CBIE 2025

Palestrante Internacional

Dr. Carlos Delgado Kloos

Universidad Carlos III de Madrid

Auxilio, ¡no sé cómo enseñar en la Era de la IA!

Dr. Carlos Delgado Kloos formou-se em Engenharia de Telecomunicações pela Universidad Politécnica de Madrid, na Espanha, e em Ciência da Computação pela Technische Universität München, na Alemanha.

É Professor Titular de Engenharia Telemática na Universidad Carlos III de Madrid, onde atualmente exerce as funções de Diretor de Departamento, Diretor do Grupo de Pesquisa GAST e Diretor da Cátedra UNESCO em “Educação Digital Escalável para Todos”.

Ocupou anteriormente os cargos de representante do Reitor para Microcredenciais Digitais, Vice-Reitor de Estratégia e Educação Digital, Vice-Reitor de Infraestrutura e Meio Ambiente, e Vice-Reitor Adjunto de Relações Internacionais e Cooperação.

Seus principais interesses de pesquisa estão na área de Tecnologias Educacionais. Tem atuações de pesquisa em diversas universidades, como Harvard, MIT, Munique e Nápoles. Participou de inúmeros projetos de pesquisa e possui mais de 600 publicações científicas em periódicos e conferências.

Coordenou diversos MOOCs nas plataformas edX, Coursera, MiríadaX e Federica Weblearning, acumulando cerca de 700.000 inscrições. O MOOC mais recente sobre Inteligência Artificial para Ensino e Aprendizagem está disponível em espanhol na Coursera (bit.ly/edu-ai-es) e em italiano na Federica Weblearning (bit.ly/edu-ai-it).

  • Data: 25/11/2025

  • Hora: 17:00-19:00

  • Local: Auditório Leo Grossman

Help, I don’t know how to teach in the Age of AI!

Dr. Carlos Delgado Kloos studied Telecommunications Engineering at Universidad Politécnica de Madrid in Spain and Computer Science at Technische Universität München in Germany.

He is Full Professor of Telematics Engineering at Universidad Carlos III de Madrid, where he is presently Director of Department, Director of the GAST Research Group, and Director of the UNESCO Chair on “Scalable Digital Education for All”.

Earlier positions have been Rector’s Delegate for Digital Microcredentials, Vice Rector for Strategy and Digital Education, Vice Rector for infrastructure and Environment, and Associate Vice Rector for International Relations and Cooperation.

His main research interests are in the field of Educational Technology. He has carried out research stays at several universities such as Harvard, MIT, Munich, and Naples. He has been involved in many research projects and has published more than 600 scientific publications in journals and conferences.

He has coordinated several MOOCs on edX, Coursera, MiríadaX, and Federica Weblearning, amassing around 700,000 registrations. The most recent MOOC about Artificial Intelligence for Teaching and Learning can be followed on Coursera in Spanish bit.ly/edu-ai-es and on Federica Weblearning in Italian bit.ly/edu-ai-it.

Palestrante Nacional

Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas

Universidade Estadual de Campinas

Inteligências e Tecnologia: Aprendizagem como Experiência Socioenativa

Esta palestra propõe uma reflexão crítica sobre a trajetória da Informática na Educação a partir da evolução de seu principal fórum de discussão. Ao longo das últimas décadas, testemunhamos profundas transformações nos contextos computacionais e sociais que demandam uma redefinição das literacias necessárias para interagir com ambientes baseados em computadores. Na era da ubiquidade tecnológica, surgem novas formas de perceber e compreender a tecnologia computacional.

Será apresentada uma síntese dos fundamentos teóricos, debates metodológicos e descobertas que moldaram este campo de conhecimento, culminando numa perspectiva fenomenológica para compreender a aprendizagem e a inteligência no cenário contemporâneo. Mostraremos experiências socioenativas de crianças em interação com tecnologias computacionais emergentes para ilustrar os aspectos que surgem dessas interações corporificadas. Por fim, discutiremos as implicações dessas novas compreensões para o futuro da Informática na Educação.

Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas é Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando como Colaboradora no Instituto de Computação, onde desenvolveu sua carreira acadêmica.  Baranauskas representa o Brasil e a América Latina no Instituto da UNESCO para Tecnologias da Informação na Educação (IITE).

É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cofundadora e ex-diretora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP, e Senior Lecturer da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), indicada pela Comissão Especial de Interação Humano-Computador.

Sua formação acadêmica inclui graduação e mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1993). A professora Baranauskas tem se destacado por suas contribuições ao longo da carreira em temas relacionados à educação e ao design de tecnologias para todos.

É coautora do primeiro livro de Interação Humano-Computador (IHC) em língua portuguesa, liderou diversos projetos no contexto de Cidadania e Inclusão Digital, e orientou mais de 60 dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisões de pós-doutorado.

Sua linha de pesquisa tem se concentrado na proposição de uma perspectiva de design socialmente consciente para análise, projeto e avaliação de ambientes tecnológicos. Baranauskas recebeu diversos prêmios, incluindo o ACM SIGDOC Rigo Award (2010) e o ACM SIGCHI Social Impact Award (2021).

Intelligences and Technology: Learning as a Socioenative Experience

This speech proposes a critical reflection on the trajectory of Computing in Education, based on the evolution of its main discussion forum. Over the past few decades, we have witnessed profound transformations in computational and social contexts that demand a redefinition of the literacies necessary to interact with computer-based environments. In the era of technological ubiquity, new ways of perceiving and understanding computer technology emerge.

 

We will present a synthesis of the theoretical foundations, methodological debates, and discoveries that have shaped this field of knowledge, culminating in a phenomenological perspective for understanding learning and intelligence in the contemporary context. We will showcase socio-enactive experiences of children interacting with emerging computational technologies to illustrate the aspects that emerge from these embodied interactions. Finally, we will discuss the implications of these new understandings for the future of Computing in Education.

Dra. Maria Cecilia Calani Baranauskas is full Professor at the State University of Campinas (UNICAMP), in Brazil, currently affiliated as Collaborator at the Institute of Computing, where she developed her academic career. Baranauskas represents Brazil and Latin America at the UNESCO Institute for Information Technologies in Education (IITE).

She holds a Research Productivity Scholarship from The National Council for Research (CNPq). She is a Co-founder and former Director of the Nucleus of Informatics Applied to Education (NIED), at UNICAMP. She is also Senior Lecturer of The Brazilian Computing Society (SBC), appointed by the SBC Special Committee in Human-Computer Interaction. Her formal education and academic collaboration include a B.Sc. and M.Sc. in Computer Science and a Ph.D. in Electrical Engineering at UNICAMP, Brazil (1993). Professor Cecília Baranauskas has made significant contributions throughout her professional life regarding technology-based education and design, for All.

She is one of the authors of the very first HCI book in Portuguese, has lead several projects in the context of digital Citizenship and Inclusion, and has advised more than 60 MSc dissertations, PhD theses and postdoc studies.

Her research interests have focused on proposing a socially-aware design perspective for the analysis, design and evaluation of technology-based environments. Professor Cecília Baranauskas received several awards, including the ACM SIGDOC Rigo Award in 2010 and the ACM SIGCHI Social Impact Award in 2021.

Painel: "Educação em Transformação e os Grandes Desafios da Área" (26/11, 17:00, Auditório da Administração)

Este painel propõe uma construção coletiva dos Grandes Desafios da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), partindo da visão de especialistas da área para identificar problemas fundamentais cujas soluções possam transformar a Informática na Educação no Brasil. Em um momento de transformações tecnológicas aceleradas, a sessão convida à reflexão sobre qual deveria ser a transformação mais profunda que a área deve buscar na próxima década, estabelecendo diálogo com iniciativas nacionais e internacionais – como os Grandes Desafios da Computação e da Educação em Computação da SBC – e buscando direcionamentos estratégicos alinhados às necessidades e potencialidades do contexto brasileiro. O objetivo é mapear não apenas as lacunas entre o potencial da Informática na Educação e sua realização prática, mas também identificar as contribuições originais que a pesquisa brasileira pode oferecer à comunidade global. O painel marca o pontapé inicial deste processo colaborativo e estratégico que definirá os Grandes Desafios da CEIE para a próxima década.

Dr. Cristiano Maciel

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Dr. Cristiano Maciel possui Mestrado em Ciências da Computação pela UFSC e Doutorado em Ciência da Computação pela UFF, com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Realizou pós-doutorado na California State Polytechnic University – Pomona, em Computer Information System no College of Business Administration.

Possui experiência tanto docente quanto administrativa e tem publicado nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), professor titular do Instituto de Computação da UFMT, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCOMP).

Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva), e atualmente é consultor do Programa Meninas Digitais e faz parte do Conselho de Administração da Softex/MCTI. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, é coordenador do projeto internacional “Latin American Open Data for gender equality policies focusing on leadership in STEM” e da rede de pesquisa “Equality in Leadership for Latin American STEM – ELLAS”.

Seus interesses são Tecnologias e Educação, Gênero, Raça e Tecnologias, Interação Humano-Computador, Governo Eletrônico, e Legado Digital Pós-Morte.

Dr. Cristiano Maciel holds a Master’s degree in Computer Science from UFSC and a Ph.D. in Computer Science from UFF, with a research internship at the University of Coimbra, Portugal (2008). He completed a postdoctoral fellowship at California State Polytechnic University – Pomona, in the Computer Information Systems Department at the College of Business Administration.

He has experience in both teaching and academic administration and has published in the fields of Computer Science and Education. Currently, he is Vice-President of the Brazilian Computer Society (SBC), Full Professor at the Institute of Computing of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), faculty member of the Graduate Program in Education (PPGE), and Coordinator of the Graduate Program in Applied Computing (PPGCOMP).

He was General Director of the UFMT Foundation for Support and Development (Fundação Uniselva) and is currently a consultant for the “Meninas Digitais” Program and a member of the Board of Directors of Softex/MCTI. He holds a Research Productivity Fellowship from CNPq and coordinates the international project “Latin American Open Data for Gender Equality Policies Focusing on Leadership in STEM” and the research network “Equality in Leadership for Latin American STEM – ELLAS.”

His research interests include Technologies and Education, Gender, Race and Technology, Human-Computer Interaction, E-Government, and Digital Legacy.

Dr. Ig Ibert Bittencourt

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Dr. Ig Bittencourt é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do CNPq DT-1C, Pesquisador Visitante da Escola de Educação da Universidade Harvard e ganhador da medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

Sua carreira é comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tendo se dedicado à educação, trabalhando no design, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais inteligentes para promover aprendizagem equitativa e bem-estar.

Foi o primeiro pesquisador latino-americano a ganhar o IEEE TCLT Early Career Researcher Award em 2019. É cofundador do NEES, um centro de pesquisa, prática e política que possui mais de 700 estudantes, pesquisadores e professores, trabalhando em parceria com diferentes entidades para promover a equidade educacional.

Sua atuação tem contribuído em diferentes frentes, incluindo a Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem, Política de Inovação Educação Conectada, e o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.

Dr. Ig tem desenvolvido contribuições de alto impacto no cenário nacional e internacional, sendo referência em informática na educação baseada em evidências, na condução de pesquisas de alto nível com transferência tecnológica, e na atuação em eventos e comitês científicos nacionais e internacionais de alta relevância na área.

Dr. Ig Bittencourt is an Associate Professor at the Federal University of Alagoas (UFAL), a CNPq DT-1C Research Fellow, Visiting Researcher at the Harvard Graduate School of Education, and recipient of the National Order of Educational Merit medal.

His career is committed to the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs), with a focus on education through the design, development, and experimentation of intelligent educational technologies to promote equitable learning and well-being. He was the first Latin American researcher to receive the IEEE TCLT Early Career Researcher Award in 2019.

Dr. Bittencourt is co-founder of NEES, a center for research, practice, and policy that involves over 700 students, researchers, and educators, working in partnership with various entities to foster educational equity.

His work has contributed to several initiatives, including the National Policy for Learning Recovery, the Connected Education Innovation Policy, and the National Textbook Program (PNLD).

Dr. Ig has made high-impact contributions at both national and international levels, being a reference in evidence-based educational computing, leading high-level research with technological transfer, and actively participating in prominent scientific events and committees in the field.

Dra. Patrícia Jaques Maillard

Universidade Federal do Paraná

Dra. Patrícia Jaques Maillard, bolsista de produtividade do CNPq, é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Concluiu seu pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute, e atuou como professora visitante no Machine Learning and Data Analytics Lab da Friedrich-Alexander Universität, em Erlangen, Alemanha.

Atualmente, é professora colaboradora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora no instituto CESAR. Sua atuação é focada em Inteligência Artificial aplicada à Educação, tendo publicado numerosos artigos em periódicos especializados, editado livros e produzido capítulos e palestras sobre Inteligência Artificial em Educação e Informática Educativa.

Recebeu prêmios por seus artigos e trabalhos de pesquisa, tendo atuado como coordenadora de diversos eventos nacionais e internacionais, além de ser membro do Editorial Board de revistas de alto impacto na área. Atualmente é coordenadora da Comissão Especial de Informática na Educação.

Sua pesquisa concentra-se na Ciência da Computação, com especial interesse em Inteligência Artificial aplicada à Educação.

Dra. Patrícia Jaques Maillard, a Research Productivity Fellow from CNPq, holds a Ph.D. in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), having completed a doctoral internship at the Laboratoire d’Informatique de Grenoble, in France. She completed her postdoctoral studies at Carnegie Mellon University in 2012, at the Human-Computer Interaction Institute, and served as a visiting professor at the Machine Learning and Data Analytics Lab of Friedrich-Alexander Universität, in Erlangen, Germany.

Currently, she is a collaborating professor and researcher in the Graduate Program in Informatics (PPGInf) at the Federal University of Paraná (UFPR) and a researcher at the CESAR Institute. Her work focuses on Artificial Intelligence applied to Education, having published numerous articles in specialized journals, edited books, and produced chapters and lectures on Artificial Intelligence in Education and Educational Informatics.

She has received awards for her papers and research projects, coordinated several national and international events, and serves on the Editorial Board of high-impact journals in the field. She is currently the Chair of the Special Committee on Informatics in Education.

Her research is centered on Computer Science, with a particular interest in Artificial Intelligence applied to Education.

Dr. Sean Wolfgand Matsui Siqueira

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Dr. Sean Siqueira é Professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1996), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016).

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Web, Sistemas de Informação, Informática na Educação e Computação e Sociedade. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO e foi coordenador de diversos comitês de programa de eventos, além de ter sido editor-chefe da RBIE: Revista Brasileira de Informática na Educação (2016-2018) e da iSYS: Revista Brasileira de Sistemas de Informação (2012-2016).

Coordenou a Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) e a Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) Entre os tópicos atuais de pesquisa estão Busca e Chatting como um Processo de Aprendizagem; Design Especulativo baseado em teorias do entrelaçamento; microlearning; learn-sourcing; e pensamento computacional sistêmico.

Dr. Sean Siqueira is a Full Professor at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), holds a Bachelor’s degree in Computer Science from the Federal University of Goiás (UFG, 1996), a Master’s degree in Informatics from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1999), and a Ph.D. in Informatics from PUC-Rio (2005), with postdoctoral studies at the Federal University of Alagoas (UFAL, 2016).

He has experience in the field of Computer Science, with an emphasis on Web Science, Information Systems, Informatics in Education, and Computing and Society. He coordinated the Graduate Program in Informatics (PPGI) at UNIRIO and served as chair of various program committees for academic events. Additionally, he was Editor-in-Chief of RBIE: Brazilian Journal of Informatics in Education (2016-2018) and iSYS: Brazilian Journal of Information Systems (2012-2016).

He also chaired the Special Committee on Informatics in Education (CEIE) and the Special Committee on Information Systems (CESI). His current research topics include Search and Chatting as a Learning Process; Speculative Design based on Entanglement Theories; Microlearning; Learn-sourcing; and Systemic Computational Thinking.

Dra. Taciana Pontual da Rocha Falcão

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Dra. Taciana Falcão é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG-UFRPE) e Informática Aplicada (PPGIA-UFRPE). Doutora pelo Institute of Education (IoE), University of London, UK (2014), graduação (2004) e mestrado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Foi designer de interação no CESAR Recife de 2010 a 2013, e pesquisadora do London Knowledge Lab (University of London) na área de interfaces tangíveis para educação, de 2008 a 2010. Também já trabalhou no NAAH/S-Recife, núcleo de atividades para crianças com altas habilidades. Fez pós-doutoramento na Universidade McGill – Canadá, trabalhando com desenvolvimento de tecnologias para apoiar a comunicação de idosos.

Tem ampla experiência na organização de eventos científicos, atuando em comitês de programa nacionais e internacionais, além de ter atuado no comitê editorial da RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação e fazer parte do comitê editorial de periódicos importantes. Atua nas áreas de Tecnologias na Educação, Interação Humano-Computador (IHC), e Educação em Computação.

Seus interesses incluem: tecnologias para educação, educação em computação, pensamento computacional, jogos digitais em contextos educacionais, usabilidade, experiência do usuário e acessibilidade.

Dr. Taciana Falcão is a professor and researcher at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) and a member of the Graduate Programs in Technology and Management in Distance Education (PPGTEG-UFRPE) and Applied Informatics (PPGIA-UFRPE). She holds a Ph.D. from the Institute of Education (IoE), University of London, UK (2014), and a Bachelor’s (2004) and Master’s degree (2007) in Computer Science from the Federal University of Pernambuco (UFPE).

She worked as an interaction designer at CESAR Recife from 2010 to 2013, and as a researcher at the London Knowledge Lab (University of London) in the field of tangible interfaces for education from 2008 to 2010. She has also worked at NAAH/S-Recife, a center for activities for gifted children. Dr. Taciana completed her postdoctoral fellowship at McGill University, Canada, developing technologies to support communication among the elderly.

She has extensive experience in organizing scientific events, serving on program committees of national and international conferences. Additionally, she has been a member of the editorial board of RBIE – Brazilian Journal of Informatics in Education and currently serves on the editorial board of prominent journals in the field.

Her research interests include Educational Technologies, Human-Computer Interaction (HCI), and Computing Education. Specific areas of interest are technologies for education, computing education, computational thinking, digital games in educational contexts, usability, user experience, and accessibility.

Painel de Políticas e Diretrizes em Informática na Educação (PPDIE) - Escolas Conectadas: Tecnologias Educacionais e Inclusão Digital (24/11, 14:00, Auditório da Administração)

Painel de Políticas e Diretrizes em Informática na Educação (PPDIE): Escolas Conectadas: Tecnologias Educacionais e Inclusão Digital

Dra. Carolina Sacramento

Fundação Oswaldo Cruz

Dra. Carolina Sacramento é Professora e Doutora em Informática. Atua como Analista de Sistemas na Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação da Fiocruz e como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra a Comissão de Inclusão, Diversidade e Equidade (CIDE) da Sociedade Brasileira de Computação e desenvolve pesquisas na área de Interação Humano-Computador, com foco em Acessibilidade Digital.

Dr. Carolina Sacramento is a Health Management Analyst at the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz) and Collaborating Professor of the Postgraduate Program in Informatics at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), where she is also deputy coordinator of the Accessibility and Usability Center. He has a PhD and Master’s degree in IT from UNIRIO. He has a Bachelor’s degree in Computing and Information Technology from UERJ. Member of the Commission for Inclusion, Diversity and Equity (CIDE) of the Brazilian Computing Society (SBC). He has experience in conducting HCI research on the topic of digital accessibility and in the development and validation of accessible websites and systems, with award-winning projects. His research interests focus on the areas of Human-Computer Interaction with special attention to Digital Accessibility; Information Systems, Testing and Software Quality.

Reinaldo Ferraz 

NIC.br

Reinaldo Ferraz infomações em breve

Reinaldo Ferraz information coming soon

Tadeu de Classe

Unirio

 Tadeu de Classe informações em breve

 Tadeu de Classe information coming soon

Mediação:  Vagner Figueredo de Santana

NIC.br

Vagner Figueredo de Santana informações em breve

Vagner Figueredo de Santana coming soon

Sessão Especial: Computação na Educação Básica: experiências e reflexões (26/11, 14:00, Auditório Alexandre Direne)

Esta Sessão Especial do CBIE 2025 reúne diferentes perspectivas e trajetórias na consolidação da Computação na Educação Básica, articulando práticas escolares, formação docente e pesquisa acadêmica. Serão apresentadas experiências da ReLiC e do município de Teutônia/RS na integração da BNCC Computação com metodologias inovadoras; investigações do PPG Ensino de Ciências Exatas da Univates sobre o ensino de Computação como campo científico e pedagógico; iniciativas da Licenciatura em Computação da UEA na formação inicial e aproximação com as escolas; e reflexões de professoras da rede pública paranaense que transitam entre a sala de aula e a pesquisa universitária. A sessão busca promover um diálogo entre escola, graduação e pós-graduação, destacando desafios, aprendizagens e caminhos para o fortalecimento da Computação na Educação Básica brasileira.

Diego Berti Bagestan

ReLiC / Teutônia–RS

Diego Berti Bagestan é Mestre em Ensino de Ciências Exatas, Especialista em Mídias na Educação, Licenciado em Computação e Técnico em Informática com Ênfase em Redes de Computadores. Atualmente, é Coordenador da Rede de Licenciatura em Computação no Brasil (ReLic – Gestão 2025) e Consultor Ad hoc do Programa GameRS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICTRS. Atua como professor na Rede Pública Municipal de Teutônia, ensinando Computação para o Ensino Fundamental, e também leciona nos Cursos de Informática da Univates. Sua área de atuação é o Ensino da Computação na Educação Básica, com foco na integração do Pensamento Computacional e habilidades de programação no currículo escolar, por meio de materiais didáticos, formação de professores, pesquisas, publicações, projetos e iniciativas.

Diego Berti Bagestan has a Master’s degree in Teaching Exact Sciences, Specialist in Media in Education, Degree in Computing and IT Technician with an emphasis on Computer Networks. He is currently Coordinator of the Computing Degree Network in Brazil (ReLic – Gestão 2025) and Ad hoc Consultant for the GameRS Program of the Secretariat of Innovation, Science and Technology – SICTRS. He works as a teacher in the Municipal Public Network of Teutônia, teaching Computing for Elementary Schools, and also teaches in the Computer Science Courses at Univates. Its area of ​​activity is the Teaching of Computing in Basic Education, focusing on the integration of Computational Thinking and programming skills into the school curriculum, through teaching materials, teacher training, research, publications, projects and initiatives.

Maria Claudete Schorr

Univates / ReLiC

Maria Claudete Schorr, possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC – Rio (2010), Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari – Univates (2015) e Doutorado em Informática na Educação -UFRGS (2020). É professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Taquari – Univates, atuando no Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, como professora permanente. Participou da elaboração da BNCC Computação aprovada em 2022 pelo Conselho Nacional de Educação. Desde 2025 está como coordenadora do Núcleo de Extensão Acadêmica da Universidade do Vale do Taquari – Univates e Vice-coordenadora da Rede de Licenciatura em Computação.

Maria Claudete Schorr, has a degree in Computing from the University of Santa Cruz do Sul – UNISC (2003), a specialization in Technologies in Education from PUC – Rio (2010), a Master’s degree in Teaching Exact Sciences from the University of Vale do Taquari – Univates (2015) and a PhD in Information Technology in Education – UFRGS (2020). She is a professor and researcher at the University of Vale do Taquari – Univates, working on the Master’s and Professional Doctorate in Teaching Exact Sciences, as a permanent professor. Participated in the preparation of BNCC Computação approved in 2022 by the National Education Council. Since 2025, she has been coordinator of the Academic Extension Center at the University of Vale do Taquari – Univates and vice-coordinator of the Computing Degree Network.

Elaine Cristina Grebogy

Coordenadora do Núcleo de Educação Digital de São José dos Pinhais

Elaine Cristina Grebogy é Doutora em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática PPGInf – UFPR (2024), Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo programa PPGENT Uninter (2017). Possui especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Gestão do Ambiente Escolar. Licenciada em pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2007). Atualmente é Pesquisadora de Pós-Doutorado na UFPR, Professora e Coordenadora do Núcleo de Educação Digital do município de São José dos Pinhais.

Elaine Cristina Grebogy has a PhD in Computer Science from the Postgraduate Program in Informatics PPGInf – UFPR (2024), Master in Education and New Technologies from the PPGENT Uninter program (2017). Specialized in Psychopedagogy, Neuropsychopedagogy, Special and Inclusive Education and School Environment Management. Graduated in pedagogy from Castelo Branco University (2007). She is currently a Post-Doctoral Researcher at UFPR, Professor and Coordinator of the Digital Education Center in the city of São José dos Pinhais.

Icléia Santos

Pesquisadora UFPR

Icléia Santos é Doutora em Ciência da Computação pelo Programa PPGInf – UFPR (2024), Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo programa PPGENT Uninter (2017). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2005). Possui pós-graduação em Gestão da Educação e Psicopedagogia, pelas Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2006) e Faculdades Bagozzi (2011), respectivamente. Atuou como Supervisora Pedagógica no Colégio Técnico Industrial de Araucária, no período de 2004 a 2006, enfatizando Educação Profissionalizante. Atuou como Diretora da Escola Municipal Emilio de Menezes, em São José dos Pinhais, de 2006 até 2019. Atualmente é Pesquisadora de Pós-Doutorado na UFPR

Icléia Santos has a PhD in Computer Science from the PPGInf Program – UFPR (2024), a Master in Education and New Technologies from the PPGENT Uninter program (2017). She holds a degree in Pedagogy from the Faculty of Administration, Sciences, Education and Letters (2005). She has a postgraduate degree in Education Management and Psychopedagogy, from the Faculty of Administration, Sciences, Education and Letters (2006) and Faculdades Bagozzi (2011), respectively. She worked as a Pedagogical Supervisor at the Industrial Technical College of Araucária, from 2004 to 2006, emphasizing Vocational Education. She served as Director of the Emilio de Menezes Municipal School, in São José dos Pinhais, from 2006 to 2019. She is currently a Post-Doctoral Researcher at UFPR

Fernanda Gabriela de Sousa Pires

Universidade Federal do Amazonas

Fernanda Gabriela de Sousa Pires (UEA) é Mestre em Informática e Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Fernanda tem atuado e contribuído como Editora Associada da RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação e integrante do Comitê Gestor da Comissão Especial de Informática na Educação. Lidera projetos de ensino, pesquisa e extensão em temas como serious game, jogos educacionais, gamificação, game learning analytics, desenvolvimento do pensamento computacional, metodologias de aprendizagem ativas, computação criativa, educação em Computação, informática na educação e learning design. Fernanda possui atuação destacada na articulação da computação e da educação escolar indígena e computação decolonial.

Fernanda Gabriela de Sousa Pires (UEA) has a Master’s degree in IT and a PhD in Environmental Sciences and Sustainability in the Amazon from the Federal University of Amazonas. Fernanda has worked and contributed as Associate Editor of RBIE – Brazilian Journal of Informatics in Education and member of the Management Committee of the Special Commission on Informatics in Education. Leads teaching, research and extension projects on topics such as serious games, educational games, gamification, game learning analytics, development of computational thinking, active learning methodologies, creative computing, computing education, computer science in education and learning design. Fernanda has an outstanding role in the articulation of computing and indigenous school education and decolonial computing.

Marcela Sávia Picanço Pessoa

Universidade Federal do Amazonas

Marcela Sávia Picanço Pessoa é Doutora em Informática pela Universidade Federal do Amazonas, e atua como professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas. Editora da RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação e integrante da Comissão Especial de Educação em Computação, Marcela tem contribuído com diferentes comunidades da Sociedade Brasileira de Computação, especialmente nas áreas de Informática na Educação, Educação em Computação, e Jogos. Marcela lidera e participa de projetos de pesquisa, ensino e extensão em diferentes temas, incluindo gamificação, jogos educacionais, game learning analytics, recuperação de informação e engenharia de software.

Marcela Sávia Picanço Pessoa has a PhD in IT from the Federal University of Amazonas, and works as an effective professor at the State University of Amazonas. Editor of RBIE – Brazilian Journal of Informatics in Education and member of the Special Committee on Computing Education, Marcela has contributed to different communities of the Brazilian Computing Society, especially in the areas of Informatics in Education, Computing Education, and Games. Marcela leads and participates in research, teaching and extension projects on different topics, including gamification, educational games, game learning analytics, information retrieval and software engineering.

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