Elaine Cristina Grebogy | Lattes | elaine.grebogy@ufpr.br
Icléia Santos | Lattes | icleia.santos@ufpr.br
Ludmilla Galvão | Lattes | ludmilla.galvao@ufmt.br
Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br
Roberto Pereira (UFPR) | Lattes | rpereira@inf.ufpr.br
O Espaço Criatividade promove um ambiente interativo para discutir práticas inovadoras no ensino, explorando metodologias ativas, inclusão digital e tecnologias emergentes, trazendo reflexões acerca de novas formas de ensinar e aprender.
A Educação Básica passa por importantes mudanças em relação a inserção da computação em sua estrutura curricular por meio de três eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. O Espaço Criatividade busca reunir experiências inovadoras e criativas que integrem esses eixos, promovendo o uso de diferentes inteligências – artificial, emocional e coletiva – na educação. Este ano, com o tema do CBIE 2025 “Educação em Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro”, o Espaço Criatividade destaca o uso e aplicação de tecnologias, com ênfase na transformação de realidades nos ambientes de ensino e aprendizagem.
Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores, estudantes e interessados na área. Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na educação.
Dentre os temas abordados se destacam:
Serão aceitas propostas no formato de oficinas, exposições, roda de conversa, interações ou relatos de experiência. As propostas devem ter até quatro páginas no modelo de artigos da SBC (referências bibliográficas não contam para o limite de páginas), escritas em português, inglês ou espanhol, e devem ser submetidas via JEMS em arquivo PDF, contendo:
Link para submissão: https://jems3.sbc.org.br/espaçodecriatividade2025/
As propostas serão avaliadas por membros da comunidade de Informática na Educação de acordo com os seguintes critérios:
Importante ressaltar que a seleção será limitada pelas restrições de tempo na programação e espaço físico.