farias (UFRN, Brazil), Isabel Dillmann Nunes (UFRN, Brazil), Letícia Sophia Rocha Machado, Sílvio César Cazella (UFCSPA, Brazil)
ConRec: An Ontology-Based Recommender System for Concept Coverage in Education Enhanced with a Gamified Chatbot Interface
Autores: Clarivando Francisco Belizário Júnior (UFU, Brazil), Fabiano Azevedo Dorça (UFU, Brazil), Luciana Assis (UFVJM, Brazil), Alessandro Vivas (UFVJM, Brazil), Renan Cattelan (UFU, Brazil), Arthur Henrique de Souza
Feedback Formativo Automatizado com LLMs: Desenvolvimento e Análise de um Sistema para Aprendizagem Progressiva em Programação
Autores: Francisco Genivan Silva (IFRN, Brazil), Eduardo Henrique da Silva Aranha (UFRN, Brazil)
Ferramentas de IA Generativas de Textos na Educação Básica: Uma perspectiva docente
Autores: Marcus da Rosa, Ricardo Diniz (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brazil), Winy Soares (Unifesspa, Brazil), Luan Assis, Andre Santos, joao carvalho, Alex de Souza Vieira (Unifesspa, Brazil)
Agentes conversacionais para apoiar a educação (chatbots, pedagogical agents, entre outros)Ambientes, metodologias e sistemas para autoria de materiais didáticosIA Generativa aplicada à Educação
SBIE ST05 – Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
25/11, terça-feira às 09:30 no Auditório Administração
Chair: (à definir)
De Sinais a Texto: Um Sistema Inteligente para Tradução Automática de LIBRAS com Foco na Inclusão Educacional
Autores: Ana Mara de Figueiredo (IFF, Brazil), Aline Vilela Guarisi (IFF, Brazil), Gabriely Vicente (IFF, Brazil), Vivia Mery Souza, Camila Feres Valinho (IFF, Brazil)
Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado: Especificação de Diretrizes Voltadas às Necessidades de Estudantes Cegos
Autores: Eliana Zen (IFFarroupilha, Brazil), Tatiana Aires Tavares (UFPEL, Brazil), Vinicius Kruger da Costa (IFSul, Brazil), Lucas Gonçalves Camargo Martins
Metodologias e tecnologias assistivas no ensino de biologia para deficientes visuais: uma revisão sistemática de literatura
Autores: Tania Lobo Viana (UFPA, Brazil), Heleno Fülber (UFPA, Brazil), Bruno Merlin (UFPA, Brazil), Uilisses Viana Da Silva (UFPA, Brazil), Viviane Almeida dos Santos (UFPA, Brazil)
Assistente Virtual por Comando de Voz para Apoiar o Ensino e a Autonomia de Estudantes com Deficiência Motora
Autores: Gian Pontes (IFFluminense, Brazil), Ana Mara de Figueiredo (IFF, Brazil), Francisco Freitas, Orlando Pereira Afonso Júnior (Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna, Brazil)
AUTISMALG: Aplicativo para Auxiliar no Ensino da Identificação e Contagem de Algarismos para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autores: Fábio Junior Alves (Instituto Federal de Machado, Brazil), Emerson Assis Carvalho (UNIFEI, Brazil), Josué Leite (IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO, Brazil), Emerson Paiva (IFSULDEMINAS, Brazil), Guilherme Sousa Bastos (UNIFEI, Brazil)
Exploring Educational Software in Computing Education for Students with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Mapping Study
Autores: Kennedy Silva (UFMS, Brazil), Debora Maria Barroso Paiva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS, Brazil), Leandro Soares Guedes (IFMS, Brazil)
Acessibilidade de Fórmulas Matemáticas em Artigos Científicos na Web para Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior
Autores: Eduardo Augusto Ribeiro (UFLA, Brazil), Saimon Gabriel de Andrade (UFLA, Brazil), Andre Pimenta Freire (UFLA, Brazil)
SBIE ST06 – Tecnologias Emergentes aplicadas à Educação
25/11, terça-feira às 09:30h no Salão Nobre Tecnologia
Chair: (à definir)
Aplicando uma Robótica Educacional Lúdica e Gamificada no Complemento de Terapias de Crianças Portadoras do TEA
Autores: Victor Travassos Sarinho (UEFS, Brazil)
Conquistando o Espaço com Realidade Aumentada e Web na Educação
Autores: Laura Reggio (UFABC, Brazil), Lyncoln Ferreira (UFABC, Brazil), Bruna Ramirez (UFABC Universidade Federal do ABC, Brazil), Cláudia Celeste Celestino (UFABC, Brazil)
Escape Room Educacional Digital como Ferramenta de Aprendizado na Disciplina de Banco de Dados
Autores: Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO, Brazil), Ronney Moreira de Castro (UFJF, Brazil), Eduardo Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Brazil)
Impacto de la Robótica Educativa en el Desarrollo de Nociones Espaciales en Niños de Edades Tempranas
Autores: Marcela Martínez Córdoba, Sandra Jackeline Guerrero Leiton, Diana Julieth López Ojeda, Greis Silva-Calpa (Departamento de Informatica PUC-Rio, Brazil)
PythonCraft: Jogo Educacional para reforçar a Aprendizagem de Python, utilizando a Plataforma Minecraft Education
Autores: Alyson Souza Silva (Uea, Brazil), Luiza Schirmer (Uea, Brazil), Henrique Taquita Jardim (Uea, Brazil), Diego Araujo Belarmino (Uea, Brazil), DAVI GARCIA (UEA Universidade do Estado do Amazonas, Brazil), Andreza Bastos Mourão (Uea, Brazil)
Emoções Navegáveis: Aplicativo Educativo/ Terapêutico para Reconhecimento de Emoções por Pessoas com TEA
Autores: Betânia Lobo Viana (UFPA, Brazil), Heleno Fülber (UFPA, Brazil), Bruno Merlin (UFPA, Brazil)
Jogadores de Jogos Digitais Sob a Perspectiva da InfoVis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Autores: Thiago Pimenta Barros Silva (UDESC, Brazil), Avanilde Kemczinski (UDESC, Brazil), Luciana Rita Guedes (UDESC, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)
Realidade Aumentada Aplicada à Educação: Uma Experiência Imersiva na Formação de Acadêmicos em Sistemas de Informação
Autores: Bruno Pablo Coelho dos Santos (UTFPR, Brazil), Jean Patric da Costa (UTFPR, Brazil), Maici D. Leite (UTFPR, Brazil)
SBIE ST07 – Pensamento Computacional na Educação Básica
25/11, terça-feira às 09:30h no Miniauditório da Engenharia Química (EQ)
Chair: (à definir)
LudoTech: Um Jogo de Tabuleiro para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
Autores: Mannoella Renata Lima Pereira (UFPB, Brazil), Ana Liz Souto Oliveira (UFPB, Brazil), Wilkerson L. Andrade (UFCG, Brazil)
Relações entre Mecânicas de Jogos de Tabuleiro e os Pilares do Pensamento Computacional
Autores: Huan Lima (UFRPE, Brazil), Taciana Pontual Falcão (UFRPE, Brazil)
Entre Dobras e Códigos: Algoritmos de Dobraduras Plugadas no GeoGebra
Autores: Rafaela Germano (UFRGS, Brazil), Aline Bona (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil), Leandra Anversa Fioreze (UFRGS, Brazil)
A Computação como Componente Curricular nos anos inicias do Ensino Fundamental: Discussões sobre a BNCC Computação e o Quadro Organizador Municipal
Autores: Halyne Czmola de Lima, Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Fábio Roberto Petroski, Fernanda Aparecida Greboge
Explorando o Micro:bit no Desenvolvimento Interdisciplinar do Pensamento Computacional e da BNCC
Autores: Alma Gabriela Villamediana Osorio (IFSul, Brazil), Tauã Milech Cabreira (UFPEL, Brazil)
ODS Adventure: Um RPG Educativo para o Ensino de Sustentabilidade e Estímulo ao Pensamento Computacional em Crianças com TEA
Autores: Gabriel Moraes, Felipe Maia (UEL, Brazil), Maria Ivanilse Calderon Ribeiro (Ufam, Brazil)
Conectando Saberes: Conhecimento, Eixos da Computação e Pensamento Sistêmico na Educação Básica
Autores: Antonio Alexandre Lima (UNIRIO, Brazil), Marcelo Tibau (UNIRIO, Brazil), Sean W. M. Siqueira (UNIRIO, Brazil)
SBIE ST08 – Gamificação aplicada à Educação
25/11, terça-feira às 14:00 no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
Gamificação com Kahoot! no Ensino Técnico de Modelagem Conceitual de Banco de Dados: Um Estudo Quase-Experimental
Autores: Maria Marli Milan Luqueta (Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Brazil), Josue Junior Guimarães Ramos (CTI- Centro de Tecnologia da Infromação Renato Archer, Brazil), Rodrigo Bonacin (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Brazil)
Desenvolvimento e Avaliação da Plataforma Quiz Legends: Uma Abordagem Gamificada no Processo Educacional
Autores: Matheus Menezes (Ufam, Brazil), José Francisco Magalhães Netto (Ufam, Brazil), Ronilson Cavalcante da Silva (IComp/UFAM, Brazil)
Integração de Jogos Digitais e Gamificação no Ensino de Inglês em Sala de Aula: Um Estudo de Caso do Programa Sabará
Autores: Paulo Moura (IFMG-Sabara, Brazil), Lívia Soares (IFMG-Sabara, Brazil), Carlos Alexandre Silva (IFMG-Sabara, Brazil), Daniel B. F. Conrado (Federal University of São Carlos, Brazil)
Digit.all: Uma Ferramenta Educacional com Gamificação para o Letramento Digital de Idosos
Autores: Yan Lima (Ifam, Brazil), Fabiann Matthaus Barbosa (Ifam, Brazil)
Baralho da Descoberta: a construção do conceito de circuito elétrico na perspectiva da Equilibração
Autores: David Machado (UFRGS, Brazil), Rosane Aragón (FACED/UFRGS, Brazil)
A Gamification-Based Approach to Enhance Student Engagement and Attendance in High School Education
Autores: Lucas Gonzalez Martin Junior (UTFPR, Brazil), Alinne Souza (UTFPR, Brazil), Francisco Carlos Monteiro Souza (UTFPR, Brazil)
SBIE ST09 – Ensino de Computação na Educação Básica
25/11, terça-feira às 14:00 no Salão Nobre Tecnologia
Chair: (à definir)
Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Técnico e Superior: Uma Aplicação Piloto
Autores: Deise Monquelate Arndt (Institute Federal, Brazil), Ramon Mayor Martins (IFSC, Brazil), Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC, Brazil)
Computar Brincando: Cultura Digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autores: Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Icleia Santos (UFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil)
Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Computação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Coleção disponibilizada na Plataforma *Omitido*
Autores: Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Icleia Santos (UFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil)
Design Principles for Computing Education in Early Childhood
Autores: Stefane Menezes Rodrigues (UFSCAR, Brazil), Vania Neris (UFSCAR, Brazil)
Percepções de professores de Computação da Educação Básica sobre História e Filosofia da Tecnologia
Autores: Walter Rubens Bolitto Carvalho (UFABC, Brazil), Carla Rodriguez (UFABC, Brazil)
Pensamento Computacional e Soft Skills no Contexto do Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático
Autores: Antonio Lopes Rege Lopes dos Santos (IFAC, Brazil), Luciana Cardoso de Castro Salgado (UFF, Brazil), José Viterbo (UFF, Brazil)
SBIE ST10 – Jogos Sérios aplicados à diferentes propósitos
25/11, terça-feira às 14:00 no Miniauditório da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
A História da Vinda dos Imigrantes Alemães para Santa Catarina Experienciada num Jogo Digital
Autores: Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Murilo Goedert
Um Jogo Sério para Reduzir a Vulnerabilidade de Crianças em Combate a Violência Sexual – Resumo Estendido
Autores: Carla D. M. Berkenbrock (UDESC, Brazil), Alexandre Mendonça Fava (UDESC, Brazil), Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Andre Fuck, Julia Llorente (UDESC, Brazil)
Simulador e Jogo Integrados para o Ensino da Citologia Ginecológica: Uma Homenagem às Mulheres na Ciência
Autores: Andressa Germano da Silva (UNIFESP, Brazil), Gabriel Silveira Gonçalves, Bruno Reis Galindo, Luiza Muller (UNIFESP, Brazil), André Luiz Brandão (UFABC, Brazil), Andréa Cristina de Moraes Malinverni
Uso da Taxonomia de Bloom Revisada em um Jogo de RPG Educacional sobre Conceitos Introdutórios de Programação
Autores: Rayssa Santana (UNIOESTE, Brazil), Claudia Brandelero Rizzi (UNIOESTE, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil)
A interface em jogo: uma análise da carga cognitiva em um jogo sobre estrutura de dados
Autores: Jean Brito (Uea, Brazil), Jeniffer Macena (Ufam, Brazil), Elaine H. T. Oliveira (Ufam, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)
Proposta de um jogo sério para auxiliar o ensino de habilidades iniciais de matemática para crianças com TEA utilizando Tangram
Autores: Péricles Andrade Feitoza (Ifal, Brazil), Monica Ximenes (Ifal, Brazil), João Gabriel Santos Dantas (Ifal, Brazil)
SBIE ST11 – Educação Inclusiva e Diversidade
26/11, quarta-feira às 09:30h no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
Desafios e Barreiras para Estudantes com Deficiência nos Cursos de Computação: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Autores: Luíza Alves Ferreira (Universidade Federal do Goiás, Brazil), Maurício Lima (UFG, Brazil), Elisângela Silva Dias (UFG, Brazil)
Avaliação de Habilidades do Pensamento Crítico no Ensino Técnico e Superior no Ensino de Computação: Um Mapeamento Sistemático
Autores: Deise Monquelate Arndt (Institute Federal, Brazil), Ramon Mayor Martins (IFSC, Brazil), Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC, Brazil)
Comparing the Perceptions of Middle and High School Students from Different Socioeconomic Status Backgrounds on Learning Machine Learning
Autores: Ramon Mayor Martins (IFSC, Brazil), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC, Brazil), Prof. Marcelo Fernando Rauber (IFCatarinense, Brazil), Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC, Brazil), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC, Brazil)
Códigos da Ciência: Um Desafio pelas Trilhas das Mulheres Cientistas
Autores: Joice Luiz Jeronimo (IFSC, Brazil), Laís Pisetta Van Vossen (UDESC, Brazil), Andre Bonetto Trindade (UDESC, Brazil), Taynara Cerigueli Dutra (IFSC, Brazil), Isabela Gasparini (UDESC, Brazil)
Introducing Machine Learning Through a Multisensory Approach for Young People with Down Syndrome
Autores: Lui Gill Aquini (UFPEL, Brazil), Júlia Veiga (UFPEL, Brazil), Tiago Primo (UFPEL, Brazil), Luciana Foss (UFPEL, Brazil), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL, Brazil), Leomar Rosa Junior (UFPEL, Brazil), Laura Quevedo Jurgina (UFPEL, Brazil)
Deu merge: Uma jornada de aprendizagem inclusiva através da programação em pares, entre uma estudante neurotípica e um estudante com TEA
Autores: Alexander Emerson Batalha Carlos (Uea, Brazil), Samira Souza (Uea, Brazil), João Ricardo Serique Bernardo (Ufam, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)
Reconstrução de Aplicativo de Lógica Baseada na Reengenharia Funcional e Pedagógica
Autores: Eduarda Sifuentes (UNIPAMPA, Brazil), Emilly Dias (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Gabriel Dineck Tremarin (UNIPAMPA, Brazil), Guilherme de Ávila de Moura (UNIPAMPA, Brazil), Ildevana Poltronieri (UNIPAMPA, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil)
SBIE ST12 – Mineração de Dados Educacionais
26/11, quarta-feira às 09:30h no Auditório 1 da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
Business Intelligence in Higher Education Management Systems: A Systematic Mapping Study
Autores: Alana Vieira (UNIFEI, Brazil), Lina Garcés (ICMC / University of São Paulo, Brazil), Rodrigo Duarte Seabra
Análise de Aprendizagem no Moodle: Construção de um Painel de Dados com Indicadores Educacionais
Autores: Gabriella Carvalho (UFJF, Brazil), Joel Henrique (UFJF, Brazil), Ágata Meireles Carvalho (UFJF, Brazil), Yan Fonseca (UFJF, Brazil), Julia Beccari (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil), Renê Rodrigues Veloso (UNIMONTES, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil)
Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados
Autores: Paula Toledo Palomino (FATECMATAO, Brazil), Taciana Pontual Falcão (UFRPE, Brazil), Gabriel Alves (UFRPE, Brazil), Ebony Marques Rodrigues, Rodrigo Pessoa Medeiros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Brazil), Andreza Alencar (UFRPE, Brazil), Aldéryck Félix de Albuquerque, Abilio Barros (UFRPE, Brazil), Misa Uehara (UFPE, Brazil), Vanilson Burégio (Federal Rural University of Pernambuco, Brazil), Ana Paula Carvalho Cavalcanti Furtado (UFRPE, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)
Perfil das Bases de Dados Nacionais na Área de Mineração de Dados Educacionais
Autores: Lara Beatriz Soares Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brazil), João Ferreira Linhares (Ifce, Brazil), Neila Bastos (Ifce, Brazil), Raquel Silveira (Ifce, Brazil), Carina Teixeira de Oliveira (Ifce, Brazil)
Exploring Self-Regulated Learning in Virtual Environments: An Experimental Clustering-Based Approach
Autores: Juliete Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brazil), Geycy Lima (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Brazil), Rafael D. Araújo (UFU, Brazil), Fabiano Azevedo Dorça (UFU, Brazil)
Aplicação de Filtro de Kalman para predição do alunado em escolas públicas da região Nordeste do Brasil
Autores: José Ferreira Leite Neto (Ufal, Brazil), Bruno Almeida Pimentel (Ufal, Brazil), Ícaro Bezerra Queiroz de Araúo (UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Brazil), Glauber Rodrigues Leite (UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Brazil)
Análise da Produção de Polo Amazônico do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Autores: Alexandre Ribeiro (UNIFESSPA, Brazil), Carlos Eduardo Sousa Lima (UNIFESSPA, Brazil), Walgney Junior (UNIFESSPA, Brazil), Ilton Barros (UNIFESSPA, Brazil), Edney Granhen (UNIFESSPA, Marabá, Brazil), Léia Sousa de Sousa (UnB, Brazil)
SBIE ST13 – Learning Analytics
26/11, quarta-feira às 09:30h no Auditório 2 da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
Predictive Modeling for Student Retention: Evaluation of Machine Learning Algorithms with Temporal Validation
Autores: José Cabral (IFPB, Brazil)
Um ambiente extensível para Game Learning Analytics
Autores: Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Gabriel Dolzan, Marcelo de Souza (UDESC, Brazil)
An Empirical Investigation of Personality Traits, Self-Perceived Distractions, and Programming Performance in an Introductory Programming Class
Autores: Thyago Luis Borges E Silva (UFU, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Ana Cláudia Martinez, David Fernandes (Federal University of Amazonas, Brazil), Rafael D. Araújo (UFU, Brazil)
Avaliação do Impacto do Gênero e da Assistência Estudantil sobre a Sobrevivência dos Estudantes em Cursos de STEM
Autores: Lhaíslla Cavalcanti (UFRPE, Brazil), Nathan Freitas (UFRPE, Brazil), Ebony Marques Rodrigues (UFRPE, Brazil), Maria da Conceicao Moraes Batista, Socorro Lima, Rafael Melo, Claudio Tadeu Cristino, Gabriel Alves (UFRPE, Brazil)
A visão de professores do Ensino Fundamental acerca de Game Learning Analytics
Autores: Matheus Geremias (PPGInf, UFPR, Brazil), Eleandro Maschio (UTFPR, Brazil), Isabela Gasparini (UDESC, Brazil)
Big Data na Educação: Predição de Evasão Estudantil com Aprendizado de Máquina
Autores: Filipe Dwan Pereira (UFRR, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil), Emanuel Marques Queiroga (UFPEL, Brazil), Igor Padilha, George Zambonin, Renan Vital, Bruna de Oliveira Cassetari, Mario Antonio Pessoa Santos, Tyagi Lima
Uso de Game Analytics no Jogo Pac-Man para Estudos da Cognição: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Autores: Guilherme Menezes (UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil), Luciana Rita Guedes (UDESC, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)
Apertem os Cintos… o Copiloto Sumiu! O Impacto do Ensino de Programação Segura em Computação
Autores: Nadia Lobkov, André R. A. Grégio (UFPR, Brazil), Paulo Ricardo Lisboa de Almeida (UFPR, Brazil), José Alexandre D’Abruzzo Pereira (University of Coimbra, Portugal)
SBIE ST14 – LLMs: aplicações e desafios
26/11, quarta-feira às 14:00h no Auditório 1 da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
Human-AI Heuristic Evaluation: Uncovering usability insights of an LLM Chatbot Interface for Personalized Learning in Autism
Autores: Yuri Zaidan (PUCRS, Brazil), Eric Monteiro (PUCRS, Brazil), Milene Silveira (PUCRS, Brazil), Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (Pontifícia Universidade Católica do RS, Brazil), Afonso Sales (PUCRS, Brazil)
Avaliação de LLMs em Relação a Questões Básicas de Redes de Computadores
Autores: Luca Vianna Martins Silveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Bragança Paulista, Brazil), Luciano Bernardes de Paula (IFSP, Brazil)
Exploring the use of open-source LLMs for Game Learning Analytics: an empirical study
Autores: Defala Filho (Uea, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)
How do LLMs analyze and interpret data from educational games? A study with GLA experts
Autores: Manuela Cristina Pereira Bastos (Uea, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Márcia S. Lima (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)
Engenharia de Prompt para a Geração Automatizada de Questões Assistida por LLMs: Uma Análise Comparativa
Autores: Camilla Borchhardt Quincozes (UFU, Brazil), Diego Molinos (UFU, Brazil), Rafael D. Araújo (UFU, Brazil), Silvio Quincozes (UNIPAMPA, Brazil), Gilleanes Thorwald Araujo Guedes (Federal University of Pampa, Brazil)
SBIE ST15 – Plataformas Educacionais e Algoritmos de Suporte à Aprendizagem
26/11, quarta-feira às 14:00h no Auditório 2 da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
Desenvolvimento e Validação de uma Plataforma Web de Realidade Aumentada para Aplicações Educacionais
Autores: Ana Clara Vanzuita (UDESC, Brazil), Ana Fábia Coelho dos Santos, Jaqueline Mondini, Luis Felipe Kuster, Renan Guilherme Klettenberg, Adilson Vahldick (UDESC, Brazil), Thalia Lichtenfels da Luz
Diagramando para Todos os “Olhares” Acessibilidade Digital para Ensino e Prática de Diagrama Entidade-Relacionamento
Autores: Roberto Maia Rodrigues Junior (UEFS, Brazil), Claudia Pinto Pereira (UEFS, Brazil)
Elaboração de algoritmos para criação de exercícios sobre Autômatos Finitos Determinísticos
Autores: Guilherme Augusto Anício Drummond do Nascimento (UFOP, Brazil), Reinaldo Silva Fortes (UFOP, Brazil), Valéria de Carvalho Santos (UFOP, Brazil), Rodrigo Geraldo Ribeiro (UFOP, Brazil)
CG.lab: desenvolvimento e avaliação de uma plataforma interativa para apoio no ensino de álgebra linear aplicada à computação gráfica
Autores: Mateus Damiano (UFC, Brazil), Rafael Fernandes Ivo (UFC, Brazil)
Plataforma Codefólio: Uma Ferramenta para Potencializar o Aprendizado no Contexto do Ensino Híbrido
Autores: Matheus Ciocca (UNIPAMPA, Brazil), Gabriel Botelho (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Emanuel Ferreira (UNIPAMPA, Brazil), Camilla Borchhardt Quincozes (UFU, Brazil), Silvio Quincozes (UNIPAMPA, Brazil), Paulo Souza (Federal University of Pampa, Brazil)
Aplicação do Ensino Híbrido na busca pela aprendizagem significativa em alunos do Ensino Médio brasileiro: estado da arte
Autores: ANDREIA AMBRÓSIO-ACCORDI (IFRSVIA, Brazil), Iury de Almeida Accordi (IFRSVIA, Brazil), Silvia de Castro Bertagnolli (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil), Marcelo Augusto Rauh Schmitt (IFRS, Brazil)
SBIE ST16 – Sistemas Inteligentes e Apoio à Aprendizagem
27/11, quinta-feira às 09:30h no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
EduEmotion: An EEG Dataset of Emotional Responses in Simulated Learning Tasks
Autores: Maria Luiza Recena Menezes (UFRGS, Brazil), Rosa Maria Vicari (UFRGS, Brazil)
Proposta e Desenvolvimento de uma Estratégia de Aprendizagem Adaptativa Baseada em Recuperação de Informação para a Plataforma TôSabendo
Autores: Mateus Hamade (UFOP, Brazil), Guilherme Tavares Assis (Federal University of Ouro Preto, Brazil)
Estratégia para adaptação de soluções de sequenciamento curricular adaptativo no Moodle
Autores: Luíza Nascimento (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil), Eduardo Barrére (UFJF, Brazil), Renê Rodrigues Veloso (UNIMONTES, Brazil)
A efetividade de Sistemas Tutores Inteligentes no ensino: um estudo baseado no Mapeamento Sistemático da Literatura
Autores: Joanderson Silva (Aluno, Brazil), Tiago Luís Andrade (UNEMAT, Brazil)
Minerva: An Adaptive and Personalized Solution for Organizing Studies Based on Learning Cycles
Autores: Imna Pereira Nascimento de Sousa, Luan Mateus Silva Farias, Gustavo Henrique Lima Sousa, Pedro Almir Martins Oliveira (IFMA, Brazil), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC, Brazil)
Uma API para Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem Digitais Baseada em Web Semântica
Autores: Rafael Silva da Silva (UNIPAMPA, Brazil), João Pablo S. da Silva (Federal University of Pampa, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil)
Resultados Emergentes no Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para Aprendizagem Autorregulada
Autores: Alana Viana Borges da Silva Neo (IFMS Campus Corumbá, Brazil), José Antão Beltrão Moura (UFCG, Brazil), Joseana Macêdo Fechine (UFCG, Brazil), Giseldo da Silva Neo (Ufal, Brazil)
SBIE ST17 – Design, Metodologias e Ferramentas para Autoria
27/11, quinta-feira às 09:30h no Miniauditório da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
A Framework for Search as Learning Experiments: Design, Implementation, and Usability Insights
Autores: Joel Henrique (UFJF, Brazil), Alfredo Lucas da Silva Neto (UFJF, Brazil), Breno Furtado Rosado (UFJF, Brazil), Marcelo de Oliveira Costa Machado (IBM Research, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil), Sean W. M. Siqueira (UNIRIO, Brazil)
OntoObADi: Uma Ontologia para Repositório Web Semântico de Objetos de Aprendizagem Digitais
Autores: Samuel M. Forrati (IFFarroupilha, Brazil), Miguel Ecar (UNIPAMPA, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil), João Pablo S. da Silva (Federal University of Pampa, Brazil)
Rosa Binary: Um Recurso Digital para Apoio ao Ensino da Síntese de Circuitos Digitais
Autores: Rodrigo Oliveira (UFPEL, Brazil), Laura Quevedo Jurgina (UFPEL, Brazil), Leomar Rosa Junior (UFPEL, Brazil)
Teacher-centered technology design for educational assessment
Autores: Thomaz Edson Veloso (NEES-UFAL, Brazil), Guilherme Guerino (UNESPAR, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil)
Inovação no Ensino de Lógica: Desenvolvimento e Avaliação da Primeira Ferramenta para Construção de Tabelas Verdade
Autores: Guilherme de Ávila de Moura (UNIPAMPA, Brazil), Eduarda Sifuentes (UNIPAMPA, Brazil), Ildevana Poltronieri (UNIPAMPA, Brazil), Alice Finger (UNIPAMPA, Brazil)
Viabilidade do Parsec como Ferramenta de Acesso Remoto a Softwares Educacionais Pesados: Um estudo de caso
Autores: Lucas Viana (Uea, Brazil), Danielle Gordiano Valente (Ufam, Brazil), Osvaldo Tavares Viana Junior (Ufam, Brazil)
TRACE na Educação: uma abordagem ágil e iterativa para projetos educacionais interdisciplinares
Autores: Cristiane Aparecida Lana (UFLA, Brazil), Sandra Souza Rodrigues (Federal University of Lavras, UFLA, Brazil), Maria Lucia Bento Villela (UFV, Brazil)
SBIE ST18 – Formação de Professores e Recursos de Apoio Estratégico
27/11, quinta-feira às 09:30h na Sala 102 – DInf
Chair: (à definir)
A integração da informática na formação de professores nos cursos de licenciatura da UFAL
Autores: João Vitor Lopes, André Almeida Silva (Ufal, Brazil)
SICAD: Sistema de Certificação Acadêmica Digital
Autores: Lorenzo Luz (CEFET-MG, Brazil), Luis Augusto Mattos Mendes (CEFET-MG, Brazil), Alexandre de Deus, Lukas Julius Wolf (CEFETMG, Brazil)
Construindo novos paradigmas: Pensamento Computacional no ensino de Arquitetura
Autores: Juliano Pita (IFSP, Brazil), Karin Kagi (IFSP Campus Bragança Paulista, Brazil), Luciano Bernardes de Paula (IFSP, Brazil)
Práticas Educacionais Abertas Mediadas por Tecnologia na Formação Inicial Docente
Autores: Fernando Cesar Balbino (IFMS, Brazil), Ellen Francine Barbosa (USP, Brazil)
Explainability in Intelligent Analysis of Students considering Dropout Factors: some insights
Autores: Wallyce Azy (UFJF, Brazil), Regina Braga (UFJF, Brazil), Victor Stroele (Federal University of Juiz de Fora, Brazil), José Maria David (UFJF, Brazil), Fernanda Campos (UFJF, Brazil)
Avaliação por Rubricas seguindo a Taxonomia de Bloom no Diagnóstico de Aprendizagem em Algoritmos
Autores: Franklhes Santos Carvalho (Universidade Federal do Piauí / Colégio Técnico de Floriano, Brazil), Carlos de Salles Soares Neto (UFMA, Brazil)
Pensamento Computacional na Educação Alimentar: Um Estudo sobre Abstração com Aprendizagem Baseada em Problemas e Scratch
Autores: José Grego (IFRS-Ibiruba, Brazil), Fernanda Pinto Mota (FURG, Brazil), Adriana Pinto
SBIE ST19 – Design Participativo, Prototipação, e Temas Desafiadores
27/11, quinta-feira às 14:00h no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
Aprendizado Técnico com Propósito: Prototipagem de Soluções Digitais para a Comunidade com Estudantes de Informática
Autores: Ana Mara de Figueiredo (IFF, Brazil), Anna Carolina R.B. Nascimento, Ianne Lima Nogueira (IFF, Brazil), Luísa Soares dos Santos Manhães, Maria Eduarda Velasco Castro (IFFBJI, Brazil), Maria José Lima Rezende, Matheus Miguel Carniello Oliveira
Avaliação da Prototipação de uma Ferramenta Web para Customização e Gerenciamento de Rubricas: Um Estudo com Grupo Focal
Autores: Matheus Fialho (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Maicon Bernardino (UNIPAMPA, Brazil), Eduardo Prates Tiadoro (UNIPAMPA, Brazil), Igor Dalepiane (UNIPAMPA, Brazil), Lucas Fell, Fábio Paulo Basso (UNIPAMPA, Brazil)
Como o Educador 5.0 não será substituído pela IA: Uma Arquitetura de Microaprendizagem Adaptativa baseada em Inteligência Aumentada
Autores: Emanuel Ferreira (UNIPAMPA, Brazil), Silvio Quincozes (UNIPAMPA, Brazil), Matheus Ciocca (UNIPAMPA, Brazil), Gabriel Botelho (Unipampa/Campus de Alegrete, Brazil), Paulo Souza (Federal University of Pampa, Brazil), Gilleanes Thorwald Araujo Guedes (Federal University of Pampa, Brazil), Williamson Silva (UFCA, Brazil)
We see You: Understanding Math Teachers from Brazilian Public Schools to Design Equitable Educational Technology – Extended Abstract
Autores: Guilherme Guerino (UNESPAR, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana, Brazil), Lívia Oliveira (UFPE, Brazil), Marcelo Marinho (UFRPE, Brazil), Thomaz Edson Veloso (NEES-UFAL, Brazil), Luiz Amorim, Diego Dermeval (Ufal, Brazil), Rodolfo Sena da Penha (Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil)
Do Latim ao Português nas Telas Digitais: Inovando no Ensino de Português Através do Storytelling Digital
Autores: Eduardo Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Brazil), Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO, Brazil), Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa (Colégio Pedro II, Brazil), Ronney Moreira de Castro (UFJF, Brazil)
Pesquisa de Referências Visuais: Possibilidades e Desafios no Design de Jogos de RPG por Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
Autores: Rebeca Sasso Laureano (UFSM, Brazil), Tatiane Negrini, Carlos H. P. Liberalino (UERN, Brazil)
SBIE ST20 – Aplicações da IA Generativa na Educação
27/11, quinta-feira às 14:00h no Miniauditório da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
Explorando o Potencial da IA Generativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática
Autores: Gustavo Uruguay Castilho (UFABC, Brazil), Victoria Alejandra Salazar Herrera (UFABC, Brazil), Carla Lopes Rodriguez (UNICAMP, Brazil)
Personalized Inclusion with GenAI: An Adaptive Strategy to Support Students with ASD in Higher Education
Autores: RAFAELA OTEMAIER (PUCPR, Brazil), Joselaine Valaski (PUCPR, Brazil), JOICE DE OLIVEIRA PETRECCA TOMASCHITZ (PUCPR, Brazil), Eros erosquev@gmail.com (PUCPR, Brazil), Andreia Malucelli (PUCPR, Brazil)
Generative AI in Programming Learning: Functional Roles, Comparative Analysis, and Emerging Challenges
Autores: Heloise Acco Tives (Instituto Federal do Paraná, Brazil), Madianita Bogo (Centro Universitário Luterano de Palmas/ULBRA, Brazil), Patricia A Jaques Maillard (UFPR, Brazil)
Uma Aplicação de Inteligência Artificial no Apoio Sociopsicopedagógico: Uma Proposta de Sistema para Prevenção da Evasão Escolar
Autores: Jessika Brito (SEMED-AM, Brazil), Josias Lima (Federal University of Amazonas, Brazil), José Francisco Magalhães Netto (Ufam, Brazil)
Win-win situation: Generative AI in Educational Resource-Constrained Environments
Autores: Paulo Pinho (UFPEL, Brazil), Renan Zafalon Da Silva (UFPEL, Brazil), Diego Dermeval (Unversidade Federal de Alagoas, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Tiago Thompsen Primo (UFPEL, Brazil)
Evaluation of an specialist agent in Game Learning Analytics by learning designers: a case study
Autores: Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil), Elaine H. T. Oliveira (Ufam, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil)
SBIE ST21 – Avaliação Educacional Automatizada
27/11, quinta-feira às 14:00h na Sala 102 – DInf
Chair: (à definir)
Avaliando o Efeito da Criação de Testes na Aprendizagem e no Desempenho de Estudantes de Programação
Autores: André Almeida (UFCG, Brazil), Wilkerson L. Andrade (UFCG, Brazil), Dalton Serey (UFCG, Brazil)
Uma análise de qualidade do uso de grandes modelos de linguagem para geração automática de itens avaliativos em português
Autores: João Vítor de Castro Martins Ferreira Nogueira (UFJF, Brazil), João Augusto Pilato de Castro (UFJF, Brazil), Lucas Larcher (Caed UFJF, Brazil), Rosângela Veiga Júlio Ferreira (UFJF, Brazil), Begma Tavares Barbosa, Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)
Finite-State Transducers for Oral Spelling Detection
Autores: Gabriel José Ribeiro Soares (UFJF, Brazil), José Eduardo de Carvalho Silva (LApIC, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)
Improving automated literacy assessments through a multiple output grapheme-to-phoneme approach
Autores: Rômulo Chrispim de Mello (UFJF, Brazil), Patrick Canto de Carvalho (UFJF, Brazil), Gustavo Silva (UFJF, Brazil), Maria Clara Costa Carneiro (UFJF, Brazil), Rafaela Lopes (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)
Estimando Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item com NLP e Aprendizado de Máquina
Autores: William Oliveira da Costa e Silva (UFRR, Brazil), Filipe Dwan Pereira (UFRR, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)
Solução de Visão Computacional para Correção Automática de Folhas de Respostas de Múltipla Escolha
Autores: Everton Souza (UFRPE, Brazil), Daniel Rosa (UFRPE, Brazil), Andreza Falcão (UFRPE, Brazil), Cleon Xavier (IF Goiano, Brazil), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brazil), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná, Brazil), Seiji Isotani (USP, Brazil), Ig Ibert Bittencourt (Ufal, Brazil), Rafael Ferreira Mello (UFRPE, Brazil)
SBIE ST22 – Personalização da Aprendizagem e Sistemas Inteligentes
27/11, quinta-feira às 17:00h no Auditório da Administração
Chair: (à definir)
Estimating the Difficulty of Programming Problems in Brazilian Portuguese with Few Examples: An Evaluation of BERTimbau Embeddings
Autores: João Pedro Medrado Sena (USP/ICMC, Brazil), Ellen Francine Barbosa (USP, Brazil), Andre Gustavo dos Santos, Julio C. S. Reis (UFV, Brazil)
An evolutionary approach for the automatic generation of word list fluency assessment items
Autores: Rômulo Chrispim de Mello (UFJF, Brazil), Gustavo Silva (UFJF, Brazil), Patrick Canto de Carvalho (UFJF, Brazil), Rafaela Lopes (UFJF, Brazil), Maria Clara Costa Carneiro (UFJF, Brazil), Jairo Francisco de Souza (UFJF, Brazil)
Aplicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em Ambientes Educacionais Digitais: Uma revisão sistemática de literatura
Autores: Jefferson Rodrigo Speck (UNIOESTE, Brazil), Sidgley Camargo de Andrade (Federal University of Technology – Parana, Brazil), Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brazil)
Um Mapeamento da Literatura sobre o Uso de Ferramentas para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela
Autores: Marcos Saavedra (UFPA, Brazil), Thais Quaresma (UFPA, Brazil), Marcus Oliveira (UFPA, Brazil), Josivaldo Araujo (UFPA, Brazil)
TrustMatchmaker: Materializing Interpersonal Trust in VLE
Autores: Marcelo Pereira Barbosa (IFPI, Brazil), Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA, Brazil), Fabrício dos Santos Silva (UFBA, Brazil), João Soares (UFBA, Brazil)
SBIE ST23 – BNCC Computação e Pensamento Computacional
27/11, quinta-feira às 17:00h no Miniauditório da Engenharia Química – EQ
Chair: (à definir)
Os desafios do ensino de computação durante a pandemia de Covid-19 e sua relação com a Educação 5.0
Autores: Felippe Silva (UEM, Brazil), Giovane Bortolato
Computação Desplugada: Um Recurso Para o Estímulo de Habilidades Relacionadas ao Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autores: Elaine C. Grebogy (UFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil), Icleia Santos (UFPR, Brazil)
Resolvendo problemas? Sem problemas! Uma análise de ferramentas gamificadas com pontuação e ranqueamento no ensino de programação
Autores: Igor Ferreira (PUCRS, Brazil), Pedro Wagner (PUCRS, Brazil), Milene Silveira (PUCRS, Brazil), Lucas Silveira Kupssinskü (PUCRS, Brazil)
Representando a BNCC Computação por meio de suas Competências e Grafos de Conhecimento
Autores: Rosiane Sangali (Estudante, Brazil), Maria Claudia S. Boeres (UFES, Brazil), Camila Zacché Aguiar (UFES, Brazil)
Avaliação do aprendizado do Pensamento Computacional: um Mapeamento Sistemático da Literatura
Autores: Luciana P. de Araújo Kohler (FURB, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)
SBIE ST24 – Design e Aplicação de Jogos na Educação
27/11, quinta-feira às 17:00h na Sala 102 – DInf
Chair: (à definir)
Preferências e Desafios da Aplicação de Exergames para Estímulo a Autistas: uma Revisão da Literatura
Autores: Andre Bonetto Trindade (UDESC, Brazil), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC, Brazil)
Jogos digitais no ensino de lógica de programação no Brasil: uma revisão da literatura
Autores: Cândido Luciano De Farias (PUCRS, Brazil), Milene Silveira (PUCRS, Brazil)
Uso da Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Autores: João Victor Maia Freitas, Thiago Frank Almeida da Silva, Gabryella Rocha Rodrigues (IFPA, Brazil), Alline Bettin Oliveira (UMinho, Portugal), Sebastião Emidio Alves Filho (UERN, Brazil), Ceres G. B, Morais (UERN, Brazil)
Dungeons and Diabetes: co-design of an educational game to promote diabetes awareness
Autores: Airton Nascimento Silveira Filho (Universidade Federal do Amazonas UFAM, Brazil), Fabrizio Honda (IComp/ UFAM, Brazil), Jeniffer Macena (Ufam, Brazil), Márcia S. Lima (Uea, Brazil), Fernanda Pires (Uea, Brazil), Marcela Pessoa (Uea, Brazil)
Codebricks: Um RPG Educacional 2D para Dispositivos Móveis no Ensino de Lógica de Programação com Blocos Visuais
Autores: Hany Ahmad (Instituto Federal Goiano Campus Ipora, Brazil), Heder Silva Santos (IF Goiano, Brazil), Marcos Alves Vieira (IF Goiano, Brazil)