CBIE 2025

Agenda do STUDX 2025

Postgraduate Students Experience

27/11, quinta-feira das 09:30 às 16:00h no Hall Poty Lazzarotto e Sala 103

Chairs: Gabriel Alves (UFRPE), Luma Seixas (UFBA), Deógenes Silva Junior (UFPR)

Trabalhos

Cenas e Bits: Interfaces entre Tecnologias Digitais e Artes Cênicas na Educação

Autores: Christian Martins (USP, Brazil), Veronica Gonçalvez Veloso

Corte de Lovelace Kids: Robótica e Cultura Maker-Gamer como Inovação Pedagógica na Educação Infantil

Autores: SIMONE Lopes Smiderle Alves (Instituto Federal do Espírito Santo IFES, Brazil), Márcia Gonçalves Oliveira (IFES, Brazil), Nilcéa Elias Rodrigues Moreira (Universidade Federal do Espirito Santo UFES, Brazil)

Desafios e Potencialidades da Inteligência Artificial na EaD: um panorama na formação docente em cursos de licenciatura no IFTM

Autores: Ricael Spirandeli Rocha (IFTM, Brazil), Paula Teixeira Nakamoto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Brazil)

Desenvolvimento de uma Arquitetura IoT para Rastreamento e Adaptação de Recursos em Instituições de Ensino

Autores: Emanuel de Franceschi Vieira (UFSM, Brazil), Tiago Antonio Rizzetti (UFSM, Brazil), Renato Preigschadt (UFSM, Algeria)

FARMA-ALG-IA (Sistema para a Promoção da Mediação do Erro no Ensino de Programação de Computadores com Inteligência Artificial)

Autores: Yuri Feitosa (IFPR, Brazil), Marcos Castilho (UFPR, Brazil), Alexander Robert Kutzke (Federal University of Parana, Brazil)

JOGANDO COM IDEIAS: UM JOGO SÉRIO PARA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM CONTEXTO AGRONÔMICO

Autores: Gabriel Schardong Ferrão (UNEMAT, Brazil), Nelcileno Araújo (UFMT, Brazil)

Pensamento para Inteligência Artificial Integrado à Educação STEAM e à Alfabetização Científica: desenvolvimento de um Livro-jogo

Autores: Juliana Cristina dos Santos (IFES, Brazil), Márcia Gonçalves Oliveira (IFES, Brazil), Vanessa Battestin (IFES, Brazil)

Plataforma Criativa: integração de remidiação e pensamento computacional na prática de produção textual

Autores: Randerson Oliveira Melville Rebouças (UFRGS, Brazil), Marcelo Magalhaes Foohs (UFRGS, Brazil)

Produção Textual Criativa e Pensamento Computacional na Autoria de Narrativas Digitais Interativas: Uma proposta baseada no Ciclo de Remidiação Ativa

Autores: Priscila Isele (UFRGS, Brazil), Marcelo Magalhaes Foohs (UFRGS, Brazil)

Sensores e microcontroladores como ferramentas de educação ambiental para educação profissional e tecnológica

Autores: Caroline De Boer Dias (UFSM, Brazil), Tiago Antonio Rizzetti (UFSM, Brazil)

Sistema multiagente para a geração automática de questões de programação

Autores: Júlio César da Silva Dantas (UFRN, Brazil), Eduardo Henrique da Silva Aranha (UFRN, Brazil)

TecPris: Educação Ambiental e Robótica na Capacitação de Indivíduos Privados de Liberdade

Autores: Fábio Ventorim Siqueira (IFES, Brazil), Márcia Gonçalves Oliveira (IFES, Brazil)

Teoria dos Autômatos na Educação Básica: Uma Abordagem com Metodologias Ativas

Autores: Júlia Veiga (UFPEL, Brazil), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL, Brazil), Luciana Foss (UFPEL, Brazil)

Um Sistema Tutor Inteligente para Auxiliar na Escrita de Game Designs com Base em Engenharia de Prompt

Autores: Raimundo Nonato Bezerra Neto (UERN, Brazil), Eduardo Henrique da Silva Aranha (UFRN, Brazil)

Uso de metodologias ativas e projeto interdisciplinar para reduzir evasão em escolas técnicas públicas

Autores: Silvio José Pereira (CESAR School, Brazil), Pamela Bezerra (CESAR School, Brazil)

Accessibility Toolbar