CBIE 2023

Workshop de Informática na Escola (WIE)

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Coordenação do Workshop de Informática na Escola (WIE)

Adão Caron Cambraia (IFFAR) | Lattes | adao.cambraia@iffarroupilha.edu.br
Aline Silva De Bona(IFRS) | Lattes | aline.bona@osorio.ifrs.edu.br 

Datas Importantes

17/07/2023: Data limite para submissão de trabalhos
21/08/2023: Notificação de aceitação de trabalhos
31/08/2023: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos (*)
18/09/2023: Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho
30/09/2023: Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS    

Apresentação e Objetivos

O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais com as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de TDIC em ambiente educacional. O WIE diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e, até o ano 2010, era um evento satélite da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE. O evento contará com 4 trilhas: 

  1. Relatos de experiências educacionais com  as TDIC
  2. Formação de recursos humanos para uso das TDIC na educação
  3. Impactos das TDIC na sociedade
  4. A utilização das TDIC no enfrentamento das desigualdades no pós-pandemia

As submissões de Artigos Completos e dos Artigos Resumidos para o WIE 2021 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir: 

Trilha 1: Relatos de experiência  envolvendo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação

Coordenadores: 
Fabiana Diniz Kurtz – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) fabiana.k@unijui.edu.br – Lattes
Gláucio José Couri Machado – Universidade Federal de Sergipe (UFS) glauciojcmachado@gmail.com  – Lattes 

Esta primeira trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles: 

    • Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TDIC 
    • Ensino e aprendizagem mediados por computador. 
    • Integração das TDIC no Currículo. 
    • Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet. 
    • Experiências no âmbito da Competência 5 da BNCC. 
    • Experiências com dispositivos móveis na escola. 
    • Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares. 
    • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias. 
    • Experiências com redes sociais, web 2.0 e comunidades virtuais de aprendizagem. 
    • Experiências tecnológicas associadas ao movimento maker. 
    • Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa ou pensamento computacional. 
    • Experiências e práticas com computação desplugada ou com uso de baixa tecnologia. 
    • Experiências ou projetos para implementar o complemento da computação à BNCC
    • Experiências envolvendo Literate Programming na escola, academia e outros ambientes.

Trilha 2: Formação de recursos humanos para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação

Coordenadores: 
Sirlei Rigodanzo (IFFAR) sirlei.rigodanzo@iffarroupilha.edu.br Lattes
Franciele dos Anjos Strohhecjer (IFFAR) Franciele dos Anjos strohhecker(IFFAR) – ID Lattes: 6044987122018679

Esta segunda trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles: 

    • Perspectivas teóricas e estratégias pedagógicas sobre a formação de educadores para a compreensão, o uso e/ou criação das TDIC. 
    • Novos cenários para a formação inicial, continuada e/ou o desenvolvimento profissional docente para a educação digital. 
    • Experiências com o uso das TDIC e novas abordagens para a formação de educadores. 
    • Redes sociais e comunidades online na formação de educadores. 
    • Web 2.0 e a formação docente. 
    • Letramento digital e desenvolvimento profissional docente. 
    • Tecnologias e plataformas de apoio à formação  docente. 
    • Ambientes gamificados para apoiar o ensino/aprendizagem; 
    • Tecnologias móveis e mobile learning na formação. 
    • Experiências envolvendo Edtechs. 
    • Experiências e/ou projetos para implementar o complemento da computação na BNCC

Trilha 3: Impactos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na sociedade 

Coordenadores: 
Denilson Rodrigues da Silva – Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI – Santo Ângelo) deniro@san.uri.brLattes
Cristina Paludo Santos (URI / IFFar Santo Ângelo) paludo@san.uri.brLattes

Esta terceira trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles: 

    • Impacto de TDIC na educação e sociedade em um cenário de pandemia. 
    • Políticas públicas para a Informática na Educação. 
    • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a Informática na Educação. 
    • E-learning, b-learning e m-learning e o respectivo impacto na sociedade. 
    • Informática na Educação Especial. 
    • Inclusão digital. 
    • Redes sociais, sociedade e cultura digital na educação. 
    • Alfabetização digital e letramento digital ou transletramentos. 
    • Software livre na Educação. 
    • Novas tendências de uso das TDIC na educação. 

Trilha 4: A utilização das TDIC no enfrentamento das desigualdades educacionais no pós-pandemia

Coordenadores: 
Paulo Júnior Varela (UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná) paulovarela@utfpr.edu.br – Lattes 
Maici Duarte Leite (UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná) maicileite@utfpr.edu.br – Lattes

Esta quarta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles: 

    • Uso de ferramentas e ambientes de aprendizagem para apoiar o ensino e aprendizagem para reduzir as desigualdades educacionais; 
    • Uso de softwares e tecnologias em práticas de ensino e aprendizagem, incluindo simulações, animações, jogos educativos, gamificação, dinâmicas e afins; 
    • Adoção de paradigmas de aprendizagem e suas implicações para o uso de softwares educativos para enfrentamento das desigualdades;
    • Aplicação de teorias e estratégias na formação de educadores para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), discussão sobre novos cenários de formação para a educação digital, relato de experiências do uso das TDIC e apresentação de novas abordagens de formação; 
    • Inclusão digital de alunos e professores, letramento digital e desenvolvimento profissional, uso de tecnologias e plataformas de apoio à formação profissional como forma de reduzir as desigualdades de acesso e conhecimento; 
    • Uso de tecnologias móveis e mobile learning no ensino e aprendizagem de informática para redução das desigualdades na pós-pandemia;
    • Práticas de informática na educação especial e na perspectiva da educação inclusiva; 
    • Experiências com aulas colaborativas, educação híbrida e aprendizado na nuvem.

Orientação Aos Autores

As submissões de artigos para o WIE 2023 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo (blind review), os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Submissões em qualquer uma das trilhas devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Os trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão. A seguir, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas: 

  • Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas; 
  • Os artigos resumidos deverão ter entre 04 (quatro) e 05 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas; 
  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico; 
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados; 
  • No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação dos autores e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação dos autores, como nomes de projetos e links. Os artigos que possuírem identificação dos autores serão imediatamente rejeitados; 
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – exemplo como citações a outros trabalhos dos autores); 
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou Anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice 
  • São aceitos trabalhos escritos nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol; 
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas; 
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WIE. O processo de avaliação é duplo-cego, ou seja, os artigos devem ser avaliados sem identificação dos autores e instituições, e os autores também não devem ter acesso aos nomes dos avaliadores de seu artigo. Os trabalhos serão analisados por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade; 
  • O artigo que for aprovado será publicado nos Anais do CBIE 2023, desde que ao menos um autor efetive sua inscrição no evento até o prazo final estabelecido no evento e participe da sessão técnica para apresentação presencial do trabalho. 

Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos: 

  • INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa; 
  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada; 
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos; 
  • CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho; 
  • REFERÊNCIAS: lista das publicações citadas no trabalho. 
  • IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção “datas importantes”. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado. 

Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação

Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autores ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema blind review, de acordo com os seguintes quesitos:

  1. Originalidade: Originalidade do tema/solução/abordagem utilizada pelos autores.
  2. Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
  3. Adequação do método científico: O trabalho foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação a outras alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
  4. Aderência ao evento e aos tópicos da trilha: O artigo se encaixa no WIE? O artigo se encaixa nos temas da trilha? 
  5. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: É fácil de ler e entender? O uso da norma culta da língua portuguesa está correto? O artigo está bem estruturado? O texto está bem encadeado? A formatação está adequada segundo o modelo da SBC? O tamanho do artigo está de acordo com a chamada? As referências estão completas e segundo as normas?
  6. Referências a trabalhos relacionados: O artigo realiza uma análise coerente de trabalhos similares? Posiciona sua contribuição frente a estes trabalhos? As referências são atuais e relevantes?

Instruções para participantes-autores

Além das orientações para escrita, submissão e avaliação dos trabalhos, declaradas em cada um dos eventos satélites do CBIE, os participantes inscritos na categoria de autores deverão atender às seguintes indicações para apresentação dos trabalhos:

O artigo completo e resumido que forem aprovados serão publicados nos anais do WIE, no Portal de Publicações e Conteúdo Digital da SBC (SBC Open Lib – SOL), desde que: 

  1. pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado; esta inscrição vale para todas as publicações do mesmo autor; 
  2. os autores incluam na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores). 

Os anais do evento estarão disponíveis na plataforma SOL.

Termo de Autorização da Obra

O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo desta obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC. 

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA OBRA 

Apresentação

Elaboração dos Banners (somente para artigos resumidos e resumidos convidados aceitos)

Para auxiliar na confecção dos banners, a Coordenação do WIE está disponibilizando o modelo a seguir, em formato PowerPoint (.pptx), que deverá ser elaborado respeitando as medidas padrões de 0,90 cm X 1,10 cm (ou 1,20 cm)

Download do Modelo do Banner WIE: CLIQUE AQUI

 

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