CBIE 2025

XXXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2025)

Coordenadores de Programa do WIE 2025

Pedro Henrique Valle (IME-USP) – Lattes pedrohenriquevalle@usp.br

Silvia Amélia Bim (UTFPR) – Lattes sabim@utfpr.edu.br

Coordenadores Gerais de Programa do CBIE 2025

Cleon Xavier Pereira Junior (IF Goiano) | Lattes | cleon.junior@ifgoiano.edu.br

Roberto Pereira (UFPR) | Lattes  | rpereira@inf.ufpr.br

Datas Importantes

18/06/2025 (era 11/06/2025): Data limite para submissão de artigos completos. Na qual será avaliada a possibilidade de uma única prorrogação

25/06/2025: Período para análise de artigos (formatação e aderência). Artigos que estejam fora do limite de páginas, não seguem a formatação (modelo) ou não são sobre Informática na Educação serão eliminados.

06/08/2025: Notificação de aceitação de artigos

27/08/2025: Data limite para envio das versões finais dos artigos

31/08/2025: Data limite para inscrição de pelo menos uma pessoa autora por trabalho e envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS

Apresentação e objetivos

O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas com as tecnologias digitais, com exceção da trilha 2, que aceitará também trabalhos sobre computação desplugada em ambiente educacional. Os artigos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado para ambiente educacional ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de tecnologias digitais em ambiente educacional. Enquanto o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação, o WIE está mais focado em relatos de experiências nas escolas. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e, até o ano 2010, era um evento satélite da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE e está classificado como A4 no quadriênio 2017-2020.

As submissões de artigos para o WIE 2025 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir:

Trilha 1: Relatos de experiências com Tecnologias Digitais na Educação

Coordenação:

Anderson da Silva Marcolino (UFPR) – Lattes – anderson.marcolino@ufpr.br

Maria Ivanilse Calderon Ribeiro (IFRO) – Lattes – ivanilse.calderon@ifro.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ensino de conteúdos específicos apoiados pelo uso de tecnologias digitais;
  • Ensino e aprendizagem mediados por computador;
  • Integração das tecnologias digitais no currículo;
  • Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet;
  • Experiências com dispositivos móveis na escola;
  • Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares;
  • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias;
  • Experiências com redes sociais, Web 4.0 e comunidades virtuais de aprendizagem;
  • Experiências tecnológicas associadas ao movimento “maker”;
  • Experiências com Tecnologias Digitais na Educação Especial;
  • Experiências educacionais envolvendo software livre.
Trilha 2: Relatos de experiências envolvendo Pensamento Computacional ou Programação

Coordenação:

Ana Paula Freitas Vilela Boaventura (UFJ) – Lattes ana_vilela@ufj.edu.br

Renan Vinicius Aranha (UFMT) – Lattes renan.aranha@ufmt.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Experiências no âmbito da Competência 5 da BNCC: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica ;
  • Experiências envolvendo o uso de software livre para o ensino de programação;
  • Experiências envolvendo o paradigma da programação visual;
  • Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa ou pensamento computacional;
  • Experiências envolvendo uso de computação desplugada para pensamento computacional ou ensino de programação;
  • Experiências ou projetos para implementar a computação integrada à BNCC Computação;
  • Experiências envolvendo programação em linguagem natural em ambiente educacional;
  • Experiências envolvendo o uso de jogos para o ensino de programação;
  • Experiências envolvendo Pensamento Computacional e Programação na Educação Especial.
  • Experiência envolvendo novas tendências de uso das tecnologias digitais para ensino do Pensamento Computacional e Programação;
Trilha 3: Formação de recursos humanos com Tecnologias Digitais na Educação e seu impacto na sociedade

Coordenação: 

Alessandreia Oliveira (UFJF) – Lattes – alessandreia.oliveira@ufjf.br

Thiago Adriano Coleti (UENP) – Lattes – thiago.coleti@uenp.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Perspectivas teóricas e estratégias pedagógicas sobre a formação de docentes para a compreensão, o uso ou criação das tecnologias digitais;
  • Novos cenários para a formação inicial, continuada ou para o desenvolvimento profissional docente visando à educação digital;
  • Experiências com o uso das tecnologias digitais e novas abordagens para a formação docente;
  • Redes sociais e comunidades Web na formação docente;
  • Alfabetização digital e desenvolvimento profissional docente;
  • Tecnologias e plataformas de apoio à formação docente;
  • Ambientes “gamificados” para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Tecnologias móveis para a aprendizagem na formação docente;
  • Políticas públicas para a Informática na Educação;
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a Informática na Educação;
  • Aprendizagem eletrônica, híbrida ou móvel e o respectivo impacto na sociedade;
  • Informática na Educação Especial;
  • Inclusão digital;
  • Redes sociais, sociedade e cultura digital na educação;
  • Software livre na Educação;
  • Novas tendências de uso das tecnologias digitais na educação.

Orientações gerais

As submissões de artigos para o WIE 2025 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos P D F, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será duplamente anônimo, as pessoas autoras devem omitir quaisquer informações que possam identificá-las no artigo. Submissões em qualquer uma das trilhas devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Os artigos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

Ética em Pesquisa

Ao submeter seu artigo, as pessoas autoras se declaram responsáveis por qualquer aspecto do trabalho envolvendo estudos com pessoas e por conduzi-los seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário. Para salvaguardar os direitos e a dignidade de cada participante da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é importante que os artigos informem os cuidados éticos. Espera-se também que os trabalhos estejam conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). Também é desejável, caso possível, que seja informado o número de aprovação no Comitê de Ética (institucional ou nacional) na versão final e indicação da existência deste número na versão de submissão (mas suprimido, para preservar o anonimato na revisão). 

Os artigos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico. Além disso, cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.

Limite de páginas e regras gerais

As submissões para o WIE deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas; 

Além disso, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas: 

  • Os artigos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico; 
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados; 
  • Caso o artigo seja aceito, as pessoas autoras deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – exemplo como citações a outros artigos de mesma autoria); 
  • São aceitos artigos escritos nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol; 
  • A seleção de artigos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WIE. O processo de avaliação é duplamente anonimizado (conforme as sugestões abaixo), ou seja, os artigos devem ser avaliados sem identificação de autoria e instituições, e as pessoas autoras também não devem ter acesso aos nomes de quem avaliará seu artigo. Os artigos serão analisados por pelo menos duas pessoas revisoras, com a arbitragem de uma terceira pessoa revisora em caso de necessidade.

Sugerimos às pessoas autoras que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e, para aquelas ainda pouco familiarizados com a publicação de artigos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos: 

  • INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância do relato de experiência;
  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.); 
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos; 
  • CONSIDERAÇÕES: considerações sobre os diversos aspectos das experiências, relacionando-os aos objetivos do trabalho; 
  • REFERÊNCIAS: lista das publicações citadas no trabalho seguindo as normas do modelo SBC.

IMPORTANTE: As pessoas autoras devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção “datas importantes”. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.

Anonimização

Recomenda-se a consulta ao Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro. A seguir, destacam-se sugestões para o processo de anonimização:

  • As citações a artigos relacionados devem aparecer em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever “o trabalho anterior de Silva et al.” em oposição ao “em nosso trabalho anterior”. Deve-se também evitar a ocorrência de termos que possam identificar autoria, por exemplo, “nós”, “nosso”, “financiamento”, “Universidade”, “github” etc.;
  • O artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação das pessoas autoras. A disponibilização de artefatos da pesquisa deve ser feita de forma anônima. Para anonimizar repositórios hospedados na plataforma GitHub, sugere-se o uso do serviço anonymous (https://anonymous.4open.science/);
  • Se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho. Por exemplo, “baseado no trabalho de Silva et al.” pode ser substituído para “baseado em nosso trabalho anterior [Ref]” e a referência pode ser apresentada como “[Ref] referência omitida devido à revisão anônima” na seção de referências bibliográficas.

Política de Ciência Aberta

O WIE incentiva a adoção de princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, espera-se que as pessoas autoras forneçam uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos no artigo submetido em uma seção não-numerada intitulada “Disponibilidade de Artefatos” após a seção de “Conclusão”, indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos. Além disso, esta seção não contará no limite de páginas. No link a seguir você encontrará mais informações: https://help.osf.io/article/342-getting-started-on-the-osf

Código de Conduta da SBC e uso de IA Generativa

A SBC atualizou o seu Código de Conduta para pessoas autoras de publicações da SBC. Na parte II, Art. 2º, temos que:

III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.

O manual completo encontra-se disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta

Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação

Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autoria ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema de revisão anônima, conforme os seguintes quesitos:

  1. Aderência: O artigo deve ser um relato de experiência em Informática na Educação.
  2. Originalidade: Originalidade quanto às tecnologias digitais utilizadas em uma determinada abordagem pedagógica e/ou público-alvo.
  3. Impacto: O artigo deve analisar o potencial impacto da tecnologia digital no contexto educacional junto ao público-alvo, refletindo sobre os resultados e as lições aprendidas.
  4. Replicabilidade: O artigo deve apresentar detalhes suficientes para que outras pessoas possam adaptar/replicar a experiência em seus contextos educacionais.
  5. Fundamentos teóricos e/ou pedagógicos: O relato de experiência apresentado no artigo deve apresentar um embasamento teórico e/ou pedagógico.
  6. Qualidade de escrita, de organização e de detalhamento do relato de experiência: O texto do artigo deve estar adequado, considerando estruturação, clareza, coerência, coesão, ortografia, gramática e formatação (em conformidade com o modelo SBC, incluindo figuras e tabelas).
  7. Referências a artigos similares: O artigo deve realizar uma análise coerente de artigos similares e posicionar sua contribuição frente a estes trabalhos com referências atuais e relevantes.  Embora não interfira na avaliação final do artigo, as pessoas autoras são convidadas a verificarem a existência de referências a publicações de edições anteriores do CBIE e da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), além da adoção de referências a artigos relevantes de mulheres, cientistas de países em desenvolvimento (por exemplo, os da Sociedade Brasileira de Computação) e grupos sub-representados.

Antes mesmo de iniciar a revisão, as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.

Para viabilizar a participação no evento, a organização do CBIE 2025 poderá emitir declaração.

Publicação de Artigos

Os artigos completos que forem aprovados serão publicados nos Anais do WIE, no Portal de Publicações e Conteúdo Digital da SBC (SBC Open Lib – SOL),  ISSN 2316-6541, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wie. Todos os artigos serão indexados com DOI. Para isso, é necessário: 

  1. Pelo menos uma das pessoas autoras efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, seguindo as regras de inscrição. Esta inscrição vale para todas as publicações da pessoa inscrita (mesma autoria).
  2. Seja paga uma taxa de publicação por cada artigo aceito;
  3. As pessoas autoras incluam na versão final seus dados (nomes, afiliações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros artigos das pessoas autoras), bem como as correções sugeridas pelos avaliadores.
  4. Envio do termo de autorização para publicação.

Apresentação dos Artigos

Os artigos deverão ser apresentados por uma das pessoas autoras em sessões técnicas.

Maiores detalhes sobre data, horário e tempo de apresentação serão divulgados após a publicação da lista de artigos aprovados.

Termo de Autorização da Obra

As pessoas autoras da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido às pessoas autoras, ou a outras partes interessadas, a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

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