CBIE 2025

Espaço de Criatividade

Coordenação do Espaço de Criatividade

Elaine Cristina Grebogy | Lattes elaine.grebogy@ufpr.br

Icléia Santos Lattes icleia.santos@ufpr.br

Ludmilla Galvão Lattes ludmilla.galvao@ufmt.br

Coordenadores Gerais de Programa do CBIE 2025

Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br

Roberto Pereira (UFPR) | Lattes  | rpereira@inf.ufpr.br

Apresentação de Objetivos

O Espaço Criatividade promove um ambiente interativo para discutir práticas inovadoras no ensino, explorando metodologias ativas, inclusão digital e tecnologias emergentes, trazendo reflexões acerca de novas formas de ensinar e aprender.

Justificativa

A Educação Básica passa por importantes mudanças em relação a inserção da computação em sua estrutura curricular por meio de três eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. O Espaço Criatividade busca reunir experiências inovadoras e criativas que integrem esses eixos, promovendo o uso de diferentes inteligências – artificial, emocional e coletiva – na educação. Este ano, com o tema do CBIE 2025 “Educação em Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro”, o Espaço Criatividade destaca o uso e aplicação de tecnologias, com ênfase na transformação de realidades nos ambientes de ensino e aprendizagem.

Público-alvo

Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores, estudantes e interessados na área. Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na educação.

Temas

Dentre os temas abordados se destacam:

  • Experiências com aprendizagens criativas e cultura maker.
  • Aplicação das inteligências artificial e coletiva na educação.
  • Estratégias para desenvolvimento da inteligência emocional no ensino.
  • Uso de tecnologias para inclusão e acessibilidade.
  • Experiências com Computação desplugada.
  • Gamificação e ludificação como estratégias de engajamento.
  • Robótica educacional e inovação pedagógica.
  • Integração dos três eixos da BNCC Computação na Educação Básica.
    • Experiências com Pensamento Computacional.
    • Experiências com Mundo Digital.
    • Experiências com Cultura Digital.
  •  Uso de jogos físicos ou digitais em sala de aula.

Datas Importantes

  • 09/06/2025 (era 02/06/2025): Data limite para submissão de propostas
  • 11/08/2025: Notificação de Propostas aceitas
  • 25/08/2025: Data limite para envio das versões finais
  • 25/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho aceito e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação da obra via JEMS.

Submissão de Propostas

Serão aceitas propostas no formato de oficinas, exposições, roda de conversa, interações ou relatos de experiência. As propostas devem ter até quatro páginas no modelo de artigos da SBC (referências bibliográficas não contam para o limite de páginas), escritas em português, inglês ou espanhol, e devem ser submetidas via JEMS em arquivo PDF, contendo:

  • Título da Proposta;
  • Apresentação do tema da proposta, demonstrando sua relevância e sua aderência ao CBIE, e diferenciando a proposta das temáticas já consolidadas nos demais eventos satélites que compõem o congresso. Incluir informações sobre edições anteriores e diferenciações para esta edição, se aplicável;
  • Descrição da dinâmica proposta (para o caso de prática / oficina), incluindo duração (até 02 horas), infraestrutura e materiais necessários. É importante que sejam consideradas dinâmicas que repensem os formatos tradicionais já consolidados nos demais eventos que compõem o congresso, sendo este um critério para a avaliação das propostas;
  • Descrição do público alvo e número máximo de participantes;

Link para submissão: https://jems3.sbc.org.br/espaçodecriatividade2025/

Critérios de Seleção

As propostas serão avaliadas por membros da comunidade de Informática na Educação de acordo com os seguintes critérios:

  • Aderência ao tema do CBIE;
  • Caráter inovador do tema proposto;
  • Caráter inovador da dinâmica proposta;
  • Diferenciação das trilhas do evento e de edições anteriores, se aplicável;
  • Viabilidade da proposta no contexto do CBIE.

Importante ressaltar que a seleção será limitada pelas restrições de tempo na programação e espaço físico.

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