Alex Sandro Gomes (UFPE) – Lattes | asg@cin.ufpe.brLeandro Marques Queiros (UFPE) – Lattes | lmq@cin.ufpe.br
17/07/2023: Data limite para submissão de trabalhos
28/08/2023: Notificação de aceitação de trabalhos
11/09/2023: Data limite para envio das versões finais dos trabalhos (*)
18/09/2023: Data limite para inscrição de pelo menos um(a) autor(a) por trabalh
30/09/2023: Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS
O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e, desde então, tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.
O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação.Podem ser submetidos artigos completos ou resumidos nos idiomas português, inglês ou espanhol em uma das trilhas a seguir.
Coordenadores:
Clenya Rejane Barros de Lima (UERR) – Lattes (clenyabarros@uerr.edu.br)
Felipe de Brito Lima (UFRPE) – Lattes ( felipe.britolima@ufrpe.br)
Flávia Veloso Costa Souza, (UFPB) – Lattes (flavia@dcx.ufpb.br)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Coordenadores:
Marcos Wagner de Souza Ribeiro (UFJ) – Lattes (marcos_ribeiro@ufj.edu.br)
Ana Carolina Gondim Inocêncio (UFJ) – Lattes (anainocencio@ufj.edu.br)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Coordenadores:
Luma da Rocha Seixas (Instituto de Computação – UFBA) – Lattes (seixas.luma@ufba.br)
Cleon Xavier Pereira Júnior (IFGoiano) – Lattes (cleon.junior@ifgoiano.edu.br)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Coordenadores:Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE/CESAR School) – Lattes (rflm@cesar.org.br)Filipe Dwan Pereira (UFRR) – Lattes (filipedwan@gmail.com)
São bem vindos artigos que utilizem/apliquem inteligência e/ou adaptação para apoiar a educação. Desta forma, esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles.:
Coordenadores:
Chair: Christian Brackmann (IFFar) – Lattes (brackmann@iffar.edu.br), Representante do GIEC
Chair: Andréa Sabedra Bordin (UFSC) – Lattes (andrea.bordin@ufsc.br)
Esta trilha é fruto da convergência entre duas áreas: a Educação em Computação e a Informática na Educação. Recomenda-se fortemente a leitura do artigo “Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais”, disponível neste link.
Nesta trilha, priorizam-se os trabalhos que se situam na fronteira da Informática na Educação com a Educação em Computação. Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles.
Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica. Recomendamos observar com atenção os procedimentos metodológicos. Para isso sugerimos a leitura dos livros de metodologia editados por nossa comunidade e disponíveis em metodologia.
As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, através do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:
Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas, incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas;
Os artigos resumidos deverão ter entre 04 (quatro) e 05 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas;
Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento, ou periódico;
Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação dos autores e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação das pessoas autorasdos autores, como nomes de projetos e links. Os artigos que possuírem identificação dos autores serão imediatamente rejeitados.
As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.
Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação das pessoas autorasde autores ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema blind review, conforme os seguintes quesitos:
1 – Originalidade: Originalidade do tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoraspelos autores.
2 – Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
3 – Adequação do método científico: O trabalho foi bem-planejado, executado e descrito cientificamente? As pessoas autorasOs autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação a outras alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
4 – Aderência ao evento e aos tópicos da trilha: O artigo se encaixa ao SBIE? O artigo se encaixa nos temas da trilha?
5 – Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: É fácil de ler e entender? O uso da norma culta da língua portuguesa está correto? O artigo está bem estruturado? O texto está bem encadeado? A formatação está adequada segundo o modelo da SBC? O tamanho do artigo corresponde à chamada? As referências estão completas e segundo as normas?
6 – Referências a trabalhos similares: O artigo realiza uma análise coerente de trabalhos similares? Posiciona sua contribuição frente a estes trabalhos? As referências são atuais e relevantes?
Uma vez aprovado o artigo, para sua publicação, será obrigatório que, durante a realização da sessão, pelo menos uma das pessoas autorasum dos autores do trabalho, preferencialmente aquele que se inscreveu na categoria de apresentador, esteja presente na sessão a qual seu trabalho foi alocado.
Para viabilizar a participação dos autores, a organização do CBIE 2023 poderá emitir declaração indicando a necessidade de participação do(a) autor(a). Adicionalmente, a organização poderá solicitar aos participantes indicações de melhores datas e horários para a apresentação.
O artigo completo que for aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:
O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la conforme os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, se forem atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA OBRA
English
“>