CBIE 2025

Agenda do CTD-IE 2025

Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação

CTD1 Graduação

24/11, segunda-feira às 09:30h no Auditório Alexandre Direne

Chair: CTD1 Graduação

Evaluating Large Language Model Quality in Resource-Constrained Environments: A Survey on Accuracy, Completeness, and Readability in Brazil

Autores: Aristoteles Barros (Ufal), Diego Dermeval (Unversidade Federal de Alagoas), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná)

 

Explorando a Teoria dos Autômatos com Gramática de Grafos: Uma Proposta para a Educação Básica

Autores: Júlia Veiga (UFPEL), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL), Luciana Foss (UFPEL)

 

Near Feasibility, Distant Practicality: Empirical Analysis of Deploying and Using LLMs on Resource-Constrained Smartphones

Autores: Mateus Monteiro Santos (Ufal), Luiz Rodrigues (Federal Technological University of Paraná), Diego Dermeval (Ufal)

 

Systematic Mapping Study on Serious and Educational Digital Games for the Prevention, Awareness, and Combating of Sexual Violence

Autores: Yan Oliveira da Costa (Universidade Federal do Paraná UFPR), Vincent Tomio (Universidade Federal do Paraná UFPR), Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR)

 CTD2 Mestrado

24/11, segunda-feira às 14:00h no Auditório Alexandre Direne

Chair: CTD2 Mestrado

Predictive Models for University Dropout at UNIRIO

Autores: Henrique Rodrigues (UNIRIO), Laura O. Moraes (UNIRIO), Reinaldo Viana Alvares (UNIRIO)

 

Um Estudo de Caso com Professores do Ensino Fundamental Acerca de Game Learning Analytics

Autores: Matheus Geremias (PPGInf, UFPR), Isabela Gasparini (UDESC), Eleandro Maschio (UTFPR)

CTD3 Doutorado

25/11, terça-feira às 09:30h no Auditório Alexandre Direne

Chair: CTD3 Doutorado

 

CaFE-TaMTIn: uma abordagem para a capacitação de FE utilizando um sistema de interface tangível multi-representacional com aspectos de STI

Autores: Robertino Mendes Santiago Junior (UFPR), Andrey Ricardo Pimentel (UFPR)

 

Cognitive Biases in Search as Learning: Bridging Conceptual Foundations and Empirical Research

Autores: Marcelo de Oliveira Costa Machado (IBM Research), Jairo Francisco de Souza (UFJF), Sean W. M. Siqueira (UNIRIO)

 

Como abordar a Educação de Jovens e Adultos para desenvolver Cultura Digital? Refletindo após 10 anos de pesquisa

Autores: Júlia S. B. Ortiz (UFPR), Roberto Pereira

 

Ferramenta computacional para avaliação automatizada da escrita de projetos de pesquisa

Autores: Ricardo Meira (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IF), Eliseo Reategui (UFRGS)

 

Learner Experience in Technology-Enhanced Education: A Conceptual Framework of Design and Evaluation

Autores: Deivid Eive (UFPR), Tayana Conte (Ufam), Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR)

 

Mapa de Competências Socioafetivas de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores: Rafael Leonardo Vivian (IFC), Letícia Sophia Rocha Machado, Patricia Alejandra Alejandra Behar (UFRGS)

Accessibility Toolbar