Agenda do CTD-IE 2025
Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação
CTD1 Graduação
24/11, segunda-feira às 09:30h no Auditório Alexandre Direne
Chair: CTD1 Graduação
Evaluating Large Language Model Quality in Resource-Constrained Environments: A Survey on Accuracy, Completeness, and Readability in Brazil
Autores: Aristoteles Barros (Ufal), Diego Dermeval (Unversidade Federal de Alagoas), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná)
Explorando a Teoria dos Autômatos com Gramática de Grafos: Uma Proposta para a Educação Básica
Autores: Júlia Veiga (UFPEL), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL), Luciana Foss (UFPEL)
Near Feasibility, Distant Practicality: Empirical Analysis of Deploying and Using LLMs on Resource-Constrained Smartphones
Autores: Mateus Monteiro Santos (Ufal), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná), Diego Dermeval (Ufal)
Systematic Mapping Study on Serious and Educational Digital Games for the Prevention, Awareness, and Combating of Sexual Violence
Autores: Yan Oliveira da Costa (Universidade Federal do Paraná UFPR), Vincent Tomio (Universidade Federal do Paraná UFPR), Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR)
CTD2 Mestrado
24/11, segunda-feira às 14:00h no Auditório Alexandre Direne
Chair: CTD2 Mestrado
Predictive Models for University Dropout at UNIRIO
Autores: Henrique Rodrigues (UNIRIO), Laura O. Moraes (UNIRIO), Reinaldo Viana Alvares (UNIRIO)
Um Estudo de Caso com Professores do Ensino Fundamental Acerca de Game Learning Analytics
Autores: Matheus Geremias (PPGInf, UFPR), Isabela Gasparini (UDESC), Eleandro Maschio (UTFPR)
CTD3 Doutorado
25/11, terça-feira às 09:30h no Auditório Alexandre Direne
Chair: CTD3 Doutorado
CaFE-TaMTIn: uma abordagem para a capacitação de FE utilizando um sistema de interface tangível multi-representacional com aspectos de STI
Autores: Robertino Mendes Santiago Junior (UFPR), Andrey Ricardo Pimentel (UFPR)
Cognitive Biases in Search as Learning: Bridging Conceptual Foundations and Empirical Research
Autores: Marcelo de Oliveira Costa Machado (IBM Research), Jairo Francisco de Souza (UFJF), Sean W. M. Siqueira (UNIRIO)
Como abordar a Educação de Jovens e Adultos para desenvolver Cultura Digital? Refletindo após 10 anos de pesquisa
Autores: Júlia S. B. Ortiz (UFPR), Roberto Pereira
Ferramenta computacional para avaliação automatizada da escrita de projetos de pesquisa
Autores: Ricardo Meira (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IF), Eliseo Reategui (UFRGS)
Learner Experience in Technology-Enhanced Education: A Conceptual Framework of Design and Evaluation
Autores: Deivid Eive (UFPR), Tayana Conte (Ufam), Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR)
Mapa de Competências Socioafetivas de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autores: Rafael Leonardo Vivian (IFC), Letícia Sophia Rocha Machado, Patricia Alejandra Alejandra Behar (UFRGS)