Agenda do Apps.Edu 2025
Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação
Exposição dos trabalhos selecionados
26/11, quarta feira durante o dia todo no Hall Poty Lazzarotto
Produção dos pitchs para apresentação
27/11, quinta-feira de manhã no Lab 05 e Sala 103 (DINF)
Banca avaliadora
27/11, quinta-feira à tarde no Auditório Alexandre Direne
Trabalhos aceitos
Categoria protótipo:
Desafio Tech
Autores: Jeferson Barros Feliciano (SBC), Leonardo Cruz (IFMT), Leticia Ferreira Mendes (IFMT)
Codeverse: Um RPG Digital para Iniciantes em Programação
Autores: Rayssa Santana (UNIOESTE), Claudia Brandelero Rizzi (UNIOESTE), Clodis Boscarioli (UNIOESTE)
Garimpeirinhos: Ecossistema Digital Integrado para Alfabetização, Inclusão e Apoio ao Professor
Autores: Jeferson ANTÔNIO GONÇALVES DE MESQUITA (GEducacional), Lorena Regina Cruz Bastos
Duoeduca: Aprendizagem Ativa e Gamificada para Qualquer Contexto Educacional
Autores: Thiago França Naves (UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Giuvane Conti (UTFPR), Djonatham Caua Fritzen Christ (UTFPR), Wellington Ferreira (UTFPR), Erik Nascimento, Heitor Malheiros Liberato, Pedro Lucas (UTFPR)
Pantanal Quest: Integrando o Ensino do Bioma Pantanal e o Pensamento Computacional
Autores: Esteic Janaina Santos Batista (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Beatriz Lima Pereira (UFMS), Pedro Henrique Rodrigues (UFMS), Lucas Rodrigues (UFMS), Matheus Santos (UFMS), Gabriel Barberiz (UFMS), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS)
Criosfera X: Explorando a Antártica
Autores: Luiz Henrique Gomes Martins, dante karras (Bolsista CNPq), Diego Marques Carvalho (UFABC), Juan Antônio Persich, Juliana Cristina Braga Braga (UFABC), Sandra Freiberger-Affonso, Silvia Cristina Dotta (UFABC), Bruno Zujenas Ribeiro
Math Mission: um jogo sério em realidade virtual para ensino e aprendizagem de frações para alunos com TDAH
Autores: Fernando C.C. Alves Júnior (UFPA), Heleno Fülber (UFPA), Bruno Merlin (UFPA)
Jornada da Jubarte: Um software educacional sobre a migração da Baleia-jubarte ao Brasil
Autores: Juliana Cristina Braga Braga (UFABC), Felipe ultramari, dante karras (Bolsista CNPq), Sandra Freiberger-Affonso, Silvia Cristina Dotta (UFABC)
DinoMath: Jogo Sério para o Ensino de Matemática Básica Para Estudantes do Ensino Fundamental
Autores: Emanuel Brito da Silva (IF Baiano), Lucas Silva de Oliveira (IF Baiano), Geovanna dos Santos (IF Baiano), AMANDA TAVARES (IF Baiano), ROBERTA OLIVEIRA (IF Baiano)
Destreza App: protótipo de aplicação para o pré-diagnóstico de lateralidade em crianças pré-escolares.
Autores: Everton Pinto (IFPA), Heleno Fulber (Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Bruno Merlin (UFPA)
Touch Learn: Plataforma Digital de Recursos Didáticos Táteis para Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência Visual
Autores: Alex Santos de Oliveira (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará Campus Tucuruí), Thaís Santos de Oliveira (IFPA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), Ítalo Assunção (Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Pará, IFPA – Campus Tucuruí), João Elias Vidueira Ferreira
RIANA: Desenvolvimento de assistente de correção para redação do ENEM com uso de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM)
Autores: Isadora Paiva de Mattos (IFRS Canoas), Luiza Ramos Prass (IFRS Canoas), Gabriela Vaz Pacheco, Eliseo Reategui (UFRGS), Marcio Bigolin (IFRS)
LARA: Aplicação Para Uso de Realidade Aumentada em Livros Físicos
Autores: Bruno Adachi (Universidade Federal de Ouro Preto UFOP), Silvia Amelia Bim (UTFPR), Saul Emanuel Delabrida (Federal University of Ouro Preto)
Aero VR
Autores: Laura Reggio (UFABC), Enzo Sgarbi Scontre (UFABC Universidade Federal do ABC), Cláudia Celeste Celestino (UFABC), Bruna Ramirez (UFABC Universidade Federal do ABC)
AudioMind: Aplicativo Educacional com IA para Transcrição e Gravação de Voz para Geração de Insights Pedagógicos
Autores: Victor Alves de Oliveira (Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba), Adriana Martinhago (Federal University of Viçosa)
Corrida Antártica: Aprendendo com os Pinguins
Autores: Bruno Zujenas Ribeiro, Juan Antônio Persich, Luiz Henrique Gomes Martins, Juliana Cristina Braga Braga (UFABC), Sandra Freiberger-Affonso, Silvia Cristina Dotta (UFABC)
Máquina do Curupira: Um jogo para auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional baseado na mecânica da Máquina de Turing
Autores: Karolayne Batista Teixeira (UFPA), Heleno Fülber (UFPA), Bruno Merlin (UFPA)
Conquistando o Espaço
Autores: Marcelo Mergulhão (UFABC), Laura Reggio (UFABC)
StudYard: Aprimorando o Engajamento e a Autonomia do Estudante apoiado por IA Generativa
Autores: Henrique Minetto Duarte Oliveira (UNICAMP), Gabriel Dias (UNICAMP), Paula Jeniffer dos Santos Viriato (UNICAMP), Eryck Silva (UNICAMP), Andre Gomes Regino (UNICAMP), Julio Cesar Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas)
Helper in Olympics: Aplicativo móvel para incentivar e ajudar estudantes a participarem de olimpíadas científicas
Autores: Isabela Cunha Sevalho (Uea), Muskaan Ramchandani (IComp/UFAM), Noemi Vitória Gadelha Dos Santos
Gamificação e Ensino de Robótica em Percurso: A História da Robótica
Autores: Pedro Guilherme Sales Passos (UERN)
Guará Games: Plataforma de Jogos Para o Desenvolvimento da Coordenação Motora Fina
Autores: Lucas Chaves Generoso, Gabriel Witor Rodrigues de Almeida (UENP), Rogério Scucuglia Andrade Junior, Victória Martins, Thiago Adriano Coleti (UENP), José Reinaldo Merlin (UENP)
Senior Code AI: Estimulação Cognitiva e Inclusão Digital de Idosos por Meio da Programação
Autores: Cintia Reis de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Isabele Ferreira (IMD/UFRN), Wallyson Matheus Souza de Oliveira (IMD/UFRN), Flávia Macena (UFRN), Vinicius Medeiros (IMD/UFRN), Pedro Martins (UFRN), Isabel Dillmann Nunes (UFRN)
Rota do plástico: Preservar é jogar com responsabilidade
Autores: Juliana Cristina Braga Braga (UFABC), dante karras (Bolsista CNPq), Luiz Henrique Gomes Martins, Sandra Freiberger-Affonso, Silvia Cristina Dotta (UFABC)
TRUEBLE: Ferramenta Inovadora no Ensino e Aprendizagem de Lógica Matemática
Autores: Eduarda Sifuentes (UNIPAMPA), Emilly Dias (Unipampa/Campus de Alegrete), Gabriel Dineck Tremarin, Guilherme de Ávila de Moura (UNIPAMPA), Rafael Silva da Silva (UNIPAMPA), Ildevana Poltronieri (UNIPAMPA), Alice Finger (UNIPAMPA)
Categoria produto:
Entre árvores e telas: um aplicativo de Realidade Aumentada para Educação Florestal
Autores: Nando Matheus Rocha (FURB Universidade Regional de Blumenau), Bruno Fischer Ferreira Santos, Caroline Lucini, Dalton Solano dos Reis (Universiade Regional de Blumenau), Daniela Tomio, Débora Vanessa Lingner, João Gabriel Soares Lavina, Lucas Hong Lae Son, Luciana P. de Araújo Kohler (FURB), Matheus Gamba de Oliveira, Mauricio Capobianco Lopes (Universidade Regional de Blumenau)
Desafio de Mileva Maric: um jogo de lógica com protagonismo feminino na ciência
Autores: Lucas Emanuel Michels Ferreira (IFSC), Mayara Muller (IFSC), Yasmim Ott (IFSC), Joice Luiz Jeronimo (IFSC)
Jogo Expedição Antártica II
Autores: Juliana Cristina Braga Braga (UFABC), Silvia Cristina Dotta (UFABC), Umbu Games Umbu Games
O Museu Polar 3D
Autores: Silvia Cristina Dotta (UFABC), Juliana Cristina Braga Braga (UFABC), Sandra Freiberger-Affonso, Monica Angelica Varella Petti (IOUSP), Vicente Gomes (USP), Fabiana Rodrigues Costa
LogicProg: um aplicativo para auxiliar na aprendizagem em lógica de programação
Autores: Marcio Neri (Ifap), Klenilmar Lopes Dias (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá), Eonay Gurjão (UFPA)
Escreva mais: Aplicativo de Apoio à Avaliação de Redações da Educação Básica
Autores: Jamilla Lobo (CESAR School), Lenon Anthony, Gabriel Augusto, Silas Augusto (UFRPE), Seiji Isotani (USP), Ig Ibert Bittencourt (Ufal), Cleon Xavier (IF Goiano), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano), Luiz Rodrigues (Federal Technoloy University of Parana), Rafael Ferreira Mello (UFRPE)